Em resumo, o titânio é um material mais nobre e resistente, com melhor biocompatibilidade e possibilidade de anodização em diferentes cores. Já o aço inoxidável é mais econômico e adequado para uma variedade maior de aplicações, devido às suas propriedades físicas e resistência à corrosão.
Trata-se de um metal de transição leve, forte, de cor cinza e aspecto metálico e lustroso, de baixa densidade, sólido na temperatura ambiente e resistente à corrosão pela água do mar, água régia e cloro. O titânio é muito utilizado em ligas leves e no pigmento muito branco.
O titânio tem um ponto de fusão muito mais elevado que o aço inoxidável, tornando-o adequado para aplicações que requerem temperaturas extremas. Além disso, como a liga de titânio resiste melhor a altas temperaturas do que o aço inoxidável, ela é ideal para aplicações aeroespaciais e automotivas.
Geralmente, o titânio tem melhor resistência à corrosão e à temperatura. O aço pode, em condições perfeitas, ter um desempenho melhor do que o titânio, mas é suscetível à corrosão. Apesar de oferecer mais resistência por unidade, o titânio tem uma resistência à tração menor em comparação com o aço.
Aqui vamos te explicar melhor a diferença entre esses aços:
É esse elemento que faz com que o aço inoxidável se torne superior ao aço comum, o tornando mais resistente à corrosão e a altas temperaturas. Já o aço carbono revestido na “Cor Inox” é apenas um aço que foi tingido para se assemelhar com o aço inoxidável.
O inox look da Samsung é uma opção para mesclar cores à decoração. Recém-lançada no Brasil, a linha de refrigeradores Twin Cooling Plus da Samsung está conquistando espaço nas cozinhas mais modernas, seja pelo design, tecnologia ou pela funcionalidade.
Este metal não oxida, não descasca, permitindo o contato com a água salgada e maresia. O titânio pode escurecer devido ao contato com poluição (enxofre) e ácido úrico, naturalmente presente no suor e na pele.
O símbolo do titânio é Ti e seu número atômico é 22. Ele faz parte do Grupo 4 da Tabela Periódica, e é classificado como metal de transição. O titânio apresenta três estados de oxidação: +2, +3 e +4, sendo este último o mais comum [5].
Respondendo de forma simples e objetiva, saiba que, se bem cuidado, o aço inox 304 não enferruja. Isso porque o aço inoxidável 304, devido à sua composição, assegura a elevada resistência à oxidação e corrosão do material, processos estes responsáveis pela ferrugem na superfície.
Para identificar um Aço inox de um Aço não inox a maneira mais fácil é a utilização de um Imã. Se este não for atraído pelo Imã, esta liga deve ser inox. Se o imã for atraído pelo metal, é provável que este não seja Aço Inox, salve raras exceções de inox especiais.
Devido ao seu teor mais alto de cromo e níquel, o aço inox 304 é geralmente considerado mais resistente à corrosão do que o aço inox 201. O cromo e o níquel formam uma camada protetora na superfície do aço, que impede a penetração de agentes corrosivos e prolonga a vida útil do material.
Naturalmente, o titânio trata-se de um metal de cor cinza metálico, devido a uma fina camada oxidada de dióxido de titânio (TiO2) na sua superfície, e com aspecto metálico e lustroso. Essa mesma camada oxidada que faz com que o titânio não consiga receber banhos.
Em resumo, o titânio é um material mais nobre e resistente, com melhor biocompatibilidade e possibilidade de anodização em diferentes cores. Já o aço inoxidável é mais econômico e adequado para uma variedade maior de aplicações, devido às suas propriedades físicas e resistência à corrosão.
Para aqueles que dizem que a cor promocional do Natural Titanium não é enganosa. Sem mencionar o fato de que eles têm uma cor dourada desde o iPhone X.
O titânio é conhecido por sua alta resistência à corrosão e biocompatibilidade. Ele oferece uma excelente resistência mecânica, reduzindo a probabilidade de falha do implante. Além disso, sua biocompatibilidade minimiza o risco de reações alérgicas ou rejeição pelo organismo do animal.
Devido à sua alta resistência, biocompatibilidade e baixo potencial oxidativo, o titânio é utilizado na fabricação de próteses. O titânio está presente também nas sementes radioativas de iodo, nova tecnologia utilizada no tratamento de câncer.
Devido ao complicado processo de fabricação, o titânio é dez vezes mais caro do que o aço convencional. O titânio foi descoberto em 1791 na Inglaterra pelo clérigo e químico amador William Gregor em ferro titânio.
O titânio, o nióbio, o zircônio e outros metais de transição alteram a coloração superficial com o crescimento da camada de óxido a partir deste processo. A alteração de cores pode ser utilizada para fins estéticos, como no ramo da joalheria ou para diferenciação de dimensões e fabricantes de peças e ferramentas.
Este metal não oxida, não descasca, não escurece, permitindo o contato com a água salgada e maresia. Sua manutenção é simples, bastando lavar com sabão neutro e água (doce) e secar com uma flanela limpa e seca.
Quando puro, o titânio (Ti) se apresenta como um metal lustroso e de coloração cinza-clara. Tem baixa densidade em comparação a outros metais, é considerado forte, fabricado facilmente e de excelente resistência à corrosão.
Bronze, dourado, azul, marrom, púrpura, verde e preto. Essas são as sete cores que o aço inoxidável pode ganhar após o tratamento pela Inoxcolor, única empresa na América Latina especializada neste ramo de atuação.
A palavra inox vem de aço inoxidável. Este tipo de acabamento dá um ar mais alternativo e elegante à cozinha, lembrando os equipamentos industriais. Combinam perfeitamente com ambientes maiores e com uma decoração mais marcante em cores frias, como o cinza e o preto.