É uma delícia! *A pancetta: a diferença entre o bacon e a pancetta é que nesse processo a carne não é defumada. A pancetta é uma parte da barriga do porco seca, curada também com sal, pimenta e outras especiarias. É também um corte mais carnudo, podendo ser preparado como prato principal ou acompanhamento!
A panceta suína é um corte saboroso retirado da barriga do porco. Sua principal diferença para o bacon, que também vem da barriga do porco, é que a panceta suína não é defumada, por isso, possui um sabor mais leve.
O guanciale é um corte da bochecha do porco (guancia = bochecha), atravessado por veias magras de músculo e gordura. A consistência é mais dura que o bacon e tem um sabor distinto.
Desde março, apenas é chamado de bacon o produto feito da barriga do porco. Qualquer outro pedaço será chamado de "bacon de [parte a qual foi feita]", por exemplo, "bacon de pernil" ou "bacon de lombo". Deste modo, o termo "estilo bacon" deixa de ser usado.
O bacon tem um aspecto bem mais curado e defumado, tem mais a aparência de carne seca e tons mais avermelhados.” Já durante o cozimento da carne, o sabor, a textura e o visual também podem ajudar a identificar o produto original. “O bacon tem textura firme e sabor mais intenso.
“Tanto o bacon quanto a panceta são feitos da barriga do porco, mas o primeiro é defumado e o outro, curado. Já o guanciale é a papada do animal, que também é curada”, diz Fábio Lazzarini chef do Varanda D.
Mas a gente já adianta, diferente do que muitas pessoas pensam, a carne suína não faz mal. Pelo contrário, a carne suína é extremamente benéfica à saúde e rica em nutrientes e vitaminas que, quando equilibradas no corpo humano, fortalecem os sistemas imunológico, nervoso e circulatório.
Dica 3) Panceta assada na churrasqueira pode ser temperada com sal, pimenta e limão. Para fazer uma marinada mais rápida, a dica é temperar a carne com sal, pimentas variadas (como pimenta-do-reino, calabresa, caiena, jalapeño) e suco de limão.
O consumo moderado de bacon pode trazer diversos benefícios para a saúde, como: controle do peso, redução do colesterol, prevenção de diabetes, fortalecimento do sistema imunológico, melhora da circulação sanguínea e aumento da energia.
Agora, o único produto que pode ser chamado de “bacon” é o feito de carne de barriga de porco, caso seja feito de outras partes do animal, deve estar especificado na embalagem qual porção foi usada, como por exemplo, bacon de lombo ou bacon de pernil.
Apenas no século XVII que o bacon começou a ser sinônimo do que conhecemos atualmente. Ou seja, um pedaço das costas do porco desidratada com sal e depois defumada. Seja dito, que o bacon vem de “back”, na tradução do inglês significa costas. A receita é dita como inglesa pela Oxford Company to Food.
Bacon é a barriga suína que passou pelos processos de cura e defumação. Torresmo é a barriga cortada em pedaços, muitas vezes assada em forno, e depois frita para ficar com a carne macia e o couro crocante.
Qual é a melhor marca de bacon? A Jais Hand Made foi a marca de bacon mais bem avaliada pelo time de especialistas. Ele é elaborado com panceta suína, leva açúcar mascavo e especiarias na composição.
De acordo com Edu Guedes, o torresmo é feito a partir da gordura da barriga de porco. Frita-se apenas a gordura em imersão no óleo para garantir o petisco supercrocante. Já a pancetta é um corte da barriga suína com espessura mais grossa e sabor delicado.
Bacon é um produto de origem animal que possui uma microbiota diversificada. Dentre os micro-organismos presentes nesse produto, destacam-se as bactérias ácido láticas (BAL). Em quantidades ideais, BAL são importantes para o desenvolvimento de propriedades desejáveis no produto.
Bacon e embutidos são conhecidos como processados, alimentos em que se adicionam aditivos químicos para a conservação e maior sabor. Isso estimula a recomendação de cautela no consumo. Para se tornar processado, o alimento é submetido a processos como a salga, cura, defumação e fermentação.
A razão pela qual o bacon tem um sabor e aroma tão deliciosos pode ser atribuída à mesma coisa que dá torradas, café, cebola frita e outros um cheiro tão agradável e atraente: a reação de Maillard. No início do século 20, o médico e químico francês Louis-Camille Maillard descobriu uma certa reação química.
É só guardar naqueles sacos com fechamento tipo zip. Ele vai durar até três meses no congelador. Depois pra descongelar, é só usar o microondas ou deixar descongelando na geladeira. Esses potes são incríveis pra armazenar o bacon congelado!
Na hora de comprar bacon no mercado, não deixe de analisar a aparência da peça antes de comprar. Prefira bacon com fatias uniformes, ou seja, que tenha uma boa proporção entre carne e gordura. A carne deve ter uma cor rosada e a gordura deve ser branca ou levemente amarelada, sem manchas escuras.