O urubu-rei (Sarcoramphus papa) se diferencia de outros urubus pela sua plumagem branca e tamanho 😮 A distância entre as pontas de suas asas abertas é de quase 2 metros, e esse tamanho acaba inibindo outras aves de se aproximarem durante suas refeições ⚠️ Ao visitar o Parque das Aves você pode observar essa ave ...
Seu tamanho também é muito variado. O urubu-rei, por exemplo, é o maior urubu do Brasil e apresenta de 71 centímetros a 81 centímetros de comprimento. A envergadura de sua asa pode chegar a 1,8 metro. Já o urubu-de-cabeça-preta apresenta entre 56 centímetros e 66 centímetros de comprimento.
O urubu-rei (Sarcoramphus papa) é uma ave cathartiforme da família Cathartidae. Habitante de zonas tropicais a semitropicais, desde o México até a Argentina, e em todo o Brasil, onde, pela sua característica saprófaga, sua caça é proibida, por ser considerado uma ave importante na limpeza do meio ambiente.
NOME POPULAR: corvo-branco, urubu-real, urubu-branco, urubutinga, urubu-rubixá e iriburubixá. NOME CIENTÍFICO: Sarcoramphus papa. DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA: Ocorre do sul do México até o norte da Argentina, incluindo todo o Brasil.
URUBU-REI: Curiosidades e comportamento | Onde vive o urubu-rei? | Outros urubus tem medo dele?
Quais são os tipos de urubus?
São reconhecidas sete espécies atuais, cinco delas presentes no Brasil (Cathartes aura (urubu-de-cabeça-vermelha), Cathartes burrovianus (urubu-de-cabeça-amarela), Cathartes melambrotus (urubu-da-mata), Coragyps atratus (urubu-de-cabeça-preta), Sarcoramphus papa (urubu-rei)).
Finalmente: quanto tempo de vida tem um urubu? Depende da espécie. De maneira geral, ele vive cerca de 20 anos. Porém, algumas espécies maiores podem passar dos 50.
Com até 81 centímetros de comprimento, possui asas com envergadura que chega a medir 1,8 metro. Para sustentar o porte, a espécie capricha na alimentação, baseada em carcaças de mamíferos como antas e capivaras, além grandes peixes, jacarés, serpentes e aves.
Os predadores naturais dos urubus são as jiboias e as sucuris. Em situações de perigo e em presença de predadores, os urubus vomitam boa parte do alimento que consumiram para alçar voo com rapidez.
Geralmente, uma das estratégias que também é eficaz é evitar o acúmulo de lixo, principalmente os orgânicos, pois esses animais tendem a procurar comidas em estado de putrefação para se alimentar. Isso porque o descarte incorreto desse lixo, tende a atrair esses animais.
O macho pode ser maior do que a fêmea e se locomovem no solo através de longos pulos e de uma maneira um pouco desajeitada, por causa do dedo traseiro que é mais elevado do que os outros. Para regular a temperatura corporal, abrem as asas e urinam e defecam sobre as pernas, resfriando o corpo.
Esse estranho hábito alimentar faz do urubu uma ave de importante papel sanitário, pois retiram o material orgânico em decomposição da superfície do solo. Constrói seu ninho no solo entre vegetação densa ou espinhosa, ou em cavidades sob rochas ou árvores.
A professora de zoologia da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), Andréa Bezerra, explica que, na verdade, eles aproveitam os bolsões de ar criados pelo movimento das nuvens de chuva para gastar menos energia voando e observar a área ao redor. Isso porque eles planam.
Eles voando a muito alto, eles conseguem ter uma ampla visão de terrenos, territórios. e eles conseguem enxergar se o. animal tá morto lá embaixo ou não. Outro fator é que quanto mais alto eles conseguem voar, menos força eles precisam pra manter essa altitude.
— O corvo (do San Lorenzo) é um pássaro, enquanto o urubu (do Fla) é um parente dos gaviões. São de famílias diferentes, mas têm a alimentação carniceira em comum. O corvo ainda pode ter uma alimentação mais variada, mas com o urubu é só carniça mesmo.
Eles comem carne humana? A grande verdade é que sim, os urubus comem também carne humana. Aliás, eles comem qualquer carne. que esteja morta ou em decomposição, o podre, mesmo que essa carne seja de um humano.
Apesar de haverem poucos registros, ovos, filhotes e até mesmo adultos podem ser predados por hienas, lagartos, serpentes e mesmo outras aves. Os adultos obviamente possuem menos predadores devido ao seu tamanho. É lenda que nada come um urubu.
Urubus são capazes de ficar dias sem comer e voar 100 quilômetros atrás de alimento. Podem localizar um objeto de 30 centímetros a 3 000 metros de altura. São chamados de aves “generalistas”, pois comem o que aparecer.