Se for trocar o óleo do seu carro, procure saber com seu mecânico a diferença entre óleo 20w40 e 20w50, o óleo do tipo 20w50 é mais adequado para veículos que transitam em climas mais quentes, além de ser compatível com carros que também funcionam a base de Etanol, GNV, biocombustíveis e gasolina.
Um óleo de motor 20W-50 é tipicamente usado em veículos mais antigos ou em climas particularmente quentes. O Castrol GTX 20W-50 foi especialmente formulado para ajudar a prolongar a vida útil do seu motor, mantendo-o sem resíduos mesmo quando estiver operando em temperaturas extremamente altas.
O óleo 20w40 é geralmente recomendado para motores a gasolina mais antigos, que operam em temperaturas moderadas a quentes. Ele é particularmente adequado para motores que não têm as tolerâncias apertadas de projetos mais modernos.
Não! Os lubrificantes contam com aditivos químicos que sofrem influências distintas do calor e atrito. Resumindo, não pode misturar óleos de marcas diferentes, viscosidades diferentes (20W50 e 5W30, por exemplo) e composição (semissintético e mineral).
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Qual o melhor Óleo 20W40 ou 20w50?
Se for trocar o óleo do seu carro, procure saber com seu mecânico a diferença entre óleo 20w40 e 20w50, o óleo do tipo 20w50 é mais adequado para veículos que transitam em climas mais quentes, além de ser compatível com carros que também funcionam a base de Etanol, GNV, biocombustíveis e gasolina.
O 10w40 é principalmente semi-sintético e é adequado para uso em motores a gasolina e diesel. Não é recomendado para uso em veículos equipados com filtros de partículas devido ao seu teor de enxofre e fósforo. Pode ser usado em motores catalíticos. É recomendável não percorrer mais de 10.000 km com este óleo.
Nas embalagens de óleos lubrificantes é comum vermos siglas como estas: 20W-50, 15W-40, 5W-30 etc. No primeiro exemplo, o número e a letra 5W, indicam a viscosidade em baixa temperatura, diretamente relacionada com a partida do motor.
Problema nenhum, porém é bom fazer isso SOMENTE quando o motor estiver queimando óleo e baixando muito o nível e quando não tiver nehuma outra alternativa. O problema é que não terás nenhum desses dois óleos especificados no motor.
Por isso, os lubrificantes para automóveis possuem componentes que podem danificar o sistema de transmissão das motos. O ideal é usar um óleo desenvolvido especificamente para as motos, garantindo proteção, durabilidade e melhor desempenho.
Desta forma, um óleo multigrau SAE 20W/40 se comporta a baixa temperatura como um óleo 20W reduzindo o desgaste na partida do motor ainda frio e em alta temperatura se comporta como um óleo SAE 40, tendo uma ampla faixa de utilização.
E qual é a diferença entre um óleo 15W40 e um 20W40, por exemplo? Em temperaturas frias, ou quando um motor é ligado, o 15W40 é mais fino que 20W40. E um óleo mais fino flui mais livremente e lubrifica mais rapidamente, ao contrário do óleo mais espesso.
A letra “W” representa a palavra “Winter”, que significa inverno em inglês. Sendo assim, o primeiro número indica a viscosidade do óleo em baixas temperaturas, quando o motor ainda está em repouso. Já o segundo número aponta a viscosidade do óleo à 100 graus C°, quando o veículo já está em movimento.
Óleo Lubrificante do Motor Lubrax Essencial SL 20W50 para Carros 1 Litro. Detalhes do Produto Óleo lubrificante mineral multiviscoso para uso nos motores a gasolina, etanol, flex e GNV que exigem lubrificante com nível de desempenho API SL ou inferiores.
atender á necessidade dos motores a combustão interna, ciclo Otto. rápidas mesmo nas baixas temperaturas. Atende nível de desempenho API-SL e viscosidade SAE 20W40.
Cada tipo de óleo tem sua função específica e é adequado para diferentes carros e circunstâncias. Por exemplo, o óleo de motor 15W40 possui uma viscosidade mais fina, sendo ideal para climas mais frios. Já o 20W-50 é recomendado para temperaturas mais altas, quando o motor trabalha em condições de operação mais quente.
O que acontece se eu colocar um óleo mais fino no motor?
Um lubrificante com viscosidade inferior a recomendada, sob altas temperaturas pode, eventualmente, “vazar” da folga. Com isso, a lubrificação hidrodinâmica (cunha de óleo) pode cessar. Tem-se então a lubrificação limítrofe ou mesmo atrito seco, dependendo da condição de funcionamento.
É um óleo lubrificante monoviscoso de qualidade e desempenho superior. Formulado com óleo mineral de qualidade PREMIUM. Indicado para motores gasolina, álcool e GNV que operam em condições normais. Possui pacote de aditivo de alta performance que atuam na redução de desgaste das peças do motor.
O ”S” significa em inglês: Service Station ou Spark Ignition; quanto às letras “M”, “N”, etc, quanto maior a letra do alfabeto, melhor o nível de desempenho do lubrificante. Atualmente, o nível API SN é o mais avançado.
E essas faixas são importantes porque cada automóvel possui uma necessidade diferente. No caso específico da comparação entre os óleos 15w40 e 10w40, o segundo é mais fluido em temperaturas frias que o primeiro, muito embora ambos funcionem da mesma forma em temperaturas mais elevadas.
Sua aplicação indicada para carros Chevrolet (gm), Peugeot, Citron, Renault, Fiat, Toyota, Nissan e Volkswagen. A Comp Autopeças recomenda atenção com esse item fundamental para o bom funcionamento do carro.
No caso do óleo 10w40, seria recomendado a substituição pelo óleo 5w40 (mais fluido a frio, igual no quente), mas não seria recomendado a troca por um óleo 15w40, por este representar uma viscosidade maior enquanto frio, representado mais rigidez e dificuldade na lubrificação do motor quando ele está em repouso.