Enquanto o CEO se concentra na liderança estratégica, o COO é responsável pela gestão das operações diárias e das atividades internas da empresa. O COO desempenha um papel fundamental na garantia de que a organização funcione de maneira eficiente e eficaz.
O COO é o segundo no comando, encarregado de supervisionar as operações diárias da empresa. Ele traduz a visão estratégica do CEO em planos operacionais, gerencia equipes, otimiza processos e assegura a eficiência das operações para alcançar os objetivos corporativos.
O chairman é o presidente do conselho administrativo. Assim, na hierarquia organizacional, ele está acima do CEO. Neste caso, enquanto o CEO trabalha com o foco em desenvolver os objetivos do negócio, o chairman representa os interesses dos investidores e acionistas.
Abaixo do CEO está o COO, que atua como seu braço direito. A expressão significa “Diretor de Operações”, pois ele lida diretamente com a operação da instituição e foca nessas atividades para que o CEO possa pensar em formas mais estratégicas de alavancar o negócio de maneira global.
Com frequência o COO é o sucessor natural do CEO, por conhecer muito bem a estratégia da empresa e ser responsável pela sua execução em todas as áreas.
Entenda: o que fazem CEO, CTO COO e outros nas empresas?
Qual é o salário de um COO?
Salários do cargo de COO – Brasil
A média salarial do cargo de COO (Brasil) é de R$ 35.294 por mês. A remuneração variável do cargo de COO nessa localização (Brasil) é de R$ 18.000, variando entre R$ 9.750 e R$ 79.332.
O CEO (Chief Executive Officer) é o líder executivo da empresa. É o líder de mais alto escalão da instituição, inclusive acima do presidente. É ele o responsável por tomar as decisões mais estratégicas, gerenciando as operações e os recursos da organização.
O cargo mais alto de uma empresa é o de CEO (Chief Executive Officer, ou diretor executivo). É ele o responsável por gerenciar toda a companhia, e isso inclui definir os próximos passos dela, definir a estrutura organizacional, a rentabilidade, comunicar-se com a diretoria, entre outras atribuições de grande impacto.
Abaixo do COO, a estrutura hierárquica pode variar dependendo do tamanho e da estrutura específica da empresa. Em organizações maiores, é comum ter vice-presidentes ou diretores de diferentes departamentos, como Finanças, Marketing, Recursos Humanos, Tecnologia da Informação, Vendas, entre outros.
Pode ter dois CEO na mesma empresa? A figura de dois CEOs (CEO + Co-CEO) dentro da empresa pode ser algo que chama a atenção hoje, mas há uma tendência para que o tema seja tratado com mais normalidade, dada a constante e natural evolução do papel e das atribuições dos C-Levels.
CMO é a sigla para designar o chief marketing officer, um diretor-geral ou executivo responsável na empresa pelos assuntos ligados à propaganda e ao marketing. É uma das muitas siglas comuns no mundo corporativo e fazem referência a cargos e responsabilidades em uma organização.
Abaixo do CEO está o COO, que atua como seu braço direito. A expressão significa “Diretor de Operações”, pois ele lida diretamente com a operação da instituição e foca nessas atividades para que o CEO possa pensar em formas mais estratégicas de alavancar o negócio de maneira global.
Pode ter 2 CEO na empresa? A figura de dois CEOs (CEO + Co-CEO) dentro da empresa pode ser algo que chama a atenção hoje, mas há uma tendência para que o tema seja tratado com mais normalidade, dada a constante e natural evolução do papel e das atribuições dos C-Levels.
Chief Executive Officer (CEO) É o nível mais alto de executivo no mundo corporativo – e, provavelmente, o mais conhecido, já que que costumam ser o “rosto” da empresa.
Como pudemos observar, ambos os cargos atuam de uma maneira bem diferente entre eles, enquanto o CEO ocupa o cargo hierárquico mais alto em uma corporação, e atua diretamente com tudo que envolve a empresa, o CFO é focado exclusivamente na parte financeira.
Nesse sentido, a rede pública de saúde conta com 1.185 Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) em ambiente hospitalar, em funcionamento, espalhados por todo o país.
O que é a hierarquia de cargos? Dentro das empresas, a hierarquia é o que define a organização de cargos e salários. Tudo parte da chefia, que pode ser o proprietário, diretor-geral ou presidente. Diante disso, cria-se uma ordem de distribuição do poder para definir quem toma as decisões e quem as executa.
A profissão com salário mais alto no Brasil é a de diretor de crédito, com salário médio de mais R$ 40 mil em 2022, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho.
A média salarial de Chief Executive Officer CEO é de R$ 137.563 por mês nessa localidade (Brasil). A remuneração variável de Chief Executive Officer CEO em Brasil é de R$ 120.000, variando entre R$ 47.608 e R$ 426.020.
A escolha do profissional que ocupará o cargo de CEO depende do tipo de empresa. Em empresas privadas, que não têm capital aberto, geralmente, o CEO costuma ser um dos sócios fundadores ou um profissional do mercado que é contratado para exercer o cargo.
É importante ressaltar que se tornar CEO requer um equilíbrio entre habilidades técnicas e habilidades de liderança, bem como uma combinação de competências relacionadas ao negócio, gestão de pessoas e visão estratégica.