Gelo (do latim gelus) é o estado sólido da água cristalizada no sistema cristalino hexagonal. Seu aspecto é vítreo e semitransparente. A sua densidade é inferior à da água, ficando em 0,9178 grama por centímetro cúbico. O seu ponto de fusão é de zero grau Celsius a uma atmosfera de pressão.
A água é mais densa do que o gelo porque, no estado líquido, a forma como as moléculas se dispõem é diferente do modo como o fazem no estado sólido: aqui, os espaços entre elas são maiores, perdendo densidade e ganhando volume.
Nos sólidos, as moléculas estão mais próximas umas das outras, numa estrutura mais rígida. Nos líquidos, geralmente estão mais expandidas, há menor rigidez e menos densidade.
Esse resultado ocorreu devido à diferença de densidade dos três líquidos utilizados, que formaram camadas facilmente visíveis devido à coloração de cada líquido. A água (d= 1 g/cm3) é o líquido mais denso permanecendo no fundo do copo.
Em virtude dessa diferença de densidade, as águas dos lagos e mares não se congelam completamente, pois forma-se uma camada de gelo menos densa que fica na superfície e cria um isolante térmico natural que faz com que a água abaixo dela permaneça na fase líquida.
Acontece que quando a água entra para o estado sólido essas ligações não são mais quebradas e permanecem unidas em forma de uma rede cristalina. Essa forma da água (gelo) é bem mais leve que no estado líquido, daí o porquê do gelo flutuar na água.
No entanto, eles não ocupam o mesmo volume, pois não possuem a mesma massa volumétrica, então 1L de água (1000g) é mais pesado que 1L de gelo (920g), que também é mais pesado que 1L de vapor a pressão atmosférica (0,59g).
Com isso, o etanol é um pouco mais denso que a gasolina, cuja densidade varia entre 0,72 e 0,76 gramas por centímetro cúbico, porém é menos denso que a água, que possui valor médio de 1 g/cm³.
Isso mesmo, além do tradicional churrasco de fim de ano, o sal grosso também serve para manter a temperatura do gelo por mais tempo. O mais indicado é colocar as pedras de gelo e sal em quantidades similares, intercalando as camadas para garantir maior eficiência.
Com a água, acontece a mesma coisa. Como o litro não é uma medida de peso, mas sim de volume, um líquido mais denso sempre vai ocupar menos espaço. Na prática, 999,973 gramas de água a 4 °C completam 1 litro.
Será que o gelo é um mineral? Sim! O gelo pode ser considerado um mineral. Mas a água (líquida) já fugiria um pouco de uma descrição purista do que é um mineral (pela geologia).
Para manter por mais tempo o congelamento, deve-se tentar minimizar as trocas térmicas usando isolantes fechados, ao abrigo da luz (que carrega energia da irradiação solar e de outros corpos quentes), e, em último caso, reduzindo a pressão no recipiente que contém o gelo (quando isso é possível).
Já no estado sólido, como gelo, acabam se separando. Isso acontece porque o gelo é formado por moléculas de água arranjadas geometricamente em forma de cristais. Quando elas se organizam dessa maneira, deixam mais espaços vazios entre os átomos do que no estado líquido, como mostram as ilustrações à esquerda.
O Serviço Nacional de Oceanos dos Estados Unidos explica em seu site que a água do mar também congela – da mesma forma que a água doce – mas precisa de temperaturas mais baixas.
Além disso, o gelo não é um bom condutor de temperaturas, funciona como um isolante térmico, os animais que se encontram abaixo desta espessa camada de gelo ficam protegidos contra o frio mais intenso. A temperatura externa nas regiões de muito frio se encontra bem abaixo da temperatura da água.
A água, padrão de referência, tem densidade de 1, 000 kg/m³, por definição. Já os óleos variam entre 700 kg/m³ e 950 kg/m³. Esse é o motivo pelo qual a maioria dos óleos flutua em água: são menos densos que ela. Alguns óleos-base do Grupo IV do sistema API, porém, podem ser mais densos e afundar na água.
Pois sim, saiba que o líquido mais valioso do mundo é justamente o veneno do escorpião amarelo da Palestina, considerado um dos escorpiões mais perigosos do planeta. De acordo com o site 'Business Insider', apenas uma gota deste veneno custa cerca de US$ 130 (aproximadamente R$ 641).