Qualquer sangramento vaginal fora do período menstrual pode ser chamado de escape, inclusive o sangramento da nidação, que é específico do começo da gravidez.
A diferença está, principalmente, no tempo de ocorrência. Enquanto o ciclo menstrual dura entre 5 e 7 dias, a nidação acontece por no máximo três dias. Vale lembrar que o corrimento de nidação não tem um fluxo específico, ele acontece de forma natural.
Sangramento de escape pode ser gravidez? Sim, o sangramento de escape pode estar associado ao início de uma gravidez. É comum que a nidação (processo de implantação do embrião no útero) gere um pequeno sangramento amarronzado e levemente espesso. No entanto, se o sangramento aumentar, é fundamental consultar um médico.
Existem várias diferenças entre o sangramento menstrual e o de escape. O de escape é um sangramento leve e seu fluxo não é tão intenso e prolongado quanto ao da menstruação, durando apenas um ou dois dias. Ele não deve ser acompanhado por cólicas intensas ou coágulos.
O sangramento considerado de nidação é somente aquele acontece após a confirmação da gravidez. Geralmente esse sangramento acontece apenas durante os primeiros 10 dias. Deve durar entre um e três dias, embora em alguns casos a duração possa ser maior. Mas ele deve logo desaparecer por completo.
SANGRAMENTO DE NIDAÇÃO, OVULAÇÃO OU ESCAPE, como diferenciar | Monica Romeiro
Como saber se estou em processo de nidação?
Na maior parte das vezes, a nidação não provoca sintomas, mas algumas mulheres podem ter um pequeno sangramento de coloração marrom ou rosa que pode durar poucas horas ou até mesmo três dias. Outro sinal possível é o surgimento de cólica leve e uma sensação de pontadas na barriga.
O sangramento de nidação tem fluxo pequeno e cor que varia de um leve tom rosado ao marrom. É importante ressaltar que toda mulher passa pelo processo de nidação, mas o sangramento pode não ocorrer para todas.
Além disso, outros fatores como o aspecto desse sangue, sua intensidade e volume também servem para diferenciar o sangramento de escape da menstruação: normalmente o sangramento da menstruação é mais volumoso, intenso e de cor mais avermelhada, enquanto o sangramento de escape é escasso e de cor mais amarronzada.
Nidação é a implantação do embrião no útero, indicando o início do período gestacional. Pode causar um pequeno sangramento de coloração vermelho amarronzada. Este sangramento se assemelha a outras condições, como menstruação, sangramento do meio ciclo e escape por privação de medicamento.
Esse sangramento geralmente dura apenas um ou dois dias e ocorre aproximadamente uma semana após a ovulação, a qual acontece cerca de duas semanas antes do período menstrual.
Estou com sangramento de escape posso fazer o teste de gravidez?
Se você notar um sangramento de escape na data em que seria o início da menstruação e suspeitar que está grávida, faça um teste de gravidez. Se estiver grávida, converse com seu médico e mencione qualquer sangramento que você tenha, apenas para excluir outros fatores.
A nidação marca o início da gravidez. A partir deste momento, há a produção de hCG pelo embrião. Dependendo do exame realizado, podemos ter um teste de sangue positivo em aproximadamente 10 dias após a nidação e um teste de urina (encontrado em farmácias) positivo em 20 dias. Saiba mais sobre o exame Beta hCG.
No entanto, o sangramento fora do período menstrual também pode ser sinal de gravidez quando surge 2 a 3 dias após o contato íntimo desprotegido, por exemplo, ou pode ser sintoma de pré-menopausa quando acontece em mulheres com mais de 40 anos.
Esse tipo de sangramento na gravidez acontece no 1° trimestre e é bastante comum nas primeiras semanas de gestação. “Tende a ser leve e rosado, mas em alguns casos pode apresentar um tom de vermelho vivo. A nidação pode durar algumas semanas sem interferir na evolução da gravidez”, pontua o obstetra.
O sangramento de nidação não tem cheiro e é igual a qualquer outro sangramento menstrual. Pode ser em menor quantidade. Deseja uma gravidez? Faça os seus exames periódicos e de rotina.
Na maioria das vezes, a nidação é assintomática. Porém, algumas mulheres podem apresentar cólicas abdominais de fraca intensidade, sensação de pontadas no baixo ventre. O normal é que os sintomas durem até 3 dias no período anterior à data prevista da menstruação.
Consistência: embora um ciclo menstrual típico tenha um fluxo intenso, o sangramento de implantação é mais parecido com manchas que aparecem e desaparecem. Não é previsível como o período menstrual normal de uma mulher; Duração: uma mulher menstrua por um período de quatro a sete dias em média.
O sangue de escape possui características bem parecidas com o sangramento de nidação. Ele também não é contínuo, tem pouco volume e possui tom amarronzado. Por isso ele é muito confundido e pode acabar gerando pânico em mulheres que não desejam engravidar.
Pesquisadores e profissionais de saúde definem o sangramento de escape (spotting) como qualquer corrimento vaginal sanguinolento que não tenha um volume grande o suficiente para exigir proteção sanitária (ou seja, que não necessite de um absorvente).
Qual a diferença entre sangramento de escape e nidação?
Embora o sangramento da nidação seja caracteristicamente pequeno ou conhecido como “spotting”, o sangramento de escape pode ser semelhante em alguns casos. Qualquer sangramento vaginal fora do período menstrual pode ser chamado de escape, inclusive o sangramento da nidação, que é específico do começo da gravidez.
Quantos dias após a relação ocorre a nidação? O período entre a fecundação, até o início da nidação, dura em média 5 a 12 dias, variando de acordo com cada organismo.
Do momento da fecundação até o início da nidação pode transcorrer de 5 a 12 dias, variando de acordo com cada organismo, sendo o tempo comumente considerado pelos ginecologistas de sete dias. A fixação completa do embrião na parede do útero leva cerca de 13 dias.
Como saber se é sangramento de implantação ou menstruação?
Menstruação: O sangue é, normalmente, de uma cor vermelha vibrante a marrom escuro e pode vir acompanhado de coágulos. A quantidade de sangue também é consideravelmente maior. Sangramento de Implantação: Este sangramento tende a ser mais leve, podendo ser rosado ou marrom claro.