Diferenças Entre Kardecismo e Umbanda Práticas Ritualísticas: A Umbanda é rica em rituais e incorpora práticas como defumações, cantos e danças, enquanto o Kardecismo enfatiza a comunicação mediúnica e o estudo doutrinário.
A Umbanda e o Candomblé são crenças de matriz (origem) africana. O Espiritismo Kardecista não é; sua origem teve lugar na França, embora como as duas outras crenças tenha tomado forma, na prática, aqui no Brasil.
Enquanto o espiritismo se apresenta como uma doutrina que possui uma filosofia e se fundamente na ciência positiva vigente, a umbanda, na sua revelação, se apresenta enquanto culto, também com uma filosofia, e ambas se distanciam das religiões estabelecidas, indo na direção do fenômeno do espírito e do mediunismo, ...
O ESPIRITISMO REGE-SE POR UM CORPO DE DOUTRINA HOMOGÊNEA, CODIFICADA POR ALLAN KARDEC; A UMBANDA NÃO SE REGE PELA DOUTRINA CODIFICADA POR ALLAN KARDEC. O professor J. H. Pires, no capítulo VI - O Mediunismo - de seu livro Mediunidade trata a Umbanda como uma forma de mediunismo.
Quem são os guias espirituais? A umbanda adota figuras indígenas que são chamadas de caboclos. E outros tantos, conhecidos como erês, pretos-velhos, baianos, boiadeiros e pombas-gira. Os principais conceitos são como os da doutrina espírita, como a reencarnação.
O campo discursivo é influenciado pelo kardecismo, outra tendência europeia que repercutiu na umbanda. Agente Mágico Universal - Exu é uma força divina que pode ser utilizada pelos seres humanos para atender desejos, positivos ou negativos. A entidade é neutra.
A umbanda combina influências de diversos credos, como candomblé, catolicismo e espiritismo, promovendo o culto aos orixás e a interação com entidades espirituais. Formalmente a religião umbanda foi organizada por Zélio Fernandino de Morais, quando ele reuniu rituais africanos e católicos ao espiritismo kardecista.
Para o espiritismo Jesus não é Deus, mas o espírito mais puro enviado por Deus como modelo e guia. Os princípios básicos do espiritismo são: 1) A Existência de Deus: Para o espiritismo Deus é a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas. É eterno, imutável, imaterial, onipotente, soberanamente justo e bom.
Se você vê sentido nos princípios, certamente pode se considerar espírita ou, no mínimo, uma pessoa que crê no espiritismo. E isso não invalida o fato de você praticar – ou não – uma religião. O espiritismo popularmente conhecido como kardecista é uma proposta filosófica, não religião.
Com essa análise podemos compreender à luz do pensamento de Aristóteles o que Kardec nos coloca, através dos ensinamentos dos Espíritos: Deus é a inteligência suprema, causa primeira de todas as coisas; é uno (único), eterno, imóvel, imaterial, infinitamente ou soberanamente bom e justo, onipotente e onipresente.
Essa doutrina se baseia na evolução espiritual por meio da reencarnação, na importância das obras de caridade e na possibilidade de manter comunicação com os espíritos. Essa religião foi fundada por Allan Kardec, um pedagogo francês que escreveu os cinco livros mais importantes do espiritismo.
Os princípios, no entanto, de cada vertente da Umbanda são os mesmos, ou seja: fé em orixás, a reencarnação, imortalidade da alma, fé em espíritos, crença em antepassados e fé em um deus denominado de Olorum.
Por isso, para a Umbanda, uma religião genuinamente brasileira, Jesus é o equivalente a Oxalá, o criador. A figura de Jesus, em termos históricos, por mais que sua santidade seja dependente de cada fé que cada um tiver, possui uma relevância histórica muito grande.
Quando se veem as primeiras Bíblias traduzidas para o iorubá ou fon-ewe, Exu ou Legba é traduzido como “evil”, o mal (em inglês), o diabo. Mesmo o Alcorão traduzido para o iorubá o coloca como ash-Shaitan, o demônio.
Diferentemente das três grandes religiões monoteístas ocidentais (o cristianismo, o judaísmo e o islamismo), a umbanda e o candomblé não possuem uma tradição escrita marcada por um livro sagrado, como a bíblia, a torá e o corão.
Orixá Exu tem sua imagem desmistificada como ser do mal e assustador. Considerado por muitos como um ser “assustador”, o orixá Exu, cultuado nas religiões de matrizes africanas, está fortemente ligado ao negro brasileiro e a sua história.
Precisamos entender que o Espiritismo é uma filosofia, ciência e religião espírita e que a Umbanda é uma religião espiritualista. A umbanda é uma religião afrobrasileira e o espiritismo teve origem na França. As duas acreditam na reencarnação.
Sendo a Umbanda religião séria como é e as curas são feitas nos centros, é porque Deus assim o permite! Deixemos que a Justiça divina julgue pois a nós cabe apenas respeitar todas as doutrinas que levam a Deus.
Para o Espiritismo, Jesus é o modelo de ser humano mais perfeito que Deus ofereceu, para servir de guia. Neste sentido é que Allan Kardec afirma que, "para o homem, Jesus constitui o tipo da perfeição moral a que a Humanidade pode aspirar na Terra.
Qual é a diferença entre Kardecismo e espiritismo?
Em suma, compreendemos Kardecismo como sinônimo de Espiritismo e de Doutrina Espírita (termos equivalentes), significando então o conjunto de conceitos codificados por Allan Kardec, em acordo com a revelação dos Espíritos superiores, também caracterizada como a Terceira Revelação.
No kardecismo, enfatiza Camurça, "Deus é o princípio de todas as coisas, uma força vital que organiza o cosmos e tem uma moral que implica em valores de justiça".