Uma das principais desvantagens é que você fica com a sensação de estar sem dinheiro, principalmente se a compra tiver um valor alto. Ter esse dinheiro em mãos pode acabar fazendo falta. Outra desvantagem é que, dependendo do valor do produto, você pode não ter a quantia toda em dinheiro.
A principal vantagem de se pagar à vista por um bem ou serviço é que você já quita na hora a transação. Ao fazer isso, você não tem mais comprometimento para pagar por algo que irá desfrutar e reduz bastante as chances de ter algum tipo de endividamento.
Geralmente, o parcelamento é a melhor opção quando não há desconto para a opção à vista e/ou não há juros cobrados em cada parcela, ou então se os juros são menores do que os rendimentos que podem ser obtidos com investimentos de renda fixa de alta liquidez.
A principal vantagem de pagar à vista é a possibilidade de obter descontos significativos. Muitas lojas e prestadores de serviços oferecem descontos para quem paga à vista, pois assim conseguem receber o dinheiro de forma mais rápido, reduzem o risco de inadimplência e não precisam pagas taxas de cartão de crédito.
Quando vale a pena comprar à vista e quando parcelar?
Quem paga à vista tem desconto?
As lojas são obrigadas a dar desconto no pagamento à vista ou em dinheiro? Não! A empresa é quem escolhe se quer oferecer esse desconto para o pagamento à vista. É o que prevê a Lei nº 13.455/17.
Quando vale a pena parcelar a fatura do cartão? Quando for entrar no juros do rotativo: é sempre melhor parcelar quando não der para pagar toda a fatura. Qualquer valor não pago vai ser cobrado depois com os chamados juros do rotativo – que são mais altos do que o juros do parcelamento.
Um pagamento parcelado, por exemplo, pode significar custos maiores, pois o dinheiro tem valor no tempo. Assim, o preço do tempo — assim como dos riscos — é frequentemente dado na forma de juros. Por isso, é comum que o pagamento à vista seja mais barato, enquanto o pagamento parcelado apresente juros.
Se você tem economias substanciais e a compra à vista não afetará significativamente suas finanças, essa pode ser a opção mais vantajosa. Porém, se ela representar a exaustão de suas economias, o financiamento pode ser a melhor escolha.
As principais vantagens da compra parcelada. Há muitos benefícios relacionados ao parcelamento de compras. A maior delas, sem sombra de dúvidas, é a possibilidade de fazer compras sem ter em mãos o dinheiro disponível na hora. É como se você adiasse o pagamento da primeira parcela para uma data mais oportuna.
Quando a compra é parcelada O lojista recebe tudo à vista?
Também comum entre os consumidores, o pagamento parcelado no cartão de crédito também permite ao lojista ou prestador de serviços receber a quantia à vista, já que o cliente torna-se devedor da instituição emissora do cartão, que por sua vez, repassa o valor da venda de uma só vez ao profissional.
Como funciona o pagamento à vista no cartão de crédito?
No crédito à vista, apesar do comprador utilizar o cartão de crédito, o vendedor recebe o pagamento completo no momento da compra do produto ou serviço. Dessa forma, o valor total é descontado do limite do cartão de crédito e deve ser pago em uma única parcela pelo comprador.
Caso você disponha de toda a quantia necessária para pagar o imposto, a melhor opção é quitar a dívida à vista. Como o pagamento parcelado envolve cobrança de juros, se você deixar o dinheiro investido na poupança ou em um fundo de renda fixa, certamente a rentabilidade será menor do que os juros do parcelamento.
As compras à vista são aquelas em que o valor é pago de uma só vez. Pode ser no crédito ou no débito, mas a compra é paga integralmente. Já quando o cliente paga a prazo, ou parcelado, o valor é dividido em meses. Essa explicação é básica, mas já deixa bem claro como funcionam os dois formatos.
Qual é a diferença entre crédito e débito à vista? No cartão de débito, também chamado de débito à vista, o dinheiro sai na hora da sua conta. No cartão de crédito, por sua vez, o valor dos gastos é descontado apenas depois, no vencimento da fatura.
Por outro lado, o pagamento à vista tem como desvantagem o uso de uma parte relevante dos recursos do orçamento no mês da compra. Além disso, se o valor do bem é muito alto, pode ser necessário guardar dinheiro por muito tempo para conseguir pagar pelo produto.
O que é menos pior parcelar a fatura ou pagar o mínimo?
No entanto, em geral, parcelar a fatura é uma opção mais vantajosa do ponto de vista financeiro, uma vez que normalmente possui taxas de juros mais baixas em comparação com os juros do crédito rotativo aplicados ao pagamento mínimo.
Qual a vantagem de comprar parcelado no cartão de crédito?
Além disso, o uso do cartão de crédito para compras parceladas oferece benefícios adicionais. Entre eles, a acumulação de pontos ou milhas, e até mesmo a possibilidade de receber cashback em determinadas transações, o que representa uma vantagem financeira adicional.
Quantas vezes pode parcelar uma compra no cartão de crédito?
Geralmente, dá para parcelar em até 12 vezes, mas algumas lojas ou cartões podem oferecer mais opções. Lembre-se de checar as condições do seu cartão e da loja antes de escolher o parcelamento, já que algumas vezes pode ter juros extras.
É possível quitar o parcelamento do cartão de crédito?
Um dúvida recorrente entre os consumidores é saber se existe possibilidade de quitar o parcelamento do cartão de forma antecipada. Sim, é possível quitar a fatura do cartão de crédito antecipadamente. Isso significa que haverá o pagamento total ou de algumas parcelas da dívida antes da data de vencimento estabelecida.
Na nossa opinião, se você puder, pague sempre o valor total da fatura, pois essa é a melhor escolha para evitar juros elevados. Mas se não puder pagar o total, parcelar geralmente é melhor do que pagar apenas o mínimo, pois os juros são menores e fixados.
O parcelamento às vezes é visto como um bicho papão por dar margem para atrasos e inadimplências, além da fragmentação de um lucro que às vezes já é baixo. No entanto, é sim possível lucrar ao mesmo tempo que oferece essa facilidade para seu público.
Qual a porcentagem de desconto para pagamento à vista?
Como regra de bolso, o valor do desconto para o pagamento à vista tem que ser de pelo menos metade da taxa de juros das aplicações financeiras. Essa é uma regra geral e quanto maior o desconto melhor.
As compras à vista são todas aquelas em que o valor integral é pago de uma vez, seja no crédito, débito, boleto, Pix ou transferência. Ou seja, você não parcela o valor em vários meses, como é o caso dos pagamentos a prazo.