De qualquer forma, como vimos, a caipora é reconhecida como a guardiã dos animais, enquanto o curupira é tido como o guardião das matas. Relatos dão conta de índios e caçadores temendo a presença da caipora, pois seria uma visão aterrorizante, mas que também poderia causar grande azar para os que a vissem.
A partir dessa variação, o curupira ficou representado como um guardião da floresta, enquanto a caipora ficou representada como uma guardiã dos animais.
Uma das mais famosas personagens das lendas do folclore brasileiro, a Caipora é representada na forma de uma jovem índia de cabelos avermelhados, com orelhas pontudas e dentes esverdeados. É considerada uma das principais protetoras dos animais e da floresta, como um todo.
Curupira ficou conhecido por ser o protetor da floresta contra aqueles que faziam mal a ela. Poucos sabem, mas existe uma data comemorativa associada ao curupira. Essa data é comemorada no dia 17 de julho e é conhecida como Dia da Proteção das Florestas ou Dia do Protetor das Florestas.
A forma mais tradicional pela qual se conhece a caipora a apresenta como uma índia pequena, com cabelos volumosos de cor vermelha. A caipora teria grande força corporal e pelos em seu corpo.
A caipora é uma lenda presente no folclore brasileiro que fala de uma espécie de duende que reside nas florestas brasileiras. O papel da caipora na natureza é o de atuar como protetora dos animais, protegendo-os de caçadores que entram na floresta com más intenções.
Aqui no Nordeste esse assovio aqui é sinal da Caipora. e assim povo a caipora. Ela não aparece só na mata não, ela pode aparecer na sua casa também. Se você morar perto da mata que você costuma caçar, a coisa que ela mais odeia é quem caça o hobby.
Enredo. Surge no Castelo uma figura enigmática. Ela começa a correr e a fazer barulho ate que ela acorda Celeste que se assusta, mas conversa com a figura que apesar de estranha parece bastante amigável.
A Caipora aprecia o fumo. Assim, reza o costume que, antes de sair numa noite de quinta-feira para caçar no mato, deve-se deixar fumo de corda no tronco de uma árvore e dizer: "Toma, Caipora, deixa eu ir embora". A boa sorte de um caçador é atribuída também aos presentes que ele oferece.
Apesar de ser vista como uma entidade do bem, a Caipora também pode ser perigosa para aqueles que não respeitam a natureza. Segundo a lenda, se alguém maltratar os animais ou destruir as matas, a Caipora pode se vingar, fazendo com que a pessoa se perca na floresta ou sofra acidentes.
O que o caipora faz com os agressores da natureza?
Como protetor das Árvores e dos Animais, costuma punir o os agressores da Natureza e o caçador que mate por prazer. É muito poderoso e forte. Seus pés voltados para trás serve para despistar os caçadores, deixando-os sempre a seguir rastros falsos.
A lenda caracteriza o curupira como um menino de tamanho pequeno, de cabelos vermelhos, dentes afiados e pés virados para trás. Seu objetivo é desorientar caçadores. Para isso, ele usa assobios ensurdecedores e suas pegadas ao contrário.
-Caipora, por sua vez, se traduz para "habitante do mato". Muito comumente tem a estatura baixa como a do curupira, apesar de ser mais colocado como um tipo de anão do que criança.
Noutras versões, a caipora é descrita como sendo um homem baixo, de pele escura e muito peluda. Ele surge montado num porco do mato e sempre tem uma vara consigo. Sua origem está na mitologia indígena Tupi-guarani. Do tupi, a palavra “caipora” (caapora) significa “habitante do mato”.
A caipora é uma figura mitológica do folclore. brasileiro. que se diz protetora da natureza e dos animais. E quando um caçador adentra na mata. com mais intenções. com como matar animais e destruir a floresta, ela persegue e atormenta esse caçador.
Uma das lendas indígenas mais conhecidas é a da Caipora. O ser é descrito como um índio de pele escura e que se move muito rápido. Seu corpo é coberto de pelos e aparece, geralmente, sem roupas. Diz a lenda que a Caipora é o rei dos animais da floresta e que faz acordos com caçadores sobre suas caças.
Curupira é oriundo do tupi e existe divergência entre os especialistas a respeito do seu significado. A definição mais conhecida é a que determina que curupira significa “corpo de menino”, mas existem outras definições, como “coberto de pústulas” ou “pele de sarna”.
Sua intenção é cuidar desses animais e proteger o ambiente. Reza a lenda que sua força é maior nos dias santos e nos finais de semana. Quando sente que algum caçador entra na floresta com intenções de abater animais, ela solta altos uivos e gritos assustando esses homens. Curioso notar que a Caipora fuma.