CHAR e VARCHAR são tipos de dados caractere, a diferença é que CHAR é um tipo de dado de comprimento fixo e VARCHAR é de comprimento variável. Usamos CHAR quando os tamanhos que desejamos armazenar na coluna de uma tabela são de tamanho consistentes e semelhantes.
Um campo de caracter variável ou variável é um conjunto de dados de caracteres de comprimento indeterminado. O termo varchar refere-se a um tipo de dados de um campo (ou coluna) em um sistema de gerenciamento de banco de dados que pode conter letras e números.
Char e varchar são o tipo de dados de caracteres mais utilizados nos bancos de dados. Char é usado para armazenar uma string com um comprimento fixo, enquanto o varchar é usado para armazenar cordas com um comprimento variável.
Uma string é uma sequência de caracteres enquanto um char representa um único caractere mas o mais importante não é isso. Um char pode ser convertido implicitamente em ushort, int, uint, long, float, ulong, double ou decimal. O tipo string representa uma seqüência de zero ou mais caracteres Unicode.
Performance: em geral, o VARCHAR2 é um pouco mais rápido que o VARCHAR, pois o banco de dados precisa alocar menos espaço para armazenar os dados. No entanto, a diferença de velocidade é geralmente muito pequena e provavelmente não será notada em aplicações comuns.
Quando usar CHAR ou VARCHAR ? O tipo CHAR deve ser usado quando sabemos que todos os dados armazenados em determinada coluna não são variáveis como, por exemplo, uma coluna que armazena a sigla do estado ou o cep que sempre terão o mesmo tamanho. Já o VARCHAR deve ser utilizado quando não sabemos o que vamos armazenar.
O tipo char é usado para armazenar o valor inteiro de um membro do conjunto de caracteres representável. Esse valor inteiro é o código ASCII que corresponde ao caractere especificado. Os valores de caracteres do tipo unsigned char têm um intervalo de 0 a 0xFF hexadecimal.
Uma variável do tipo char ocupa 1 byte (8 bits) e pode ser usada para armazenar um valor inteiro sem sinal (unsigned char) entre 0 e 255 ou um valor com sinal (char) entre –128 a 127. Pode ser usada tanto como um número ou como caractere.
Em C, uma string, ou cadeia, é uma sequência de caracteres finalizada por um byte nulo, representado por '\0'. Para ler e exibir strings, podemos usar scanf() e printf() com o formato %s. char nome[100]; printf (“Entre com seu nome:\n”); scanf (“%s”,nome); // não se usa o & printf (“Seu nome: %s\n”,nome);
O VARCHAR por definição tem tamanho variável, mas não se pode colocar o tamanho que desejar ali, como respondido acima. Esse 255 é o tamanho máximo permitido para a coluna, que no caso do Oracle, o máximo possível é 4000. De fato, ele só utiliza o que for necessário.
O VARCHAR é usado para guardar strings de tamanho variável e usa alocação dinámica de memória. O CHAR tem tamanho fixo e tem alocação estática de memória. Normalmente, se o teu conteúdo é de tamanho fixo (ou muito semelhante) então o uso de CHAR trás melhor performance.
Cada coluna varchar(max) ou nvarchar(max) não nula requer 24 bytes de alocação fixa adicional, que conta para o limite de linhas de 8.060 bytes durante uma operação de classificação.
A diferença entre eles é que enquanto o CHAR suporta tamanhos fixos de caracteres, o VARCHAR por sua vez suporta caracteres de tamanhos variáveis. Então, por exemplo, se declararmos um CHAR de tamanho 100 e preenchemos apenas 40 caracteres, o restante será preenchido com espaços em branco até totalizar o tamanho 100.
A função CHAR retorna uma representação de cadeia de caracteres de comprimento fixo de: Um número inteiro, se o primeiro argumento for um SMALLINT, INTEGER, ou BIGINT. Um número decimal, se o primeiro argumento for um número decimal.
O tipo char serve para armazenar UM, e somente UM, caractere. Para declarar, usamos a seguinte sintaxe; char nomeDaVariavel; Ao fazermos isso, estamos alocando 1 byte de memória para guardar nosso caractere.
Então, vamos esclarecer: um char (ou caractere) representa um único símbolo, como '1' , 'A' , ou '! ' . Por outro lado, uma string é uma sequência de caracteres, ou seja, uma coleção ordenada de char .
Qual é a declaração correta para um tipo de dados char?
Os dados de texto do tipo char são interpretados como códigos numéricos e geralmente possuem 1 byte de tamanho em memória. Na linguagem C, o tipo "char" é usado para representar caracteres individuais, e eles são interpretados como valores numéricos na tabela ASCII. A afirmativa correta é a número 1: I, apenas.
O char faz parte dos tipos primitivos e representa caracteres unicode (0 a 216 -1 ou caractere entre aspas simples). Já a classe String é tão importante em Java que os objetos da sua classe mereceram receber da linguagem um tratamento especial. A classe String está contida no pacote java.
O char é um tipo de variavel que aceita a inserção de um caractere apenas. Exemplo: char letra = 'S'; Repare que a atribuição de valores é realizada atraves de aspas simples (' ' );
Uma variável do tipo char ocupa 1 byte (8 bits) e pode ser usada para armazenar um valor inteiro sem sinal (unsigned char) entre 0 e 255 ou um valor com sinal (char) entre –128 a 127. Pode ser usada como um número ou como caractere. Caracteres são armazenados internamente como números.
Um tipo de dado usado para armazenar um caractere. Caracteres literais são escritos em aspas simples, dessa forma: 'A' (para múltiplos caracteres - ou seja, strings - use aspas duplas: "ABC"). No entanto, caracteres são armazenados como números. Você pode ver a codificação na tabela ASCII.
A função VARCHAR retorna uma representação de cadeia de caracteres de comprimento variável de: Um número inteiro, se o único argumento for um valor SMALLINT, INTEGER ou BIGINT. Um número decimal, se o primeiro argumento for um valor DECIMAL.