Ao contrário do R-22, o R-410A trabalha a pressões muito superiores e exclusivamente com óleo sintético POE. A grande vantagem do R-410A é a sua elevada capacidade de refrigeração, que pode ser superior em 50% à do R-22.
Já o gás R-410A, conhecido como Gás Ecológico, veio para substituir o gás R-22. Sua composição química não possui substâncias a base de cloro, por tanto não é prejudicial a camada de ozônio. Também não é inflamável e nem tóxico, tornando-se mais seguro para uso doméstico e comercial.
O que acontece se colocar gás 410A para rodar numa máquina de R-22?
R410A e óleo mineral não são mutuamente miscíveis. O sistema de ar condicionado R410A misturado com óleo mineral (para R22) causará a deterioração do óleo de refrigeração e a hidrólise para formar sais metálicos.
O gás R-438A é o primeiro fluido refrigerante que substitui o R-22 em todos os sistemas de condicionamento de ar e de refrigeração com expansão direta.
QUAIS AS DIFERENÇAS ENTRE O FLUIDO REFRIGERANTE R22 E O R410A.
Qual a diferença do gás R-22 e R410A?
Ao contrário do R-22, o R-410A trabalha a pressões muito superiores e exclusivamente com óleo sintético POE. A grande vantagem do R-410A é a sua elevada capacidade de refrigeração, que pode ser superior em 50% à do R-22.
Em caso de vazamento, pode-se completar a carga de fluido refrigerante durante o serviço de manutenção sem a remoção de todo o produto (fluido refrigerante), desde que o sistema esteja com Refrigerant 410A e que a carga seja feita na fase líquida.
O R-410A é o fluido mais utilizado para a refrigeração, sendo uma mistura entre o R-32 e o R-125. Já o R-32, se destaca por ser 100% puro. Como as características dos gases interferem na climatização, a indústria demonstra cada vez mais interesse pelo gás R-32.
Lembre-se que nunca deve misturar no mesmo recipiente de armazenagem fluidos de diferentes tipos. Exemplo: não misturar R22 com R134a. É remover alguns contaminantes encontrados nos sistemas dos tipos: óleo, água, ácido oléicos e clorídricos.
O gás R-410A trabalha com a mesma referencia de temperatura,porém as pressões são em torno de 72 até 104 psi. A pressão ideal de trabalho varia de acordo com os equipamentos e aplicações a serem utilizadas,sendo que para ar condicionado ela se inicia entre 100 indo no máximo a 150 psi.
Além disso, tenha atenção especial com o gás refrigerante ecológico (R410A), porque ele exerce uma pressão cerca de três 3 vezes maior dentro do sistema quando comparado aos outros tipos de gases. Assim, é recomendado tomar cuidado para não forçar o compressor na hora de recolher o gás refrigerante.
O R410A possui um GWP relativamente alto, em torno de 2.088, enquanto o R32 possui um GWP mais baixo, cerca de 675. Isso significa que o R32 tem um impacto ambiental menor em termos de aquecimento global. Eficiência Energética: O R32 é considerado um refrigerante mais eficiente em termos de desempenho energético.
O R-410A é a opção mais comum atualmente, por ser eficiente e sustentável. Entretanto, o R-32 e o R-290 são opções ainda mais sustentáveis e eficientes, mas devem ser utilizados com cuidado devido aos riscos de inflamabilidade.
🤔 A resposta é NÃO! Por mais que o fluido R410A possua R32 em sua composição (R32 50% e R125 50%) ele é um fluído Blend que compõem de duas ou mais fluídos em sua fórmula.
Saber qual é o gás do ar-condicionado é interessante, pois permite determinar a eficácia e o consumo de energia do aparelho. Por exemplo, o R-407C é mais econômico em relação ao consumo de energia elétrica quando comparado com outros gases, o que pode representar uma economia significativa na conta de luz.
O R410A, por sua vez, tem sido o refrigerante padrão para muitos sistemas de ar-condicionado devido à sua estabilidade e eficiência. Contudo, seu GWP é significativamente mais alto que o do R32, o que tem motivado a indústria a considerar alternativas mais sustentáveis.
Quantos kg de gás vai no ar-condicionado split 12000?
Splits: Para sistemas Split de ar-condicionado, a quantidade de R-32 usada geralmente fica na faixa de 500g a 1,5kg para um sistema de 7.000 a 12.000 BTUs, e cerca de 1,6kg a 1,8 kg para sistemas de 18.000 a 24.000 BTUs.
O GLP tem alto poder calorífico, o que o torna uma fonte de energia bastante econômica, ou seja, a duração do botijão azul da Ultragaz é muito mais prolongada do que as demais marcas.
Devido ao alto poder calorífico, o GLP apresenta melhor desempenho e permite fazer mais gastando menos. Só para se ter uma ideia, o poder calorífico do GLP é 27,6% maior do que o do gás natural. Isso promove economia no consumo, o que se reflete numa conta de gás mais barata.
A Carrier decidiu adotar o fluido refrigerante Opteon XL41 (R-454B) como principal substituto de menor potencial de aquecimento global (GWP, em inglês) para o hidrofluorcarbono (HFC) R-410A em ares-condicionados residenciais e comerciais leves vendidos na América do Norte.