A principal diferença entre a ONU e a Liga das Nações reside no fato de que a Organização das Nações Unidas (ONU) é formada por praticamente todos os países e territórios do mundo, sendo que a atual organização intergovernamental objetiva alcançar a paz e o desenvolvimento entre seus membros.
O Brasil foi um dos membros fundadores da Liga das Nações, organização internacional criada em 1919, ao final da Primeira Guerra Mundial. Em 1926, porém, durante o governo Artur Bernardes (1922-1926), retirou-se da organização depois de ver recusado seu pleito por um assento permanente no Conselho.
A Liga das Nações, porém, fracassou por defeitos de origem. Não dispunha de um poder executivo forte, nem contava com representantes da União Soviética e dos Estados Unidos – a nação de seu idealizador. O governo de Moscou não era aceito, e Washington não ingressou na organização por rejeitar o Tratado de Versalhes.
O idealizador da Liga das Nações foi o presidente americano Woodrow Wilson. E exatamente os Estados Unidos não puderam participar da agremiação, pois o projeto do seu presidente não obteve a aprovação da maioria de dois terços do Congresso americano.
Que razão levou à substituição da Liga das Nações pela ONU?
Uma substituição à Liga das Nações, a organização foi estabelecida em 24 de outubro de 1945, após o término da Segunda Guerra Mundial, com a intenção de impedir outro conflito como aquele. Na altura de sua fundação, a ONU tinha 51 Estados-membros; desde 2011, são 193.
Os cinco países permanentes do Conselho de Segurança da ONU são: Estados Unidos, Rússia (herdeira da cadeira anteriormente pertencente à URSS), França, Reino Unido e China.
A ocorrência de novas invasões territoriais e conflitos diretos, além da ascensão do fascismo e do nazismo na Europa, decretaram o fracasso da Liga das Nações. A Liga das Nações encerrou suas atividades oficialmente em 18 de abril de 1946, quando a sua substituta, a ONU, já existia.
Qual o único país sul-americano a entrar no conflito?
O Brasil só decidiu entrar no conflito e declarar estado de guerra em outubro de 1917, após manifestações violentas nas ruas e a pressão da opinão pública, provocadas pela perda de seis navios mercantes, que foram afundados, carregados de café, por submarinos alemães.
Entre os homens, o Brasil é o maior campeão da Liga Mundial, com nove títulos. Além disso, a equipe nacional também venceu a Liga das Nações em 2021. A VNL serve também como preparação para os Jogos Olímpicos de Paris 2024.
O fim da guerra veio em 1918, com vitória dos aliados da França e grande derrota da Alemanha. O ponto mais importante a se destacar quanto ao fim da guerra são as determinações do Tratado de Versalhes.
O Conselho de Segurança é o órgão mais importante da Organização das Nações Unidas (ONU) e tem sob sua responsabilidade a manutenção da segurança mundial.
A ONU, porém, não foi o primeiro organismo desse tipo a reunir vários países com um propósito em comum. A sua antecessora foi a Liga das Nações (ou Sociedade das Nações), que surgiu após o fim da Primeira Guerra Mundial, em 1919.
Alguns países não reconhecidos pela ONU são: Taiwan (República da China), Kosovo, Saara Ocidental, República Turca de Chipre do Norte, Abecásia, Ossétia do Sul, Transnístria (ou Trans-Dniéstria), Nagorno-Karabakh (Artsaque), Tuva, Maiote, Seborga e Somalilândia.
O diplomata Sérgio França Danese será o novo representante permanente do Brasil junto à Organização das Nações Unidas (ONU). O Senado aprovou nesta quarta-feira (17) a indicação feita pela Presidência da República, por meio da Mensagem 7/2023.
As Nações Unidas desempenham um papel importante na prevenção de conflitos, usando a diplomacia, os bons ofícios e a mediação. Entre os mecanismos que a Organização usa para promover a paz estão os Enviados Especiais e as Missões Políticas no terreno.
O valor das contribuições dos Estados-membros para o orçamento da ONU é baseado em uma fórmula complexa, que inclui o tamanho da economia de cada país, entre outros elementos. As contribuições variam de 22% do orçamento, pagos pelos Estados Unidos, a 0,001% desembolsado pelos países menos desenvolvidos.
A formação de uma “associação geral de nações” foi incluída pelo presidente Woodrow Wilson na proposta de paz dos Estados Unidos (Quatorze Pontos), com o propósito de fornecer garantias mútuas de independência política e integridade territorial tanto aos grandes quanto aos pequenos Estados.
A ONU parece ser a principal referência para saber o número de países existentes no mundo. Desde a sua criação, em 1945, o número de estados-membros passou dos 51 países originais para os 193 estados actuais.