“Vitacid” é um dos nomes comerciais do produto (é possível encontrar também, por exemplo, como Vitanol), já o princípio ativo é a tretinoína, popularmente conhecido como ácido retinóico.
Vitacid é o nome comercial para o medicamento chamado tretinoina, enquanto Azelan é o nome do medicamento ácido azelaico. Tretinoina é um medicamento derivado de vitamina A que regula o crescimento e a diferenciação de células epiteliais, entre outras dezenas de ações.
Qual a diferença entre tretinoína e ácido retinóico?
O Ácido Retinóico, também conhecido como Tretinoína, é um composto pertencente à classe dos retinóides e da vitamina A. Os retinóides reduzem linhas de expressão e rugas, além de aumentarem a produção de colágeno, o que promove maior firmeza da superfície cutânea.
O vitanol 0,025 é uma formulação com veículo em creme, enquanto o vitacid 0,025 é formulado em veículo gel. Por isso antes de fazer a troca recomendo que procure quem prescreveu, pois em gel a substância é mais irritante nas peles mais finas.
A tretinoína para uso tópico em creme ou gel é comercializada em bisnagas de 20g e 30g com a concentração de 0,25mg/g, 0,5mg/g ou 1mg/g. Já o medicamento de uso oral é vendido em cápsulas gelatinosas com 10mg de concentração.
Quais as contraindicações do Vitacid? Este produto não deve ser usado por pessoas hipersensíveis (alérgicas) à tretinoína ou aos outros componentes da fórmula. Não use o produto em quaisquer áreas de pele irritadas, como cortes, arranhões, queimaduras de sol ou em pele lesionada.
Este medicamento é indicado para o tratamento de curta duração do melasma moderado a grave da face (escurecimento da pele do rosto, especialmente nas bochechas e na testa). Como o Vitacid Plus funciona? Vitacid® Plus creme age clareando as manchas escuras do melasma.
1. Hidratantes: A tretinoína pode ser secante para a pele, então é essencial usar um hidratante em conjunto. Procure por ingredientes como ácido hialurônico, ceramidas e glicerina que são conhecidos por suas propriedades hidratantes.
“O retinol é quase 20 vezes menos potente que o ácido. A vantagem do uso seria para peles com irritação à tretinoína”, indica Aniela. Já o ácido retinóico atua em níveis mais profundos da pele e, por isso, os efeitos são mais potentes, sendo visíveis mais rapidamente.
Qual a diferença entre tretinoína e isotretinoína?
Olá, a tretinoína é um medicamento tópico, ou seja pomada/creme/gel. Sua atuação se restringe a pele e mucosas, com pouca absorção sistêmica. Já a isotretinoína é um comprimido, que apesar da mesma classe, atua diferentemente pois regula mecanismos internos para atuação na pele e mucosas.
Vitacid® é indicado para o tratamento de linhas de expressão, manchas e asperezas da pele facial, características do envelhecimento da pele causadas pelo sol (fotoenvelhecimento) e também para o tratamento da acne vulgar (espinha), especialmente da acne leve ou de grau I, em que predominam os cravos (comedões) e ...
Se você está procurando uma pomada para clarear melasmas, provavelmente deve estar se perguntando: Suavicid ou Vitacid qual o melhor? Na verdade, os dois produtos têm a mesma composição, a única diferença é o nome comercial, inclusive é possível encontrá-los em farmácias de manipulação.
O ácido retinóico pode ser utilizado na forma da Tretinoina, que nós chamamos de Ácido Retinóico mesmo, mas também existe duas outras variações, que são precursores do Ácido Retinóico e normalmente tendem a ser menos irritativos.
VITACID ameniza os sinais de fotoenvelhecimento (rugas e aspereza), manchas escuras e, melhora os quadros de acne e queratoses de pele. Nos casos de acne, a resposta é verificada após a segunda ou terceira semana de uso, tornando-se mais evidente a partir da quinta e sexta semana.
Vitacid plus contém três ativos: ACETONIDO DE FLUOCINOLONA (corticoide), HIDROQUINONA (despigmentaste), TRETINOINA (retinoide) . É prescrito para tratamento de melasma principalmente. Já o Vitacid XT contém apenas um ativo que é a TRETINOINA.
O Vitacid Gel 0,025% 25g é um creme em gel utilizado para prevenir e tratar o fotoenvelhecimento (rugas e aspereza), manchas escuras na pele e quadros de acne e queratoses de pele. A tretinoína é um ácido retinoico, um derivado da vitamina A. Ele atua regulando a produção de sebo e promovendo a renovação celular.
Os tratamentos tópicos como o do vitacid, o ideal é fazer uso por pelo menos 60 dias e se a resposta nao for satisfatoria, reavaliar o tratamento com seu dermatologista!
O reinício de uso do Vitacid® Acne deverá ser adequado à pele do paciente. No caso de uma pele mais sensível, reiniciar com uso de 2 a 3 vezes por semana e aumentar até o uso diário. Pode ocorrer clareamento e manchas temporárias na pele, além de aumento de sensibilidade ao sol. Raramente pode ocorrer colite.
Vitacid® deve ser aplicado somente sobre sua pele. conforme foi instruído pelo seu médico. Verifique com o médico ou o farmacêutico se você tiver dúvida. Lave e seque cuidadosamente as áreas afetadas à noite, de preferência antes de dormir.
Tretinoína creme é indicado para o tratamento de linhas de expressão, manchas e asperezas da pele facial, características do envelhecimento da pele causadas pelo sol (fotoenvelhecimento) e também para o tratamento da acne vulgar (espinha), especialmente da acne leve ou de grau I, em que predominam os cravos (comedões) ...
A tretinoína e o retinol são ativos retinoides diferentes. Enquanto a tretinoína é restrita aos tratamentos clínicos, seu derivado, o retinol, é um ativo ouro consagrado na dermatologia, ideal para o tratamento dos sinais do envelhecimento da pele.
Ácido salicílico e ácido glicólico: melhora o aspecto da pele, reduz as rugas finas e manchas. Também contribui para a melhora da acne. Ácido retinoico: frequentemente usado em creme no tratamento caseiro do envelhecimento da pele.