Em termos de qualidade, a superioridade das italianas é nítida. Já que elas possuem um acabamento melhor e utilizam 92,5% de prata pura em sua composição. Enquanto as pratas nacionais, utilizam, no máximo, 80% de prata pura. Além de possuírem acabamento grosseiro e descascar com o tempo, em muitos casos.
Prata de Lei Italiana: Como já expliquei, prata é prata em qualquer lugar do mundo, para a prata se enquadrar como "prata de lei italiana", basta ela obedecer a lei italiana publicada na Gazeta Oficial da Itália em 16 de fevereiro de 1968 e "preferencialmente" ser fabricada na Itália (onde existe a lei).
Qual a melhor opção: prata 925 ou 950? A resposta é: ambas! A prata 950 é mais pura e mais maleável, sendo assim, torna-se mais difícil fabricar certos tipos de peças com ela. Por possuir mais metal precioso, tem valor mais alto.
A prata pura, ou prata 1000, é pouco utilizada por sua fragilidade. Dessa forma, a prata 950, por ser mais pura, pode sofrer um pouco mais com o desgaste.
Em termos de qualidade, a superioridade das italianas é nítida. Já que elas possuem um acabamento melhor e utilizam 92,5% de prata pura em sua composição. Enquanto as pratas nacionais, utilizam, no máximo, 80% de prata pura. Além de possuírem acabamento grosseiro e descascar com o tempo, em muitos casos.
O QUE SÃO PRATAS ITALIANAS? PORQUE SÃO AS MELHORES?
Qual a prata mais valorizada?
A Prata 950 é mais pura (5% de mistura), portanto seu preço e qualidade são maiores. Ambas são boas joias, mas é claro que a prata 950 possui mais qualidade e valor agregado. Com isso podemos perceber que quanto mais pura as joias de prata, maior o preço e maior a qualidade. Qual é a prata mais cara?
A Vivara utiliza em suas joias prata 925, considerada ideal para utilização na joalheria proporcionando um acabamento de brilho intenso e maior durabilidade. Nessa composição são utilizados 92,5% de prata pura e 7,5% de ligas especiais.
É essa gradação de pureza que define o que é a prata 925. Ela recebe o implemento de outros metais porque a prata 100% pura costuma ser um material muito maleável e sensível, inadequado para o uso ornamental em joias, por ser facilmente riscada, manchada e entortada.
Prata 925: Peças feitas em prata 925, têm em sua composição 92,5% de prata e 7,5 de outros metais, como o cobre. É mais maleável que a prata 950. Prata 950: A prata 950 possui 95% de prata em sua composição e apenas 5% de outros metais.
Existem alguns fatores que podem acelerar o escurecimento da prata 925, como a exposição à umidade, produtos químicos, suor e até mesmo certos alimentos. Usar suas joias enquanto toma banho, nada em piscina ou aplica perfumes pode contribuir para o processo de oxidação.
Tem como saber se a prata é verdadeira? A resposta é sim, e existem vários testes para saber se a prata é verdadeira. Mas antes de realizar qualquer procedimento, recomendamos procurar, em suas joias, uma marcação (como “925” ou 950”), pois esta é uma forma de os fabricantes garantirem a legitimidade da sua joia.
Sim, voce pode molhar a peça em água de piscina, mar e tomar banho pois trata-se de uma peça com Prata pura diretamente na liga!!. SÓ NÃO PODE DEIXAR A PRATA TER CONTATO COM PERFUMES !! POIS ELE PODE ALTERAR O PH DA JÓIA!
A Prata 950 é mais pura (5% de mistura), portanto seu preço e qualidade são maiores. Ambas são boas joias, mas é claro que a prata 950 possui mais qualidade e valor agregado. Com isso podemos perceber que quanto mais pura as joias de prata, maior o preço e maior a qualidade.
Ao se deparar com uma peça, a primeira coisa a procurar é o selo de autenticidade. Ele fica impresso na peça, geralmente em um local bem discreto, como no seu interior. Por exemplo, uma marca “925” indica que é Prata 925, ou seja, 92,5% de prata pura e 7,5% de outros metais.
O diferencial da Pulseira da Vivara é que quando você compra, já vem com a corrente de segurança junto e é um item muito importante em qualquer pulseira de berloques. Na Pandora, tanto as correntes de segurança quanto as travas, também conhecidas como "clipes", são vendidas à parte.
Então, o padrão geralmente utilizado é o 925 (925 partes de prata para 75 partes de outros metais), o que torna o material mais adequado para o manuseio e resistente.
Em função da característica natural de escurecimento da prata, sua Life by Vivara passa por um processo de proteção: o banho de ródio. Esse banho, além de ser nobre, já que o ródio pertence à família da platina, é muito utilizado para o acabamento de joias por garantir proteção, brilho, beleza e longevidade a elas.
Além da prata 925, outras ligas de prata, como a prata de lei, também oferecem resistência ao escurecimento. Esses tipos de prata são frequentemente usados em jóias de alta qualidade e são uma excelente escolha para quem deseja manter suas jóias brilhantes.
Uma joia de prata de alta qualidade terá um selo ou carimbo que indica a pureza da prata, como "950" ou "925". Além disso, uma joia de prata de alta qualidade terá uma aparência brilhante e uniforme, sem manchas ou áreas opacas.
A prata mais utilizada na fabricação de joias de prata é a Prata 925, por sua liga ser mais resistente escurecer com menos facilidade, porém ambas são utilizadas na joalheria.
Mas, afinal, por que prata escure? O que escurece a prata é uma camada de sulfato de prata, uma reação criada quando a prata entra em contato com composto de enxofre, ácido úrico e o suor. O escurecimento da prata é um processo natural, independente de quem usa.
Basicamente, a prata escurece quando entra em contato com gases que têm enxofre na sua composição. E os gases sulfúricos (derivados de enxofre) estão em muitos lugares: desde matéria orgânica em putrefação até a poluição dos carros. O suor também atua no escurecimento da prata.
Realmente a prata amarela e escurece com o tempo. Isso é fato!! É uma reação natural e, quanto maior a porcentagem da prata na liga para fabricação da joia, mais fácil é de ela oxidar e escurecer. Mas, ela é facilmente limpada com produtos específicos de limpeza das joias.