Apesar de muitas pessoas utilizarem o adjetivo “moderno” para definir algo que na verdade é contemporâneo, os dois termos se referem a períodos bem diferentes. Enquanto o moderno especifica o movimento modernista, que ocorreu na primeira metade do século XX, o contemporâneo retrata o momento atual.
Qual a diferença entre estilo contemporâneo e moderno?
“É muito comum usar o termo 'moderno' quando queremos nos referir a algo que é atual. Porém, na arquitetura e decoração utilizamos o termo 'contemporâneo' para definir um estilo que esteja de acordo com o momento atual”, esclarece a arquiteta Ana Bortone.
Apesar de muitas pessoas utilizarem o adjetivo “moderno” para definir algo que na verdade é contemporâneo, os dois termos se referem a períodos bem diferentes. Enquanto o moderno especifica o movimento modernista, que ocorreu na primeira metade do século XX, o contemporâneo retrata o momento atual.
A sociedade contemporânea é marcada por um acelerado processo de transformação e mudança, não somente no aspecto da materialidade (coisas, objetos, redes técnicas, fluxos, capital etc.), mas, também, no aspecto da imaterialidade (comportamento, hábitos, ideias, conduta, pensamento, etc.).
Arquitetura Moderna e Contemporânea. Qual a Diferença? | #CaféComArquitetura
O que é contemporâneo hoje?
A Idade Contemporânea é o período histórico que começou na Revolução Francesa e se estende até os dias de hoje. As principais características da Idade Contemporânea são: consolidação do capitalismo, desenvolvimento industrial e tecnológico e separação dos poderes do Estado das religiões.
Simplicidade. Essa é a palavra que melhor define o estilo contemporâneo. As decorações que adotam a tendência são marcadas pela aplicação de móveis com linhas retas, de visual clean e com pintura de cômodos feita por cores claras com pitadas de tons mais chamativos.
O contemporâneo é aquele que percebe o escuro do seu tempo como algo que lhe concerne e não cessa de interpelá-lo, algo que, mais do que toda luz, dirige-se direta e singularmente a ele.
O conceito de homem contemporâneo vai além de sociedade individualizada, sem utopias, sem o caráter reflexivo em relação à sociedade com o prazer individual como fim último do homem, para um homem invisível, ao desconsiderar as reais necessidades dos sujeitos, de seres alienados pelo atual sistema capitalista, que ...
A palavra contemporâneo geralmente designa pessoas ou coisas que viveram durante uma mesma época, mas transportando para o mundo das artes, a nomenclatura surge para designar uma tendência artística que se construiu a partir do pós-modernismo.
O estilo contemporâneo é novo e atual. Em termos de decoração, ele pode ser definido como o oposto do estilo clássico, que abusa de elementos decorativos e da opulência de objetos e materiais.
Qual é a diferença entre arte moderna e contemporânea?
A arte moderna frequentemente buscava representar o mundo de maneira objetiva e realista, mesmo que através de técnicas inovadoras. Já a arte contemporânea valoriza a subjetividade e a experimentação, desafiando as convenções estéticas e propondo novas formas de interpretação.
O mundo contemporâneo atravessa enormes modificações econômicas, sociais, políticas e culturais. Vivemos um momento histórico intensamente marcado pela internacionalização da globalização e da tecnologia. Ocorre um processo de universalização da cultura, dos produtos, das trocas, dos custos e do capital.
Idade Contemporânea é uma divisão cronológica da história, compreendendo o período entre o início da Revolução Francesa, com a Queda da Bastilha, em 14 julho de 1789, até os dias atuais.
O Estilo Contemporâneo representa a mulher que gosta de estar com um visual atualizado, mas sem excessos. Por isso, podemos dizer que é o estilo de quem aprecia novidades, contudo, estas precisam estar validadas, ou seja, público expressivo já deve estar a usá-las.
O que são temas contemporâneos transversais? Os 6 temas contemporâneos transversais são tópicos que estão presentes em diversas áreas do conhecimento e que são relevantes para a compreensão do mundo atual.
Na Idade Contemporânea, viu-se num grande desenvolvimento tecnológico e científico, e novas máquinas foram criadas em diferentes áreas. Assim, armas mais letais foram trabalhadas, e o motor à explosão foi criado, permitindo-se a invenção do automóvel.
As relações sociais na sociedade contemporânea constroem-se pela lógica do consumo, tornam-se voláteis e fluidas, e fragilizam as redes que sustentavam a coesão social estabelecida nos moldes da primeira modernidade.
A sociedade atual se assemelha ao estado líquido da água pela sua vulnerabilidade e fluidez, sendo incapaz, em suas várias manifestações e representações, de manter a mesma identidade, a mesma solidez por muito tempo, vivendo um tempo de fragilidade nas relações sociais e nos laços humanos.
Nas últimas décadas, presenciamos uma acelerada transformação no mundo contemporâneo, dentre elas podemos citar o desenvolvimento da tecnologia e da informação, os transportes e os meios de comunicação e a globalização dos sistemas de produção e transações financeiras.