Qual a diferença do Oceano Pacífico para o Atlântico?
Entre o Oceano Pacífico e o Oceano Atlântico existe uma diferença de altura de cerca de 20 centímetros. E embora possa parecer uma diferença sútil, tem implicações importantes para a circulação oceânica, o clima global, a navegação e até mesmo grandes obras de engenharia como o Canal do Panamá.
Qual a diferença entre o Oceano Atlântico e o Oceano Pacífico?
“O Pacífico tem a maior parte das águas mais leves, enquanto o Atlântico tem águas mais densas por causa da salinidade. Vai depender de onde se faça a comparação, pois a densidade também depende da temperatura, porque a água fria é mais densa”, explica Juan Pablo.
Porque o Oceano Pacífico não se mistura com o Atlântico?
A principal razão pela qual esses dois oceanos não se misturam é o istmo do Panamá, uma estreita faixa de terra que conecta a América do Norte à América do Sul. Antes do surgimento do istmo do Panamá, cerca de 3 milhões de anos atrás, as duas massas de água eram conectadas, permitindo uma mistura mais livre.
Por que o Oceano Pacífico é mais perigoso que o Atlântico?
O Oceano Pacífico é mais perigoso que o Atlântico, além de nele estar localizado o chamado Círculo de Fogo, uma área constantemente afetada por abalos sísmicos e erupções vulcânicas.
De acordo com a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA (NOAA), esse título fica com o oceano Pacífico, situado entre América (leste), Ásia e Oceania (oeste) e Antártica (sul), que além de ser o maior e mais profundo, também é o mais antigo deles.
O oceano Glacial Ártico é o menor oceano em extensão territorial do mundo. Está localizado no Hemisfério Norte do planeta Terra, em uma zona de clima Polar, marcado pelas baixas temperaturas. Ele banha a porção norte da Europa, Ásia e América.
mar do Norte, que fica localizado entre o reino unido, Noruega, Holanda, Dinamarca, Bélgica, Alemanha e Suécia. mar do Norte é considerado o mar mais. perigoso de todos os mares, por conta dos invernos extremamente gelados, das fortes correntes e das tempestades absurdas.
Um dos primeiros mapas impressos para mostrar o oceano Pacífico. Fernão de Magalhães batizou este oceano com o nome de Pacífico por acreditar que ele era mais calmo que o tempestuoso oceano Atlântico.
Atualmente o oceano Pacífico abriga a chamada “Grande mancha de lixo” entre o Havaí e a Califórnia. Esse grande depósito contém plásticos, restos de materiais de pesca, roupas, garrafas, produtos tóxicos entre outros materiais.
Fossas oceânicas, montanhas e planícies são algumas das formas encontradas no fundo do oceano Pacífico. O relevo oceânico do Pacífico é heterogêneo, dispondo de feições diferenciadas entre suas porções leste e oeste associadas à tectônica.
Por que o Oceano Pacífico e o Oceano Atlântico não se misturam?
Segundo topógrafos, a linha que marca a fronteira entre o Oceano Atlântico e o Oceano Pacífico passa direto entre o Cabo Horn e a Antártica. Este estreito corpo d'água, o Estreito de Drake. O Estreito de Drake, local do encontro entre Atlântico e Pacífico, e as correntes marinhas dos oceanos.
A Fossa das Marianas, no Oceano Pacífico, é ainda mais inóspita, onde só crustáceos e microrganismos habitam. Se invertido, o ponto mais profundo de lá é 2 mil metros mais alto do que o cume do Everest, o maior monte do mundo.
A Passagem de Drake, ou Mar de Hoces, é o mar mais perigoso e turbulento do mundo, e fica na Argentina. Créditos: Oceanwide Expeditions. A Passagem (ou Estreito) de Drake (ou Mar de Hoces) é a ligação entre o continente Antártico e o resto do mundo.
Os animais que podem provocar acidentes nas praias são os ouriços-do-mar, as águas-vivas e caravelas e alguns peixes venenosos como os bagres e, mais raramente, as arraias e os peixes-escorpião. Outros peixes podem causar traumatismos graves, como os tubarões ou moréias, em situações ainda mais raras.
Por que Fraser Island é a praia mais perigosa do mundo? Muita gente pode pensar que há um pouco de exagero nos riscos da praia de Fraser Island, mas há vários fatores que podem trazer sérios problemas para um visitante desavisado.
A origem dos oceanos está intimamente ligada à formação da atmosfera e ao resfriamento do planeta e formação da litosfera. É da atmosfera que veio pelo menos 50% da água que preenche as bacias oceânicas (acredita-se que outros 50% têm origem em meteoritos).
Mares são massas de água menor em extensão se comparados aos oceanos. São delimitados pelos continentes, portanto, constituem um corpo de água obstruído por uma porção de terra. Os mares são, na verdade, uma parte do oceano, ocupando uma área reduzida, não tão profunda e cercada por terra.