Comparativo Sahara 300 e XRE 300 Ponto para a Sahara. Aqui a superioridade da Sahara é indiscutível. Enquanto a XRE tem câmbio de 5 velocidades, a nova 300 adota um de 6 marchas e que ainda conta com embreagem assistida e deslizante. A XRE remete à antiga Tornado, uma moto de uso misto.
“O motor da Sahara 300 é mais forte e a moto é mais equipada que a XRE 300. A Sahara tem tomada USB-C no guidão para recarga do celular, embreagem assistida e deslizante, sistema ESS (alerta de frenagem de emergência) e indicação no painel de troca de marcha.
Com o novo motor, vem outro incremente na comparação com a XRE 300. A Sahara passa a contar com uma transmissão de 6 velocidades, além de uma embreagem com assistência deslizantes, que evita que a roda traseira trave em reduções mais fortes de marcha. É o mesmo sistema da nova Twister também. As medidas mudaram pouco.
A moto chegou com design renovado e novos motor e câmbio de 6 marchas, esbanjando tecnologia e modernidade. A suspensão traseira com 7 níveis de ajustes pré-carga e o painel com indicador de marcha proporcionam conforto e comodidade.
Entretanto, a velocidade final da nova Sahara 300 ficou em 137 km/h (no painel). De acordo com a Honda, a velocidade real é de 129 km/h – um pouco menor do que os 130 km/h (reais) da antiga XRE 300.
MOTOR DA CONTA OU SERVE SÓ PRA CIDADE? *HONDA XRE 300 SAHARA NA RODOVIA*
Qual a velocidade máxima da XRE 300?
A velocidade máxima no painel fica em 145 km/h. Montado sobre um chassi do tipo berço semiduplo em aço, o conjunto de suspensões da unidade testada mostraram-se bem equilibradas.
Com esta ficha técnica, a Sahara alcança bons números de consumo. Considerada uma das motos mais econômicas da categoria, no nosso teste de primeiras impressões ela fez 32 km por litro na cidade e 35 km por litro na rodovia, com aceleração constante na casa dos 100 km/h. Já a velocidade final foi de 139 km/h no painel.
Em abril, quando a XRE 300 parou de sair da linha de montagem da Honda, a marca declarou que "Em decorrência de impactos não previstos em nossa cadeia de suprimentos, teremos uma interrupção no fornecimento da XRE 300 a partir de abril. Por enquanto, não há previsão de retorno".
Apesar da proteção do para-brisa, equipamento original na versão Adventure, a viagem se torna desgastante e cansativa. Rodei pouco mais de 230 km e a moto já entrou na reserva enquanto o computador de bordo mostrava a pior marca da viagem: 23,5 km/litro.
Com pintura na cor bege e grafismos exclusivos, a Sahara 300 Adventure já vem com protetor de carenagem e de motor, além de um para-brisa mais alto e na cor cristal. Mais completa e equipada, a versão topo de linha tem preço sugerido de R$ 28.650.
Transmissão – A Sahara 300 é equipada com um câmbio de 6 marchas com embreagem deslizante e assistida. Ao acrescentar uma marcha o resultado prático obtido foi uma redução da rotação do motor em velocidade de cruzeiro em rodovia, o que beneficia o conforto, a economia de combustível e a durabilidade do motor.
O que já sabemos da Honda XRE 300 Sahara? A nova linha Sahara estará disponível em três opções de acabamento e as entregas tiveram início nas últimas semanas de dezembro. As variantes são as seguintes: Standard, por R$ 27.090; Rally, por R$ 27.690; e Adventure, por R$ 28.650.
Todas contam com freios ABS de dois canais, painel digital e entrada USB-C; XRE 300 Adventure, versão mais equipada e cara, tem para-brisa alto e protetores de carenagem e de motor. Após, finalmente, confirmar o lançamento da nova Sahara para substituir a antiga XRE 300, a Honda revelou mais detalhes do modelo.
A XRE remete à antiga Tornado, uma moto de uso misto. Já a Sahara herda o chassi da CRF 250F, uma off-road, o que deve lhe dar mais agilidade. Além disso, tem suspensão traseira com ajuste na pré-carga (mas dianteira quase igual à XRE). Ainda é cedo para falar, mas a Sahara parece mais ajustada à proposta.
A Rally só é vendida na cor vermelha e custa R$ 27.690. A diferença entre as duas está apenas na pintura. Já a Adventure é a mais cara e refinada do trio. Oferecida apenas na cor bege metálica, tem adesivos com grafismos mais elaborados, para-brisa mais alto e protetor das carenagens laterais.
A nova Sahara 300 é vendida em três versões: Standard (nas cores cinza metálica e preta, com preço sugerido de R$ 27.090) Rally (nas cores vermelha, preta e branca, por R$ 27.690) e Adventure (na cor bege metálica, com preço inicial de R$ 28.650).
A XRE 190 2025 tem duas versões, uma a mais que o modelo 2024. O preço anterior era de R$ 20.770, agora está R$ 1.290 mais caro desde a versão de entrada: XRE 190: R$ 22.060 (sem frete) XRE 190 Adventure: R$ 22.496 (sem frete)
Girando um pouco mais o acelerador era fácil chegar aos 145, 150 km/h, já adentrando a faixa vermelha do conta-giros, desempenho que refletia segurança em ultrapassagens mais ousadas. Mesmo assim, senti falta de pelo menos mais uns 15 km/h de velocidade final.
A adaptação do motor para a nova Honda XRE 300 resultou em problemas de superaquecimento no propulsor, que posteriormente geraram a trinca do cabeçote e vazamento de óleo.
Ela considera que são defeitos pontuais, principalmente em motocicletas que são usadas de forma extrema, e recomenda que sejam feitas inspeções a cada 4.000 km para verificação e possível ajuste da folga da válvula. Contudo, a Honda garante que a XRE 300 não trinca mais o cabeçote desde os exemplares de 2016.
Não são dados excepcionais, mas podem levar a Sahara a uma velocidade máxima de quase 140 km/h (137,7 km/h reais), com um consumo médio na cidade de 20,3 km/litro. A maior qualidade desse motor é sua grande faixa de utilização.
A nova Honda XRE Sahara 300 conta com ABS no sistema de freios e é equipada com um disco de 256 mm na dianteira e 220 mm na traseira. No tanque ela tem com 13.8 l.