Tônus muscular é a contração involuntária que o corpo promove em seu estado de repouso, em casos patológicos pode ocorrer a hipertonia quando há uma tensão e contração em excesso e a hipotonia, estado onde não há tensão suficiente para manter a postura corporal por exemplo.
Qual a diferença entre hipotonia e hipertonia muscular?
As anormalidades no tônus muscular são classificadas como hipertonia (aumento acima dos níveis normais em repouso), hipotonia (redução abaixo dos níveis normais em repouso), e distonia (tonicidade comprometida ou desordenada).
O que é? A hipotonia define-se como uma diminuição da resistência ao movimento passivo. É facilmente reconhecida na observação do recém-nascido, sendo um dos sinais mais frequentes de doença nesta faixa etária.
O termo hipotonia refere-se a uma diminuição do tônus muscular, sendo considerado, na grande maioria dos casos, um sintoma de disfunção neurológica1. O tônus muscular é um estado de tensão constante a que estão submetidos os músculos em repouso. É a resistência do músculo ao estiramento.
Hipertonia muscular é o aumento anormal do tônus muscular, em que o músculo perde a capacidade de relaxar, podendo resultar em aumento da rigidez devido à contração muscular constante.
HIPERTONIA ELÁSTICA E PLÁSTICA: Qual a diferença? Espasticidade x Rigidez - Rogério Souza #4
Como identificar hipertonia?
Para avaliar se há hipertonia de ação, deve-se elevar a criança segurando-a pelas axilas. Caso haja hipertonia de ação, o paciente irá apresentar extensão das pernas, com predomínio do tono adulto.
Moleza, diminuição do tônus muscular e da força, perda rápida do peso, falta de controle parcial ou total da cabeça, dificuldades de respirar e deglutir são algumas das principais características da hipotonia.
Tônus muscular é definido pelos médicos como sendo a manutenção da tensão e da “firmeza” dos músculos, mesmo quando o paciente está em repouso. Quando o paciente não consegue manter essa firmeza e sente dificuldades para se movimentar ou mesmo realizar determinados movimentos, ele pode ser diagnosticado com hipotonia.
Em uma solução hipotônica, a água entra na célula, fazendo com que ela se expanda ou até mesmo se rompa. Em uma solução isotônica, não há fluxo líquido de água, o que mantém a célula estável. Em uma solução hipertônica, a água sai da célula, fazendo com que ela murche.
Tratamento. Alguns casos têm um tratamento específico, mas o principal tratamento para a hipotonia de causa idiopática ou neurológica é fisioterapia, terapia ocupacional e terapia da fala. Dependendo da causa, a hipotonia pode melhorar, estabilizar ou agravar ao longo do tempo.
A hipotonia normalmente afeta o tónus muscular e a força, o que causa flacidez e moleza corporal. Pode afetar de diferentes formas a pessoa e o seu desenvolvimento, nomeadamente: atraso no desenvolvimento motor, noção corporal diminuída, dificuldades de fala e/ou mastigação, postura desadequada, etc.
A hipertonia, contrariamente à hipotonia, caracteriza-se por tensão muscular exagerada ou permanente do músculo em repouso e pode refletir-se numa espasticidade ou numa rigidez muscular. Nos quadros espáticos verifica-se uma resistência tipo canivete “ponta e mola” e um aumento dos reflexos de contração.
Qual a diferença entre hipertonia e espasticidade?
Em que Consiste a Espasticidade Muscular. Também chamada de “aperto” e “rigidez” dos músculos, a espasticidade muscular envolve paralisia, hipertonia (tensão permanente dos músculos em repouso) e incapacidade de controlar os músculos.
Conteúdo. A hipertonia está relacionada ao tônus muscular, que é o estado de tensão do músculo. Sem o tônus, os músculos estariam em total repouso, dificultando o seu movimento imediato. No entanto, quando há uma elevação excessiva do tônus nos deparamos com as hipertonias.
1. [ Medicina ] Relativo à hipotonia ou à diminuição do estado normal de firmeza ou elasticidade de um órgão ou de um tecido (ex.: esfíncter anal hipotónico ). 2. [ Química ] Que tem osmolaridade baixa; que tem a concentração do soluto menor do que a concentração do solvente (ex.: meio hipotónico ).
1. [ Medicina ] Relativo a hipertonia ou ao aumento do estado normal de firmeza ou elasticidade de um órgão ou de um tecido. 2. [ Química ] Que tem osmolaridade alta; que tem a concentração do soluto maior do que a concentração do solvente (ex.: meio hipertónico ; soro hipertónico ).
A hipotonia pode afetar os músculos da boca e da garganta, levando a dificuldades na alimentação, como engasgos e refluxo gastroesofágico. Agora que já entendemos quais são os principais sinais e sintomas da hipotonia, uma dúvida que pode estar em sua cabeça é sobre as possíveis causas dessa condição.
A hipotonia é dividida em dois grupos: a hipotonia primária que está relacionada ao comprometimento das estruturas que compõem a unidade motora (nervos e músculos, por exemplo) e a hipotonia secundária que ocorre devido a lesões do Sistema Nervoso, síndromes genéticas, etc.
A avaliação do tônus pode ser feita através da inspeção, palpação, mobilização passiva através de movimentos rápidos e classificado através da Escala de Ashworth Modificada, nos casos de hipertonia espástica.
O alongamento muscular passivo é uma das principais técnicas utilizadas, sendo de extrema importân- cia para a redução da hipertonia. Além de contribuir para a dimi- nuição da dor, propicia maior mobilidade articular, prevenindo a instalação de contraturas musculares e deformidades9,10.