Quais as principais diferenças entre as teorias dos três pensadores Piaget, Vygotsky e Wallon estudados?
Os três teóricos pensavam o desenvolvimento humano de forma sociointeracionista, porém diferem em aspectos como: Piaget via a maturação biológica como condição para a aprendizagem, enquanto Vygotsky via a interação social e Wallon via a afetividade.Quais as teorias de Piaget, Vygotsky e Wallon?
Piaget e Wallon focaram suas analises sobre o desenvolvimento cognitivo e afetivo do nascimento à adolescência. Já Vygotsky pensou o desenvolvimento e aprendizagem como algo que ocorre por toda vida. Para Piaget, conhecimento é construído do individual para o social.Qual a diferença entre Wallon e Piaget?
O programa de pesquisa de Piaget visava a compreensão dos processos que permitem a construção progressiva do conhecimento no sujeito epistêmico, enquanto Wallon pretendia focalizar especialmente o sujeito psicológico em sua totalidade emocional e cognitiva.O que diz a teoria de Wallon?
A teoria de Wallon expressa que o desenvolvimento da criança surge da interação genética com os fatores ambientais, ou seja, no encontro das circunstâncias orgânicas (possibilidades internas) e as condições do cotidiano (adaptação do meio) em que está inserido na sociedade de determinada época (MAHONEY, 2004).Vygotsky, Piaget e Wallon - Diferenças e Semelhanças | Professora Norelei Frutuoso
O que diz a teoria de Vygotsky?
De acordo com Vygotsky, a formação da criança se dá numa relação direta entre o sujeito e a sociedade a seu redor – ou seja, o homem modifica o ambiente e o ambiente modifica o homem. Mais tarde, essa teoria passou a ser conhecida como socioconstrutivismo ou sociointeracionismo.Qual era a abordagem de Wallon?
A teoria psicogenética de Wallon baseava-se na premissa de que a criança deveria ser entendida de uma forma holística, completa. A pessoa deveria ser compreendida em seus aspectos biológico, afetivo, social e intelectual. Por isso que essa teoria era comumente chamada de Teoria da Psicogênese da Pessoa Completa.Qual a diferença entre a abordagem de Wallon e de Vygotsky em relação ao papel do meio no desenvolvimento humano?
A diferença entre os dois consiste no que é considerada a principal mediação nessa relação: para Vygotsky é a linguagem, enquanto para Wallon é a emoção, considerada por ele uma linguagem anterior à própria linguagem, a primeira forma de comunicação (VIEIRA, 1996).Quais são os 4 estágios de Wallon?
Em cada estágio de desenvolvimento (Wallon propõe os seguintes estágios: impulsivo-emocional — 0 a 1 ano; sensório-motor e projetivo — 1 a 3 anos; personalismo — 3 a 6 anos; categorial — 6 a 11 anos; puberdade e adolescência — 11 anos em diante), um dos conjuntos predomina; isto é, fica mais em evidência, embora os ...Qual a teoria que Piaget defende?
Segundo sua teoria denominada "epistemologia genética", a partir do nascimento os seres humanos são submetidos a fases de desenvolvimento cognitivo, do qual ele descreveu quatro estágios de desenvolvimento: sensório, pré-operacional, operacional concreto e operacional formal.Quais são os 4 estágios de Vygotsky?
Propõe o desenvolvimento em quatro fases:
- Sensório motor (0 a 2 anos)
- Pré-operatório (2 a 6 anos)
- Operatório Concreto (7 a 12 anos)
- Operatório formal (a partir dos 12 anos)
O que Wallon diz sobre educação?
Para Wallon, professores e alunos são mutuamente afetados no processo de formação, onde desenvolvimento cognitivo é, também, ampliação dos afetos e da capacidade de expressar sentimentos. O desafio do afeto é compartilhado entre todos os sujeitos, no ambiente escolar.Como referenciar Piaget, Vygotsky e Wallon?
Piaget, Vygotsky e Wallon - teorias psicogenéticas em discussão. Summus Editorial. São Paulo, 1992.O que Wallon Piaget e Vygotsky têm em comum?
Entende-se, assim, que Piaget, Vygotski e Wallon partilham a ideia de que o sujeito, para conhecer, construir cultura e se constituir em uma pessoa, precisa interagir com o objeto e, nessa interação, ambos sujeito e objeto acabam por se constituir mutuamente.Quais são os 2 conceitos que Vygotsky acreditava que caracterizam a aprendizagem?
Existem pelo menos dois níveis de desenvolvimento identificados por Vygotsky: um real, já adquirido ou formado, que determina o que a criança já é capaz de fazer por si própria, e um potencial, ou seja, a capacidade de aprender com outra pessoa.Qual o papel da linguagem de Wallon?
Na teoria psicogenética do desenvolvimento psicológico de Wallon, a linguagem tem o seu lugar de destaque. É considerada por este teórico como instrumento e suporte do pensamento, estabelecendo com este uma relação de reciprocidade.O que Vygotsky defende?
Vygotsky (2007) defende que o aprendizado do indivíduo não pode ser dissociado do contexto histórico, social e cultural em que está inserido. Para aprender, elaborar conhecimentos e para se autoconstruir, o ser humano precisa interagir com outros membros de sua espécie, com o meio e também com a cultura.Quais são as três leis de Wallon?
Para Wallon o desenvolvimento humano é regido por três leis reguladoras: a alternância funcional, a predominância funcional e a integração funcional.O que diz Wallon?
Wallon defende que o processo de evolução depende tanto da capacidade biológica do sujeito quanto do ambiente, que o afeta de alguma forma. Ele nasce com um equipamento orgânico, que lhe dá determinados recursos, mas é o meio que vai permitir que essas potencialidades se desenvolvam.Qual a teoria de Vygotsky e Wallon?
No início do desenvolvimento existe uma preponderância do biológico e após o social adquire maior força. Assim como Vygotsky, Wallon acredita que o social é imprescindível. A cultura e a linguagem fornecem ao pensamento os elementos para evoluir, sofisticar.Qual é a abordagem de Wallon?
Desse modo, a teoria psicogenética de Wallon tem como foco a integração entre as dimensões cognitivas, afetivas e motoras, com o meio em que os indivíduos estão inseridos. Nesse sentido, Wallon considera o homem um ser inseparavelmente biológico e social, que vive a partir das exigências do organismo e da sociedade.Qual a tendência pedagógica de Wallon?
A teoria de Wallon é de grande relevância na compreensão do desenvolvimento humano, uma vez que privilegia o resultado das múltiplas experiências da criança em interação com o meio em que interage. E, partindo dessa premissa, é possível fazer uma ligação entre a Teoria Psicogenética e a Educação Infantil.O que Wallon defende na educação?
Uma teoria de aprendizagem e afetoA grande importância de Wallon para a educação se dá pelas ideias que sua teoria traz, permitindo aos educadores compreender melhor cada fase de desenvolvimento que as crianças passam e o papel fundamental da afetividade em todos os momentos.