“A bebida isotônica tem o objetivo de repor as vitaminas, minerais e água perdidas pela transpiração durante a atividade física, enquanto a bebida energética, por ter ação estimulante, tem o objetivo de aumentar a concentração e a resistência, proporcionando energia para realizar o exercício físico”, detalha.
Lembre-se: as bebidas energéticas são diferentes das esportivas porque visam fornecer substâncias estimulantes, como açúcar ou cafeína, enquanto que as bebidas esportivas visam reabastecer eletrólitos, açúcar, água e outros nutrientes, sendo geralmente isotônicas.
O HYDRAMAXI é a melhor solução para quem deseja melhorar sua hidratação nos treinos físicos, como ciclismo ou corrida, por exemplo. Além disso, destaca-se por ser um produto com baixo teor calórico, evitando, dessa maneira, o ganho de peso indesejado. Ele pode ser consumido antes, durante e depois do treino.
Ao repor eficazmente os líquidos perdidos e manter o equilíbrio eletrolítico, o Gatorade oferece suporte fundamental para atletas e indivíduos ativos, garantindo que eles permaneçam hidratados e mantenham o foco no desempenho máximo. Além disso, as bebidas isotônicas têm seu papel mesmo após a atividade física.
Gente, tanto o energético como o isotônico dão energia e ajudam recuperar o gás, tá? Agora, enquanto o energético é ótimo pra aumentar a disposição na hora de trabalhar, estudar ou até ir pra festas, o isotônico é ideal pra repor os líquidos e nutrientes perdidos no suor durante os exercícios físicos.
QUAL É A DIFERENÇA ENTRE GATORADE E ÁGUA? O GATORADE AJUDA NO TREINO? – IRONCAST CORTES
Qual a diferença entre Gatorade e Red Bull?
“A bebida isotônica tem o objetivo de repor as vitaminas, minerais e água perdidas pela transpiração durante a atividade física, enquanto a bebida energética, por ter ação estimulante, tem o objetivo de aumentar a concentração e a resistência, proporcionando energia para realizar o exercício físico”, detalha.
Os níveis de glicose do organismo tendem a cair rapidamente durante os exercícios e causando esse cansaço imediato. Dessa forma, os carboidratos do Gatorade e de outros isotônicos garantem uma fonte de energia rápida, preservando sua resistência e evitando uma queda no desempenho.
A especialista adverte que o consumo em excesso quando não há necessidade pode gerar problemas, principalmente devido ao aumento de sódio e potássio no organismo. Além disso, os eletrólitos não são todos excretados pela urina, fator que pode gerar até uma sobrecarga dos rins.
Qual quantidade de Gatorade devemos tomar? Deve-se ingerir de 250 a 600 ml de Gatorade, pelo menos duas horas antes do exercício físico. Durante o exercício, consuma Gatorade a cada 15-20 minutos, e a quantidade ideal deve ser calculada pela perda individual de suor.
Ele pode ajudar a melhorar o desempenho de atletas quando bebido antes de competições. Também pode ajudar a repor a água e os sais perdidos devido a: Prática de exercícios físicos; Episódios de diarreia e vômito.
“Por se tratar de uma bebida rica em carboidratos, pode levar ao ganho de peso e não deve ser consumida por diabéticos. Pessoas hipertensas e com doenças renais também não devem consumir por causa da presença de sódio”, orienta.
Ao comparar a composição da água de coco com a composição das bebidas para o esporte (os isotônicos), constata-se que a ela possui 20 vezes mais potássio, 3 vezes mais cloretos, 1,5 vez mais magnésio, quase a metade de sódio e praticamente a mesma quantidade de açúcares.
Repor as energias rapidamente. Assim pode ser descrita, resumidamente, a principal função das bebidas isotônicas. Estas possuem concentração semelhante aos fluidos corporais, de forma que podem ser transferidas, facilmente, para a corrente sanguínea, repondo perdas causadas por transpiração excessiva ou diarréia.
“O melhor isotônico é a água de coco. É natural e rica em hidrolíticos (magnésio, potássio, sódio), em vitaminas e minerais, além de ser capaz de regular o PH do sangue e manter os atletas dispostos e sem fraqueza”, atesta Maria Matos, integrante da Associação Brasileira de Nutrição Esportiva.
Quando tomar A indicação é similar a de outros repositores hidroeletrolíticos: durante e após exercícios longos, intensos ou em que há grande perda de suor. É uma bebida rica em carboidratos (o nutriente geralmente compõe 90% da formulação do suplemento), que também pode fornecer vitaminas e minerais.
Bebidas no estilo Gatorade fazem muito sucesso entre os atletas. Isso porque, em teoria, elas são ótimas para repor os nutrientes que perdemos durante a prática de exercícios físicos. Elas são repletas de eletrólitos essenciais para a nossa saúde.
O Gatorade Limão é uma bebida isotônica indicada para repor os líquidos e sais minerais perdidos com o suor, tanto em atividade física quanto apenas pelo calor.
Explicamos o soro caseiro e a soluções de hidratação oral com mais detalhes no seguinte artigo: Soro caseiro: como fazer e para que serve? Chás, refrigerantes, isotônicos (ex. Gatorade) e sucos de fruta não são as melhores opções, mas podem até ser usados nos casos de diarreia leve, com pouca ou nenhuma desidratação.
A Bebida Isotônica Gatorade é a compra ideal para hidratar e fornecer energia para a movimentação dos músculos durante as atividades físicas. 💪🏼 Sua fórmula contém, além de sais minerais, carboidratos que auxiliam no ganho de força e melhoram a disposição.
A composição do Gatorade assemelha-se à do soro fisiológico comum, contendo água, açúcar e sal. Mas a bebida contém também aromatizantes e corantes e uma concentração alta de carboidratos, que facilitam a passagem da bebida pelo estômago, dando uma sensação de leveza estomacal, muito apreciada pelos atletas.
Se você deseja apostar em uma bebida esportiva tradicional, da renomada marca Gatorade, o melhor isotônico é o Gatorade Perform. Sua fórmula é poderosa na reidratação e melhora na performance de atletas e de quem treina pesado, e o sabor adocicado de uva torna esse momento ainda mais prazeroso.
O nome Gatorade surgiu da junção de Gators e da palavra lemonade (limonada), designando a "limonada dos Gators". O nome passou, posteriormente, a ser usado na comercialização da bebida, associando seu desempenho ao do time de futebol americano que utilizava o produto.
Essas bebidas não foram feitas apenas para hidratar: repositores eletrolíticos têm como objetivo repor os sais minerais perdidos em atividades físicas intensas (que duram 1 hora ou mais). Quem não pratica exercícios do tipo não tem necessidade de fazer o uso dos isotônicos.
As bebidas esportivas como os isotônicos não devem ser consumidas por crianças e adolescentes, essas bebidas possuem elevado teor de açúcar e baixo nível de pH, aumentam o risco de cárie dentária, erosão do esmalte do dente e obesidade.