Desvantagens da cintilografia A quantidade de exposição à radiação com a cintilografia depende de qual radionuclídeo é usado e do quanto é usado. Por exemplo, no caso de uma cintilografia do pulmão, a dose é semelhante à usada em aproximadamente 100 radiografias do tórax com uma única incidência.
Os riscos e contraindicações associados à cintilografia são geralmente raros. A ocorrência de reações alérgicas às medicações usadas durante o procedimento, por exemplo, é considerada pouco comum.
O principal risco está relacionado ao estresse físico ou farmacológico (distúrbios do ritmo, infarto do coração, embora eventos graves muito raramente ocorram, 1-10 em 100.000 exames), eventos isquêmicos induzidos por estresse devem ser considerados se necessário.
A cintilografia óssea é um exame bastante seguro. Apesar do uso de radiação assustar um pouco os pacientes, saiba que a quantidade é mínima (perdendo para a Tomografia Computadorizada e o Raio X simples, por exemplo).
Quem não pode fazer cintilografia? Gestantes e mulheres que estão amamentando não devem utilizar os procedimentos, pois os fetos e recém-nascidos possuem uma maior sensibilidade à radiação. Entretanto, casos especiais devem ser avaliados e discutidos pela equipe médica.
Este procedimento pode ser repetido tantas vezes quantas necessárias, a curtos intervalos como poucas semanas ou meses ou a longos intervalos, como anos.
O paciente recebe a injeção do radiofármaco, que se liga em áreas de alta atividade metabólica. Este exame pode ser auxiliar na identificação de paratireoides ectópicas (fora do seu lugar habitual) e de processos infecciosos e neoplásicos, em casos específicos.
É raro, mas existe a possibilidade de alergia. Os sintomas mais comuns são manchas vermelhas na pele, inchaço no rosto e a sensação de fechamento da garganta. Se qualquer destes sintomas ocorrer após sua ida para casa, retorne ao setor para que possamos diagnosticar e tratar.
Atenção: Durante as 24 horas após a injeção do radiofármaco, deve-se evitar o contato com grávidas e bebês. Também é recomendável a ingestão de cerca de 6 a 8 copos de água para eliminar resíduos do radiofármaco do organismo.
A principal indicação de cintilografia óssea é pesquisar possíveis metástases ósseas. A metástase óssea ocorre quando algum tipo de câncer se espalha para outras partes do corpo, incluindo os ossos. Tumores de mama e de próstata, por exemplo, têm maior probabilidade de atingirem esse tecido.
A principal função da cintilografia óssea é detectar metástases ósseas de tumores oriundos de outros órgãos (pulmão, próstata ou mama). No entanto, ele também se presta à detecção de tumores ósseos, infecções ou inflamações dos ossos, doenças metabólicas dos ossos, necroses ósseas, fraturas de estresse em atletas, etc.
A duração total do exame, contemplando as duas etapas, varia de quatro a seis horas. Os resultados de imagens são obtidos de 15 a 60 minutos após a conclusão das duas etapas.
Atualmente, a cineangiocoronariografia é o método padrão de referência para o diagnóstico de DAC; entretanto, novos métodos de imagem não invasivos, como a angiotomografia coronariana por tomógrafo com multidetectores (Angio TC), têm se mostrado uma alternativa confiável para o diagnóstico dessa doença.
Contraindicações: taquiarritmia ventricular; hipertensão arterial não controlada; deve ser usado com cautela em pacientes com angina instável, IAM recente, cardiomiopatia hipertrófica ou obstrutiva.
A cintilografia traz riscos de radiação para o paciente? Os níveis de radiação nos exames de cintilografia são mínimos. Para você ter uma ideia, os radiofármacos – substâncias usadas para o rastreio das alterações – possuem cerca de 100 vezes menos radiação que um exame de raio X de tórax.
No dia da cintilografia o paciente não deve estar em jejum. Contudo, é indicado que faça refeições leves antes da avaliação. Em relação aos medicamentos usados, é importante conversar com o médico de modo a receber algumas orientações.
Utilizar roupas confortáveis e evitar o uso de peças que contenham peças metálicas (botões e fivelas), bem como não utilizar pulseiras, brincos ou outras peças, pois podem interferir nas imagens; É aconselhado às mulheres o uso de sutiã e evitar vestidos para facilitar a colocação dos eletrodos e melhor conforto.
A cintilografia miocárdica é um exame de diagnóstico por imagem altamente eficaz, indolor e pouco invasivo, que tem por finalidade avaliar o fluxo sanguíneo nas artérias do coração e é indicado para detectar diversas doenças coronárias, antes mesmo que elas se manifestem, como angina, infarto, arritmias, insuficiência ...
Porque comer polenguinho para fazer cintilografia?
POR ISSO PODE SER NECESSÁRIO UM TEMPO MAIOR DE ESPERA, A INGESTÃO DE LÍQUIDOS OU ALIMENTOS GORDUROSOS ( POLENGUINHO) , CAMINHADA, QUE PROVOCAM UM AUMENTO DA MOTILIDADE DO INTESTINO E AJUDAM A ELIMINAR A SUBSTÂNCIA.