Qual a diferença entre CAC (Custo por aquisição de cliente) e CPV (Custo por Venda)? “Basicamente, no custo por venda, você pega todos os custos envolvidos e divide pelo total de vendas. Já o CAC, que muitos gestores não prestam atenção, é que ele mede apenas a aquisição de novos clientes.
O CPV, custo por visita, é o valor gasto em anúncios dividido pelas visitas. Uma visita é um acesso de um usuário ao site, blog ou loja online, para qualquer origem de tráfego: orgânico, referência, pago, etc.
Custo de Aquisição de Clientes (CAC) é o resultado da soma dos investimentos feitos em Marketing e Vendas dividida pelo número de clientes conquistados em um mesmo período. É uma métrica essencial para mensurar a saúde financeira de uma empresa.
O custo de aquisição de clientes, é um termo conhecido no marketing como CAC, que significa o quanto uma empresa precisa gastar para adquirir novos clientes. O uso do CACestá crescendo em popularidade à medida que as organizações usam a análise de rede para tomar decisões orientadas por dados.
Para calcular o CAC, basta calcular seu custo total de aquisição de clientes (marketing, custo do time comercial etc) dividido pelo número total novos de clientes. Assim sendo, o resultado será o CAC. A fórmula é esta: Custo total para aquisição de clientes / Total de novos clientes = CAC.
O que é CPV?! (Custo por Venda) | Cientista do Marketing
Como funciona um CAC?
O CAC é a soma de todos esses custos computados em um determinado período dividida pelo número de clientes conquistados. Leve em conta investimentos tanto de marketing como de vendas.
Como já dissemos acima, os cálculos são: CAC = Valor Total Investido no Período / Número de Clientes Adquiridos. LTV = Valor Por Período * Período de Consumo Médio.
LTV (Lifetime Value) é uma estimativa da receita média que um cliente irá gerar ao longo de sua vida como cliente. É uma métrica valiosa para empresas com venda recorrente ou com repetição.
CAC é a sigla para Colecionador, Atirador e Caçador, são as atividades em que Pessoas Físicas são categorizadas no Exército Brasileiro através do Certificado de Registro.
LTV = Ticket Médio x Tempo de Retenção de Clientes
Bem, no nosso exemplo, como se tratava de uma curso universitário, era fácil descobrir tanto o ticket médio como o tempo de retenção de clientes. Mas, em outros tipos de empresas, isso nem sempre será tão intuitivo.
Como calcular o CAC de um e-commerce? Agora que você conhece o significado de CAC, vamos aprender a calcular esse valor. Para isso, é necessário dividir o gasto total com campanhas de marketing e vendas pelo número de novos clientes conquistados no mesmo período.
Qual o custo por clique ideal? Para grande parte das empresas, o custo por clique ideal é mensurado por um CPA de 20% ou produção de R$ 5 de receita a cada R$ 1 gasto. Entretanto, esse valor vai depender do seu ROI.
Mas qual a medida ideal para o seu negócio? Se você leu o texto inteiro até aqui, sabe que a resposta é simples: o CAC precisa ser menor que o Lifetime Value (LTV) calculado. Ou seja, se o que você gasta para adquirir um cliente é menos do que o que ele gasta com sua empresa, é um ótimo primeiro passo!
O CAC ou Custo de Aquisição de Clientes, como o seu próprio nome sugere, é uma métrica utilizada para descobrir quanto uma empresa investe para adquirir um novo cliente. O indicador aponta todos os investimentos feitos em marketing e vendas para gerar receitas com os produtos e/ou serviços de um negócio.
O ROI, ou Retorno do Investimento, é o percentual de retorno sobre o investimento realizado pela empresa. Ele é, basicamente, o indicador do sucesso de um projeto. Porém, diferente do CAC, o ROI calcula o investimento total realizado pela empresa, não somente dos esforços de captação do cliente.
Uma delas é analisar a relação entre LTV e CAC, como apresentamos. De forma geral, recomenda-se que a vida útil do cliente seja pelo menos três vezes maior que o CAC. Ou seja, que ele gere pelo menos três vezes mais lucro do que custou para ser conquistado.
O que é ROI de marketing? É o retorno sobre o investimento (ROI) quantificado pelo marketing para descrever de que forma os programas e as campanhas serão uma fonte de receita para o negócio. ROI é a sigla para retorno sobre investimento.
MRR é a sigla para Monthly Recurring Revenue, que pode ser traduzido para português como Receita Recorrente Mensal. É uma métrica que ajuda a visualizar o faturamento mensal de um negócio e que, geralmente, costuma ser usada por empresas SaaS (Software as a Service).
O Lifetime Value é uma métrica que indica quanto gasta um cliente, em média, numa empresa ao longo do tempo. Quanto maior o LTV, mais lucrativo será o negócio a longo prazo. Para isso, necessita aprender como aumentar o valor da vida útil do cliente.
Como calcular LTV? A fórmula para calcular o LTV é a seguinte: LTV = (Ticket médio x média de compras por cliente ao ano) x média de tempo de retenção de clientes.
CPC no marketing digital é uma sigla para a métrica de desempenho “Custo por Clique”, ou seja, o valor médio pago por um clique em anúncio patrocinado. É um indicador complexo, pois não mede a qualificação. Aumentar o tráfego é fundamental para captar mais leads.
Qual é a fórmula para o cálculo da taxa de conversão de vendas?
Como calcular a taxa de conversão? Para calcular a taxa de conversão, basta dividir o número de conversões pelo número de visitas ou contatos totais. Por exemplo, se em um mês seu site recebeu 5.000 visitas e teve 1.500 envios de formulário, então a taxa de conversão é de 30%.