Embora compartilhem esses benefícios, há diferenças entre eles. O avocado contém uma maior quantidade de fibras em comparação ao abacate, enquanto este último tem um teor de gordura um pouco menor. Além disso, eles apresentam diferenças visuais.
Ambos são bem nutritivos, porém o avocado tem um pouco menos de calorias. "Enquanto o abacate possui menos gordura. E mais fibras, portanto ambos são bem saudáveis", completa a especialista.
Qual a diferença do abacate comum para o abacate avocado?
O avocado é uma variedade do abacate, um parente próximo em nome, sabor e aparência. Mas cuja principal diferença é a quantidade de calorias que ele oferece. O avocado é mais magro: traz 10% a menos de calorias que o abacate.
"Abacate" originou-se do náuatle, língua falada por grupos indígenas que habitavam o México e El Salvador. O vocábulo āhuacatl, naquele idioma, significa "testículo" e foi utilizado para nomear o fruto.
O Avocado é a variedade mais consumida no mundo e é também o menor da família dos abacates, o que aumenta o interesse em seu consumo. A variedade Hass tem qualidade superior, tanto em sabor quanto em vida útil. Sua polpa é altamente concentrada em vitaminas, antioxidantes e sais minerais.
Os cultivares de abacate são agrupados por tamanho (grande e pequeno), precocidade (precoce, médio e tardio) e coloração na maturação de consumo (verde e escura).
Os avocados no jardim podem atingir uma altura de 20 m, mas em quartos sem uma formação especial de copa, cresce como um arbusto com um tronco longo e ligeiramente folheado e não é muito decorativo. Além disso, os abacates em casa não florescem e não dão frutos.
Outra observação é checar se o talo ainda está na fruta. "Se sim, ao retirá-lo, cheque a coloração no local onde estava. Marrom indica que o abacate está muito maduro; verde está ideal para o consumo; amarelo ou mais claro indica que não está pronto para o consumo", diz Oliveira.
Corte o avocado ao meio, no sentido do comprimento. Descasque e corte uma das metades em cubos e transfira para um prato. (Mantenha o caroço na metade que não vai ser usada, pingue gotinhas de caldo de limão para que não escureça, embale com filme e guarde na geladeira para utilizar em outra receita.)
Porém, dentro de uma alimentação equilibrada e sem exageros, isso não representa danos à saúde. Além de ser uma boa fonte de energia para o organismo, o abacate contém potássio, vitaminas A e C, e equivalente de folato (ácido fólico).
Para o tratamento e prevenção de doenças, pesquisas atuais mostram que os caroços de abacate podem ajudar a melhorar a hipercolesterolemia e ser úteis no tratamento da hipertensão , condições inflamatórias e diabetes.
Embora compartilhem esses benefícios, há diferenças entre eles. O avocado contém uma maior quantidade de fibras em comparação ao abacate, enquanto este último tem um teor de gordura um pouco menor. Além disso, eles apresentam diferenças visuais.
"Embora as duas frutas tenham o sabor neutro, o avocado tem a consistência mais firme e, por isso, pode ser usado em receitas que precisem dele cortado em lâminas ou cubos, como um carpaccio de avocado. Por outro lado, o abacate maduro tem um sabor levemente mais adocicado e consistência cremosa.
Quem não tem um jardim e adora a ideia de ter uma horta em casa pode achar que só dá para plantar temperos e outras plantas pequenas, mas a verdade é que dá para plantar abacate em vaso sem precisar de um quintal grande! Plantar abacate em vaso é uma ótima alternativa para cultivar o alimento sem depender de um jardim.
É uma árvore de grande porte, de crescimento rápido, ultrapassando os 30 metros de altura, nativa da América Central e México. Possui folhas coriáceas, lanceoladas e lustrosas e flores pequenas (5 a 10 mm de diâmetro) de um verde esbranquiçado.
A primeira dica é você observar a casca do seu abacate. que está uniforme, depois aperte levemente, se estiver macio é sinal que tá pronto pra consumir, muito firme, ele ainda não amadureceu, mole demais é sinal de que já passou o ponto. Observe também a cor, se estiver na amarela.
O avocado é uma das espécies que mais são comercializadas no Brasil. Sua casca é verde escura e sua safra é concentrada em fevereiro e setembro, em solo brasileiro. Esse é aquele tipo de abacate que tem o tamanho menor, além do preço do kg ser elevado.