Então os fluidos são classificados de acordo com sua temperatura de ebulição, onde o DOT 3 apresenta ponto de ebulição a 205°C, o DOT 4 ferve a 230°C e o DOT 5, suporta temperaturas de até 250°C antes de mudar de estado físico. Em resumo, quanto maior o DOT, mais resistente o fluido a temperatura!
Você pode utilizar fluídos que o ponto de ebulição é maior que o especificado na sua moto, por exemplo, se você utilizava o DOT 4 (230 °C) e quer utilizar o DOT 5.1 (270 °C), não há problema, pelo contrário, irá aumentar a segurança.
Isso garante a eles uma característica hidrofóbica, com maior resistência à umidade. Fluidos DOT 5 são os mais recomendados para veículos que operam com o sistema ABS, que exige maior eficiência e performance na frenagem.
A regra básica é seguir as recomendações do manual do fabricante, porém a utilização de fluídos de freio de mesma base não prejudicará o veículo. Por exemplo, se o carro utiliza DOT 3, só faça a substituição de forma completa usando DOT 4 ou DOT 5.1.
O que acontece se colocar DOT 3 no lugar do DOT 4?
Colocar fluido de freio DOT3 no lugar do DOT4 pode causar problemas de desempenho e segurança. O DOT3 é classificado com uma temperatura de ebulição mais baixa do que o DOT4, o que significa que ele não é capaz de suportar temperaturas tão altas sem ferver ou se decompor.
Outra recomendação que Costa ressalta é não misturar fluido novo ao antigo e nem de D.O.T. diferentes para não afetar as propriedades do produto, assim como garantir a sua eficiência.
Cor do produto vermelha. Aplicação em todos os veículos. O óleo de freio DOT4 é um líquido usado para lubrificar e limpar as partes mecânicas do sistema de freio de veículos.
1) A cor do fluido pode variar de acordo com o fabricante: transparente, vermelho, azul, etc. 2) Não se recomenda completar o fluido de freio no reservatório, a menos que haja um vazamento no sistema de freios.
Os fluidos de freio são classificados em DOT 3, DOT 4, DOT 5 e DOT 5.1. A principal diferença está no seu ponto de ebulição (205 ºC, 230 ºC, 260ºC, respectivamente).
Qual a diferença do fluido de freio DOT 4 para o note 5?
Então os fluidos são classificados de acordo com sua temperatura de ebulição, onde o DOT 3 apresenta ponto de ebulição a 205°C, o DOT 4 ferve a 230°C e o DOT 5, suporta temperaturas de até 250°C antes de mudar de estado físico. Em resumo, quanto maior o DOT, mais resistente o fluido a temperatura!
O fluido de freio DOT 5.1 é a escolha ideal para quem busca o máximo em segurança e performance para o sistema de freio, especialmente em situações de temperaturas elevadas. Sua formulação é à base de glicol.
Completar o fluido de freio não é uma prática recomendada. O nível do fluido de freio no reservatório pode diminuir com o desgaste natural das pastilhas de freio e das lonas, pois o espaço vazio é ocupado pelo deslocamento dos pistões das pinças. Isso é normal e não significa que há um problema no sistema de freio.
Ou seja, sistemas que anteriormente receberam fluido de base poliglicol (3, 4 e 5.1) não podem ser abastecidos com DOT 5.0. Em veículos com base de poliglicol, mesmo que se faça uma lavagem no sistema de freio desse carro para colocar o DOT 5.0, ainda pode haver resquícios do DOT 3 ou 4 em algum ponto do circuito.
“Isso pode levar a uma falha de frenagem”, alerta Conconi, lembrando que quando esse problema ocorre no sistema de embreagem, ocasiona falha no seu acionamento. É um problema que dificultará as trocas de marchas.
O fluido de freios DOT4 ATE foi desenvolvido para manter suas características tanto em altas como em baixas temperaturas, mantendo assim a eficiência do freio em qualquer situação.
Miranda orienta o motorista que se o nível de fluido no reservatório estiver abaixo do mínimo, mesmo que por pouco, é hora de trocá-lo. “Diferentemente de outros líquidos, como o de arrefecimento e o óleo do motor, o fluido de freio não deve ser simplesmente completado até o nível ideal.
Proteção avançada contra corrosão para prolongar a vida útil do sistema de freios Embalagem de alta qualidade para uma durabilidade prolongada. Especificações do Produto: Marca: Bosch Código da Peça: 0.204.032.339 Volume: 500 ml Linha: Leve Classificação: DOT 4 Cor: Vermelho Ponto de Ebulição Seco: ?
As especificações DOT são uma medida da qualidade dos fluidos de freio e estão classificadas de acordo com o seu ponto de ebulição. O DOT 4 tem um ponto de ebulição mais alto do que o DOT 3, por isso oferece uma melhor resposta à travagem, melhorando a segurança do motorista.
*Fluído vem na cor amarela. Favor verificar o modelo de travas na parte traseira da pastilha de freio antes da compra/troca, principalmente nos veículos ano/modelo 2008/2009 em diante.
O manual recomenda dot 3. Segundo o consultor técnico da oficina a única diferença é que o dot 3 tem um ponto de ebulição mais baixo e costuma criar bolhas e que o dot 4 seria uma evolução, com ponto de ebulição mais alto e que podia sem problemas substituir o dot 3.
A ordem, neste caso, é a seguinte: traseira direita/traseira esquerda/dianteira direita/dianteira esquerda. Em média, o reservatório do fluido de freio deste carro comporta 700 ml.