O tipo Double é um tipo de dados de ponto flutuante de precisão dupla e é usado para representar números com decimais maiores. O tipo Decimal é um tipo de dados que representa números decimais exatos e é usado para cálculos financeiros e monetários.
Dito de forma simples, o double é para números decimais com uma precisão maior do que o float. O que isso quer dizer? Se você tiver um número decimal e fizer uma operação com ele da qual necessite que o resultado seja preciso, é recomendável utilizar o double.
DOUBLE é um tipo de precisão dupla oferecendo mais precisão que o FLOAT. O Double suporta até 15 casas decimais o que consequentemente ocupa mais espaço no banco.
O tipo de literal real é determinado pelo sufixo da seguinte maneira: O literal sem sufixo ou com os sufixos d ou D é do tipo double. O literal com os sufixos f ou F é do tipo float. O literal com os sufixos m ou M é do tipo decimal.
Diferenças entre NUMERIC, DECIMAL, FLOAT E DOUBLE PRECISION
Quando usar float ou decimal?
Aqui está um exemplo prático: se você estiver trabalhando com um aplicativo que precisa lidar com números grandes e precisos, como em cálculos financeiros, o tipo Decimal é a melhor opção. Já se você estiver trabalhando com gráficos ou jogos, onde a precisão não é tão importante, o tipo Float pode ser a melhor opção.
O tipo de dados Decimal é simplesmente um tipo de ponto flutuante que é representado internamente como base 10 ao invés de base dois. Obviamente, com base 10 (o nosso sistema de numeração real) qualquer número decimal pode ser construído para o valor exato ter que realizar aproximações.
Uma expressão que retorna um valor de qualquer tipo de dado numérico embutido. Uma constante de número inteiro com um valor na faixa de 1-31. A precisão padrão depende do tipo de dado da expressão de entrada: 31 para ponto flutuante decimal (DECFLOAT)
O que significa float? O float denomina o prazo existente entre o dia do depósito de um pagamento ou cheque e a recepção deste valor no banco ou entidade financeira. Ele determina a quantidade de dias que o seu dinheiro leva para chegar ao recebedor, sem que sejam cobrados juros.
Comparado aos tipos de ponto flutuante, o tipo decimal tem mais precisão e um intervalo pequeno, o que torna apropriado para cálculos financeiros e monetários. Ele tem precisão de 28-29 dígitos, o bastante para não afetar os centavos com cálculos. O double tem 15-16, e o float somente 7 dígitos de precisão.
O tipo decimal é um tipo de dados de ponto flutuante que possui mais precisão e um intervalo menor do que o tipo float e double, sendo apropriado para cálculos financeiros e monetários. O valor padrão de um decimal é 0 e para experessar valores usando um tipo decimal usamos o sufixo m ou M.
O tipo float é o menor tipo de ponto flutuante em C++. O tipo double é um tipo de ponto flutuante que é maior ou igual ao tipo float , mas é menor ou igual ao tamanho do tipo long double .
Para indicar o número de casas decimais de uma variável float ou double usamos %. 12f (doze casas). Usamos aspas simples para atribuir valor para variavél tipo char. Por exemplo var='A'.
Para o scanf funcionar com um double , é necessário usar o modificador l no formato: %lf , %le , %lg . O que confunde é que o próprio compilador, devido à especificação da linguagem C sempre vai transformar um float em um double automaticamente quando for chamada uma função de parâmetros variáveis.
Os números decimais são aqueles que possuem uma parte não inteira, representados com vírgulas. Podem ser representados como fração. Utilizamos os números decimais em diversas medidas, como as de comprimento, de massa e monetárias. Quando a divisão não é exata, encontramos como resposta um número decimal.
Vamos aos dados técnicos: os tipos float e double representam números na base 2. Por esta razão, somente números expressáveis na base 2 são representados com precisão. Praticamente isto faz com que muitos valores expressados na base 10, não sejam representados com precisão.
Tipo de dado para números de ponto flutuante, ou seja, um número racional. Números de ponto flutuante são frequentemente usados para aproximar valores analógicos e contínuos porque possuem maior resolução que inteiros (int).