A principal diferença entre as treliças H12 e H8 é o tamanho das barras que as compõem. Enquanto as H12 são formadas por barras de aço com diâmetro de 12mm, as treliças H8 são formadas por barras com diâmetro de 8mm. A diferença de diâmetro das barras de aço influencia diretamente na capacidade de carga das treliças.
Laje H8: Indicada para ser utilizada como forro, é adequada para vãos menores, pois suporta apenas o telhado, a caixa d'água e pessoas realizando algum serviço. Laje H12: Indicada para dividir os andares de uma residência ou locais que exigem maior altura, como por exemplo, um sobrado.
O tipo laje treliça h12 tem esse nome devido a sua estrutura que é formado por “triângulos”. Ou seja, a laje treliça h12 tem em sua estrutura duas vigas inferiores e uma inferior, que são ligadas por outras na diagonal, que se encontram no mesmo eixo, formando os triângulos.
No caso específico abordado aqui nesse conteúdo explicativo, essa laje possui esta denominação porque conta com a capacidade de resistir a cargas e pressão ao máximo de 400 kgf por metro quadrado de construção bem como pode ser adotada com o uso de vãos contendo até 5 metros em seu tamanho geral.
O uso desta espessura na laje h8 depende para ser escolhida da carga de peso e pressão que vai ser exercida sobre a cobertura depois de devidamente pronta e também dos vãos que devem ser preenchidos os quais precisam ter no máximo 4 metros.
O vão máximo para uso de laje H12 é de 5 metros. Preenchendo com blocos de cerâmica ou isopor para posteriormente concretar, é necessário um profissional para projetar e calcular de acordo com o projeto.
A laje H8 é para forro e não para piso, e sua capacidade de carga é de 150Kg/m². De acordo com a medidas do seu aquário: 1,00 X 0,40 X 0,50 = 200 litros de água, basicamente 200 Kg de carga sobre uma área de 0,40m².
A laje protendida é uma opção moderna e resistente, produzida com cabos de aço tensionados, o que proporciona maior capacidade de suportar cargas e vãos maiores em comparação com outros tipos de laje.
A laje treliçada é frequentemente indicada para obras residenciais e normalmente utilizam-se trilhos de concreto com altura de 8 ou 12 centímetros. Assim, procede o nome laje H8 e H12.
Laje treliça TR8 são geralmente utilizadas como laje forro, vencem pequenos vãos e suportam baixas sobrecargas. Laje treliça TR10 são utilizadas tanto como laje piso quanto laje forro, quando o vão ultrapassa o limite da H8.
No caso para saber se sua laje suportar ao peso do móvel você teria que dividir o peso de todos os móveis do ambiente pela metragem da laje. Além dos coeficientes adotados.
A laje de isopor para sobrado é uma das melhores opções existentes no mercado atualmente, sendo uma estrutura completa que oferece benefícios importantes tanto para economizar e agilizar a obra, quanto para a própria habitação e utilização do ambiente.
Comparada à laje maciça, a laje nervurada apresenta maior economia, dado que suas nervuras atuam como vigas, o que possibilita se vencer maiores vãos, proporcionando mais liberdade de layout arquitetônico na sua superfície.
A laje de Isopor® garante ao ambiente grande conforto térmico. Isso assegura que o ambiente interno não esquente muito no verão e nem fique gelado no inverno.
A laje maciça é atualmente a mais utilizada no Brasil. É uma placa formada por concreto armado, responsável por resistir esforços à tração e à compressão.
A principal diferença entre as treliças H12 e H8 é o tamanho das barras que as compõem. Enquanto as H12 são formadas por barras de aço com diâmetro de 12mm, as treliças H8 são formadas por barras com diâmetro de 8mm. A diferença de diâmetro das barras de aço influencia diretamente na capacidade de carga das treliças.
Quantos sacos de cimento para uma laje de 40 metros quadrados?
Quantos sacos de cimento gasta numa laje de 40 metros? Em 40 m² de laje, com 3 cms de concreto você terá 1,2 m³ de concreto. Calcule o cimento como 7 sacos/m³ Isso vai dar 8,4 sacos de cimento.
A caixa d´água precisa ficar em um local alto – para a água descer com força suficiente e correr pelos canos – e que aguente o peso dela (lembre: 1000l = 1 tonelada). Geralmente fica em cima de lajes sob telhados. ... Para se ter uma ideia, uma laje maciça de 10 centímetros de espessura aguenta a grosso modo 250Kgf/m2.