O apertamento acontece quando a pessoa pressiona os dentes de cima contra os de baixo de maneira involuntária, e pode ocorrer tanto durante o dia quanto durante a noite. Já o bruxismo é o movimento de “esfregar” uma arcada dentária na outra de modo involuntário, principalmente durante o sono.
O bruxismo e o apertamento podem trazer diversas consequências ruins para os pacientes. Nos dentes, o atrito gerado pode causar desgaste intenso, inflamação, necrose da polpa (problema de canal) e mobilidade.
Sintomas: O bruxismo nem sempre provoca sintomas, ainda que algumas pessoas sintam dores faciais, dores de ouvido ou de cabeça quando acordam; outras percebem, com o tempo, o desgaste dos dentes, mas, em geral, só descobrem quando vão ao dentista.
Para tratar o bruxismo, a recomendação é o uso de uma placa intraoral no dia a dia, que vai proteger os dentes e relaxar a musculatura. Associando essa medida a uma mudança de comportamento do paciente — como o tratamento LIVA, método não invasivo e sem necessidade de medicação.
Bruxismo envolve o ranger dos dentes durante o sono. Enquanto o briquismo é a mesma coisa, mas ocorre durante o dia. Ambos os problemas estão relacionados ao ato de ranger os dentes. As pessoas se confundem devido à semelhança sonora das palavras; e ao fato de ambos os problemas envolverem o ranger dos dentes.
O QUE É BRUXISMO E APERTAMENTO DENTÁRIO? – Qual a diferença? Existe tratamento e solução?
O que significa ficar apertando os dentes?
De maneira um pouco mais resumida, o Bruxismo crônico, que acontece praticamente todos os dias, tem duas grandes causas: o estresse e a respiração bucal. No caso do Briquismo, quando o principal sintoma é apertar os dentes acordado, a causa principal é o estresse.
O tratamento do apertamento inclui terapia para controlar o estresse, fisioterapia para aliviar a tensão muscular e, em casos graves, o dentista pode sugerir a correção da mordida ou outros procedimentos odontológicos.
O tratamento pode envolver medidas como aplicação de calor ou gelo, exercícios de alongamento e fortalecimento da mandíbula, fisioterapia, uso de dispositivos de apoio, medicamentos para aliviar a dor e, em casos mais graves, cirurgia.
Pressione a língua no céu da boca sem tocar os dentes superiores. Em seguida, aplique uma pressão suave da língua na região, enquanto tenta abrir lentamente a boca o máximo que puder. Feito isso, feche-a lentamente. Tente repetir o movimento, pelo menos, 3 vezes ao dia, até chegar a 10 vezes.
Medicamentos como gabapentina e buspirona são indicadas em alguns casos e o uso de relaxantes musculares e benzodiazepínicos podem ser usados somente por períodos breves, por questões de segurança.
Em alguns casos, o cirurgião dentista pode solicitar exames complementares, como uma radiografia ou polissonografia (que mede a atividade respiratória, muscular e cerebral durante o sono), para avaliar a origem precisa da disfunção na articulação. O tratamento do bruxismo está condicionado à sua origem.
O que é bruxismo e quais são as causas? O bruxismo é um transtorno graças ao qual as pessoas apertam, deslizam ou batem os dentes, principalmente durante o sono. Além disso, é involuntário e pode ter várias influências – estresse, ansiedade, problemas de alinhamento dentário ou herança genética.
Problemas que possam estar causando ou contribuindo para a sua dor de dente incluem doenças gengivais, cárie no dente, erosão no esmalte dentário, desgaste, e apertar e ranger os dentes. Se a congestão de um resfriado, gripe ou sinusite infecciosa está fazendo seu dente doer, tente aliviar a pressão no seu seio facial.
Sendo assim, em média, o preço da placa de acrílico é de R$ 500 (quinhentos reais). Já o valor médio da placa de silicone é em torno de R$ 250 (duzentos e cinquenta reais).
Às vezes, a simples ação de colocar a cabeça no travesseiro é um sinal para que você comece a apertar a mandíbula. Conscientemente, solte e relaxe os músculos da mandíbula e do rosto. Se você acordar durante a noite, repita o processo de relaxamento.
Use movimentos circulares e pressão suave. Exercícios de alongamento: Praticar exercícios de alongamento para a mandíbula e pescoço pode ajudar a aliviar a tensão. Por exemplo, abra e feche a boca lentamente várias vezes, e incline a cabeça para os lados para esticar os músculos do pescoço.
Alguns estudos sugerem que existe relação com o estilo de vida, e que pessoas que sofrem de ansiedade, estresse, refluxo gastroesofágico, características do sono, como roncar e babar no travesseiro, e dificuldades de concentração nas atividades do dia a dia, seriam mais propensas a desenvolver o problema.
A água morna ajuda a relaxar os músculos faciais e a aumentar a circulação sanguínea na região oral, reduzindo a sensação de dor. O bicarbonato de sódio tem propriedades levemente alcalinas, que ajudam a neutralizar os ácidos na boca, contribuindo para reduzir a acidez que pode irritar os dentes sensíveis.
A articulação temporomandibular (ATM) e demais estruturas é que se apresenta como a mais relevante causa de dor de origem orofacial ”. Já o bruxismo, segundo a dentista, é um hábito parafuncional que ocorre de forma involuntária.
Apesar de o briquismo não possuir cura, esse problema pode ser controlado. Dessa maneira, como já mencionado, deve-se buscar o equilíbrio da saúde mental. Atividades relaxantes, meditação, ioga e tempo de descanso podem contribuir para a melhora do quadro.
O bruxismo do sono é considerado um distúrbio do movimento relacionado ao sono. As pessoas que apertam ou rangem os dentes (brux) durante o sono são mais propensas a ter outros distúrbios do sono, como ronco e pausas na respiração (apneia do sono). O bruxismo leve pode não exigir tratamento.
É importante avaliar a mordida e fazer o tratamento reabilitador para reequilibrar a mordida. Isso sim, trará conforto para a mandíbula e ajudará a minimizar o briquismo ou bruxismo! Atividades relaxantes, meditação, yoga e o respeito pelo tempo de descanso podem contribuir também!