Qual a diferença entre anel de noivado e aliança de noivado?
Muitos fazem essa confusão: qual a diferença entre a aliança e o anel de noivado? Basicamente, o anel de noivado é presenteado num pedido de casamento, ou quando um casal decide por se casarem. Já as alianças, são os anéis que serão trocados no dia do casamento e representa que de fato o casal está casado.
Pode usar anel de noivado e aliança de noivado juntos?
Após o casamento, ambos os cônjuges usam alianças e podem continuar usando os anéis de noivado. As joias podem ser combinadas na mesma mão ou usadas separadamente, dependendo da preferência de cada pessoa.
Como falei acima, a única tradição é com a aliança de ouro. Esta sim, deverá ficar na mão esquerda depois do casamento. E se ela for dada antes da cerimônia, a noiva usa na mão direita. Se a noiva ganha um anel de diamantes, pode usá-lo na mão esquerda ou direita.
Essa é a opção de muitos casais que precisam economizar e preferem usar a joia conjuntamente. Mas o anel de noivado, tradicionalmente, é um solitário (um anel com uma pedra brilhante), usado apenas pela noiva que, depois do casamento, pode usá-lo com a aliança.
O anel de noivado, no momento que é dado para a noiva, deve ser colocado no dedo anelar da mão esquerda. O noivo permanece sem usar nada durante o noivado. No dia do casamento, o anel pode ser usado junto com a aliança, que também será colocada na mão esquerda. Ou o anel pode ser trocado para a mão direita.
Já o noivo, geralmente, nada usa durante o noivado, ainda que alguns optem pela aliança no anelar direito. O uso da aliança pela noiva também é facultativo, e geralmente fica no anelar direito durante o noivado. No dia do casamento, as alianças do noivo e da noiva vão para o anelar esquerdo.
Qual a diferença do anel de noivado e da aliança de noivado?
Muitos fazem essa confusão: qual a diferença entre a aliança e o anel de noivado? Basicamente, o anel de noivado é presenteado num pedido de casamento, ou quando um casal decide por se casarem. Já as alianças, são os anéis que serão trocados no dia do casamento e representa que de fato o casal está casado.
No Brasil, a tradição no uso do anel de noivado é um pouco diferente, ele fica no dedo anelar da mão esquerda do homem e da mulher. Além disso, o costume é que seja uma joia feita com o tipo de ouro dourado, tenha uma textura lisa e sem gemas.
Alianças de compromisso com três pedras representam o casal que sempre busca se reinventar e sair da rotina. O número 3 está relacionado à liberdade de expressão e alto astral. Pessoas que escolhem alianças com três pedras buscam sempre surpreender, de forma muito positiva, quem é especial na vida delas.
A cor tradicionalmente associada ao anel de noivado é o branco, dado pela clássica pedra de diamante e as joias de ouro branco . No entanto, acompanhando novos costumes e tendências, outras pedras preciosas, como safiras, rubis e esmeraldas, também ganham destaque.
Normalmente o noivado vem após o namoro, e como o casal já se conhece, as alianças de compromisso feitas em prata dão lugar às alianças de ouro, mas continuam na mão direita. Alguns casais optam por utilizar o anel de noivado para formalizar o pedido de casamento, marcando, assim, a passagem do namoro para o noivado.
A diferença entre namoro e noivado é respondida pelo envolvimento ativo no planejamento do futuro, onde as escolhas feitas refletem não apenas o gosto pessoal, mas também a visão compartilhada para a vida conjunta. O noivado se torna uma plataforma para a exploração conjunta das expectativas e sonhos individuais.
O que devo fazer com a aliança de noivado depois de casar?
Assim, antes da cerimônia de casamento, eles devem ser passados para a mão direita. E, após a oficialização da união, a noiva pode escolher usá-lo junto à aliança na mão esquerda ou na mão direita.
Uma sugestão é embrulhar a caixa do anel dentro de outra caixa bem grande. Pode até colocar outro presente mais 'sem graça' junto para diminuir a expectativa, antes dela chegar ao presente final com o pedido de casamento.
O anel de noivado é colocado no dedo anelar da mão esquerda. A aliança de casamento, por sua vez, fica na mão direita. E, da mesma maneira, a noiva decide depois do casamento se mantém aliança e anel de noivado na mão esquerda ou se troca as duas joias de lado.
Como eles acreditavam que o terceiro dedo da mão esquerda possuía uma veia que levava diretamente ao coração, passaram a usar nele um anel de ferro imantado, para que os corações dos amantes permanecessem para sempre atraídos um pelo outro. O costume foi adotado pelos romanos e o Vaticano manteve a tradição.
Posso usar a mesma aliança de noivado no meu casamento?
Sim! Caso seja a opção dos noivos, a aliança de noivado também pode ser usada no casamento, e assim, não há a necessidade de adquirir um par exclusivo. Antes da cerimônia, as alianças são usadas na mão esquerda, e passadas para a direita durante a celebração para simbolizar a união do casal.
Qual a diferença entre o anel solitário e o anel de noivado?
O anel solitário é sempre utilizado no dedo anelar, já o costume mundial é utilizar o anel de noivado sempre na mão esquerda. Mas no Brasil, encontramos diversas noivas que preferem usar o anel na mão direita.
O noivado é o anúncio público da intenção do casal de se casar e abrange todo o período até o dia do "sim" no altar. Durante o noivado, os pombinhos planejam toda a cerimônia de casamento, definindo o local, a lista de convidados, os looks nupciais, a lua de mel e os demais detalhes.
Materiais. Assim como as alianças de casamento, os anéis de noivado são tradicionalmente fabricados em ouro, platina ou prata, mas, como a maioria das tradições, os materiais também têm mudado. Provavelmente conhece um homem de mais idade que usa, há décadas, uma aliança de casamento em ouro.
A tradição muito forte, diz que sim. Só a mulher usa o anel de noivado. O anel de noivado tem um símbolo de presente para a mulher, dado pelo noivo em razão do sim da noiva, no momento do pedido de casamento.
Embora o anel de ouro amarelo seja o mais tradicional para usar como anel de noivado, o anel de noivado de prata tem um excelente custo-benefício, pois além do preço ser bem inferior, ele é de ótima qualidade e extremamente lindo.