Qual a diferença do óleo 5w 30 para o óleo 15w 40?
SAE 15W-40: Ideal para climas quentes ou motores que operam sob cargas pesadas. SAE 5W-30: Oferece proteção superior e eficiência de combustível, ideal para a maioria dos veículos modernos.
O tipo de óleo interfere no consumo de combustível? Há uma relação direta do tipo de óleo com o consumo de combustível, segundo o especialista. “Substituir um lubrificante com viscosidade 15W40 por um 5W30 pode melhorar a eficiência do veículo em até 2%.
O primeiro determina a fluidez do lubrificante e é formado por dois números. Num óleo 15W40, por exemplo, o 15 representa a viscosidade na partida a frio e o 40 a fluidez a 100 ºC. Quanto maior, mais viscoso, ou seja,mais espesso ele é.
O óleo 15w40 é recomendado para motores de alto desempenho, ou seja, perfeito para lubrificação de motores a quatro tempos. O desempenho é garantido para motores turbinados e aspirados a gasolina, GNV e etanol. Esse modelo de óleo é usado para garantir um melhor desempenho e mais proteção contra o desgaste do motor.
Misturar os tipos de óleos mineral e sintético, ou mesmo com viscosidades diferentes, podem comprometer peças e o motor como um todo. Em caso de emergência, você pode até fazer a mistura, mas deve substituir todo o óleo assim que possível.
Havoline Sintético SAE 5W-30 é um óleo lubrificante de última geração da Texaco, 100% sintético, desenvolvido para atender aos mais recentes requerimentos de lubrificação, principalmente da GM, Fiat e Ford, para os modernos motores de quatro tempos Flex, a gasolina, etanol ou GNV.
o óleo mineral 15W40 deve ser trocado a cada 5.000 km; o óleo semissintético 10W40 deve ser trocado a cada 10.000 km; o óleo sintético 5W40 deve ser trocado a cada 15.000 km; o óleo sintético Longlife deve ser trocado entre os 20.000 e os 40.000 km.
Óleo sintético para motor que proporciona excelente proteção para veículos novos e antigos, evitando a formação de depósitos, ferrugem, corrosão e ajudando a aumentar a vida útil do motor, mesmo em condições severas de operação.
SAE 15W-40 diz respeito a um lubrificante multigraduado em que neste caso são mostrados dois conjuntos numéricos, separados por um travessão. O primeiro número é sucedido pela letra “W”, referente a “winter” (inverno, em inglês) e que indica o grau de viscosidade a temperaturas mais baixas.
Óleo semissintético com formulação balanceada que proporciona excepcional limpeza para as partes mais importantes do motor, protegendo contra o desgaste causado pelo acúmulo de depósitos e borra. Sua alta proteção contra oxidação aumenta a durabilidade do óleo garantindo performance até a próxima troca.
O óleo 10w40 é muito mais espesso do que o óleo 5w30. A viscosidade do óleo 5w30 a baixas temperaturas é de 5, enquanto a viscosidade do óleo 10w40 a baixas temperaturas é de 10.
Um aspecto importante na escolha entre um óleo 5w30 e um 15w40 é o impacto ambiental. Óleos com menor viscosidade, como o 5w30, geralmente oferecem maior eficiência de combustível, resultando em menos emissões de gases poluentes. Isso não apenas protege o ambiente mas também reduz o custo com combustível a longo prazo.
- Tempo médio de uso no Motor para este Óleo é de 10.000 KM, ou 6 meses; - Minimiza desgaste e atrito; - Dissipa calor; - Vedante fino e proteção contra a corrosão.
SAE 25W-50: Este óleo tem uma viscosidade mais elevada, ideal para motores que têm maior desgaste interno devido à alta quilometragem. SAE 20W-60: Este tipo de óleo oferece uma proteção robusta para motores antigos ou muito rodados, assegurando uma melhor lubrificação mesmo sob condições severas.
Óleo de motor mineral premium 15w40 ELF Evolution 400 é um lubrificante mineral multiviscoso para motores a gasolina, etanol, flex e GNV. Indicado para todos os tipos de motores não equipados com filtros de partículas e desenvolvidos para uso de óleos de base mineral.
A conclusão é que o Ursa Premium TDX SAE 15W-40 controla melhor o espessamento e a oxidação do que os óleos concorrentes. Nenhum óleo da concorrência conseguiu finalizar os testes com desempenho adequado.
Os números à esquerda do W (5, 10 e 15) representam a viscosidade do óleo de motor quando este se encontra à temperatura ambiente. Os números à direita do W (30, 40) representam a viscosidade do óleo à temperatura ideal do motor em funcionamento, ou seja, quando o veículo está em movimento.
A escolha certa do óleo 5w30 é fundamental para que seu carro não falhe e mantenha o melhor desempenho. Nós te recomendamos o Óleo 5w30 Motorcraft Ford, que é conhecido por ajudar a proteger o motor, o que é uma grande vantagem para os motoristas que querem manter seus veículos em boas condições.
Por exemplo, se o indicado é um óleo 20W30, é permitido usar um óleo 15W40 (a viscosidade em temperatura ambiente é menor e a com o carro funcionando é maior). Já se o carro pede um óleo 5W40, não é permitido usar o 15W40. Pense sempre nessa regrinha básica e você não errará na escolha.
No caso do óleo 10w40, seria recomendado a substituição pelo óleo 5w40 (mais fluido a frio, igual no quente), mas não seria recomendado a troca por um óleo 15w40, por este representar uma viscosidade maior enquanto frio, representado mais rigidez e dificuldade na lubrificação do motor quando ele está em repouso.
Não! Os lubrificantes contam com aditivos químicos que sofrem influências distintas do calor e atrito. Resumindo, não pode misturar óleos de marcas diferentes, viscosidades diferentes (20W50 e 5W30, por exemplo) e composição (semissintético e mineral).