Já a Bacaba, que possui árvores e a estrutura dos cachos diferentes do açaí, não pertence à mesma espécie. "A bacaba é da espécie Oenocarpus bacaba, que também é uma palmeira nativa da Amazônia, sua semelhança com o açaí branco está apenas na polpa, quando batida sai em tom branco-amarelado".
O que é o Bacaba? O Bacaba (Oenocarpus bacaba) é o fruto de uma palmeira amazônica; é uma fruta pequena e arredondada, e tem uma casca dura e fibrosa. O interior da fruta é uma polpa branca e suculenta, com um sabor adocicado.
: A propagação da bacaba é feita por sementes. Para formação das mudas, as sementes ou os frutos são colocados para germinar, após a colheita, em sementeiras contendo adubo orgânico e solo areno-argiloso, como substrato. Entre 60 e 120 dias ocorre a emergência da raiz.
O açaí (nome científico: Euterpe oleracea) é uma palmeira muito comum na região da Amazônia que produz um fruto bacáceo de cor roxa (a parede do órgão ovário amadurece e forma a camada externa comestível), muito utilizado na confecção de alimentos e bebidas.
O fruto juçara é parecido com o açaí, porém produzido por uma espécie de palmeira diferente, a Euterpe edulis, cultivada nas áreas litorâneas de Mata Atlântica, principalmente nas regiões sul e sudeste do país. A palmeira juçara é mais conhecida por produzir um palmito comestível – o palmito juçara.
Família: Arecaceae. Nomes vulgares: açaí, juçara, açaí-de-touceira, açaí-do- Pará; açaí-verdadeiro; palmiteiro. Euterpe precatoriatambém é conhecida como açaí e Euterpe edulis como palmiteiro. Sinonímias: Euterpe badiocarpa Barb.
A fruta bacaba, produzida na região amazônica, é conhecida na medicina popular pelos benefícios associados ao seu consumo, como atividade antioxidante (LEBA, et al., 2016) e antiproliferativa (ABADIO FINCO, et al., 2013), além de potencial atividade quimiopreventiva contra a carcinogênese (ABADIO FINCO, et al., 2016).
A bacaba (Oenocarpus bacaba), também conhecida pelos nomes populares de bacaba-açu, bacabão, bacaba-do-azeite, bacaba-vermelha, bacabá, macabá, caper e abacaba é uma palmeira nativa da Amazônia encontrada também fora no território nacional, em países como Colômbia, Venezuela e Guianas, atingindo até 20m de altura.
Não existe nenhuma fruta que tenha alguma interação alimentar com ovos. Talvez alguma outra combinação de alimentos ou alguma sensibilidade momentânea pode estar causando algum sintoma.
A bacaba, além de ser gostosa, é rica em nutrientes. Pode ser vendida na feira ou encontrada na vegetação nativa da Amazônia. Alguns aproveitam o fruto para fazer o leite, suco, bolo e até sorvete. "É um fruto muito típico do interior, a gente tirava para poder se alimentar.
Os principais constituintes encontrados na polpa de bacaba liofilizada foram fibras (51 g/100 g), lipídeos (33 g/100 g) e proteínas (7 g/100 g), sendo possível classificá-lo como um fruto com alto teor de fibras.
Os frutos das palmeiras podem ser classificados como uma baga ou drupa fibrosa, ou seja, possuem uma ou mais sementes, têm mesocarpo carnoso ou fibroso e um endocarpo que pode ser fino (baga) ou espesso e esclerótico (drupa).
Previne o estresse oxidativo, doenças crônicas, atua na prevenção de câncer, doenças cardiovasculares e neurodegenerativas. O ácido ascórbico, também chamado de vitamina C, é fundamental na formação dos dentes e ossos, na prevenção de doenças como escorbuto, gripe e doenças cardíacas.
O açaí é um fruto brasileiro cultivado predominantemente na região amazônica. Com cor escura, que vai do roxo ao preto, o fruto arredondado nasce em cachos e, na maioria das vezes, em locais com solos mais úmidos ou alagados.
Pela cor, dá para identificar se a polpa do açaí é autêntica ou fake. Se estiver misturada com outros ingredientes calóricos, a tonalidade fica distante do marrom ou roxo.
Dessa maneira, entende-se que é pela cor que dá para identificar se a polpa do açaí é autêntica ou fake. Se o açaí tradicional estiver misturado com outros ingredientes calóricos, a sua cor fica distante do tom marrom ou roxo. "Açaí é saudável quando se trata da polpa da fruta batida com água.
Características morfológicas: Árvore de 20-25 m de altura, ramificada desde o solo. tronco de 20-25 m de altura, ramificada desde o solo. folhas arqueadas, distribuídas em número de 8-14 por coroa.