Qual a diferença entre em cima junto e em cima separado?
Qual a diferença entre “encima” e “em cima”? A palavra “encima”, escrita junta, é uma conjugação do verbo “encimar”, que significa “colocar sobre”, “colocar em cima de”, “alçar” ou “elevar”. O termo “em cima”, escrito separadamente, é uma locução adverbial usada para indicar a posição de algo ou de alguém.
Escrito com a grafia separada, o termo em cima se refere ao antônimo de embaixo. Trata-se de uma locução adverbial de lugar, que tem como significado alguma coisa que se encontra em posição elevada em relação à outra, na parte superior ou sobre.
Em cima é antônimo de embaixo. Já a palavra encima é uma conjugação do verbo encimar, que é sinônimo do verbo coroar, conjugado na terceira pessoa do singular do indicativo ou na segunda pessoa do singular do imperativo.
Acima, escrito junto, é um advérbio usado para demonstrar uma posição superior ou situação de maior importância. Por exemplo: “veja o cartaz acima e confira as regras”. Enquanto a cima, separado, é sinônimo de para cima. Exemplo: “o garoto olhou a mãe de baixo a cima”.
Acima é advérbio que significa «em parte mais alta», e em cima e por cima são locuções adverbiais, respectivamente com o sentido de «na parte superior (com contacto)» e de «acima (sem contacto)».
Espero, acima de tudo, que você se saia bem! Essa cidade está acima do nível do mar. O termo "a cima", é sinônimo de "para cima" e antônimo de "de baixo" ou "para baixo" e não leva crase. Ele significa que algo está no alto ou no topo, sendo formado pela preposição "a" mais o substantivo "cima".
Assim, “debaixo” é um advérbio e significa o mesmo que “embaixo”. Já “de baixo” pode ser uma locução adjetiva, quando qualifica um substantivo; ainda, o termo “baixo”, contido nessa expressão, também pode funcionar como advérbio.
O uso mais comum que se faz de “embaixo” é como advérbio de lugar. Nesse caso, a grafia correta é embaixo, ou seja, junto. Há algumas situações em que a palavra “baixo” é usada como adjetivo e poderá ser precedida da preposição “em”, dando origem a em baixo com grafia separada.
Quando o sujeito estiver no singular, também utilizaremos o verbo no singular. Confira os exemplos abaixo: “Segue abaixo a foto solicitada.” “Segue abaixo a lista de convidados.”
A palavra “encima”, escrita junta, é uma conjugação do verbo “encimar”, que significa “colocar sobre”, “colocar em cima de”, “alçar” ou “elevar”. O termo “em cima”, escrito separadamente, é uma locução adverbial usada para indicar a posição de algo ou de alguém.
Por proximidade, usa-se a expressão em cima da hora (e não encima da hora) para indicar que aquele é o momento exato do acontecimento. Não é de bom tom, por exemplo, chegar em cima da hora a um compromisso.
A expressão em cima da hora é muito popular no Brasil e é utilizada para indicar que algo foi feito ou aconteceu em um momento muito próximo ou até mesmo no último momento possível antes de uma determinada data ou prazo.
O substantivo “cima” significa “a parte mais elevada”. Já a preposição “em” é indicadora de lugar. Desse modo, a expressão “em cima” quer dizer que algo ou alguém está em um lugar mais alto ou superior. Portanto, se é isso que você pretende expressar, a forma correta é “em cima”.
Embaixo, escrito junto, é um advérbio de lugar e significa que algo está em uma posição inferior. Isso quer dizer que pode ser substituído pelo seu oposto, o advérbio em cima, que sempre é escrito separado. Normalmente a palavra embaixo costuma vir acompanhada da preposição de, formando juntas uma locução adverbial.
“Acima” ou “a cima”? Estão corretas as duas formas, mas é preciso saber se quem escreve tem a intenção de empregar um advérbio de lugar ou um substantivo acompanhado de artigo ou preposição. Veja esta videoaula para tirar suas dúvidas sobre o emprego correto da palavra ou expressão!
A expressão “acerca de” significa “a respeito de”, e é usada para indicar o assunto do qual se fala. A expressão “a cerca de” significa “por volta de”, e é usada para indicar valor aproximado de uma distância.
“Debaixo” é uma palavra composta através da justaposição. Isto é, quando duas palavras se unem para formar outra: de + baixo = debaixo. Já “de baixo” é uma palavra composta pela união de um preposição (de) e por um adjetivo ou por um substantivo, a depender do contexto: de + baixo = de baixo.
Este é um advérbio de lugar, usado para localizar algo espacialmente. É sinônimo de “debaixo” e antônimo (contrário) de “em cima”. Portanto o macete é simples: quer dizer que algo está “debaixo” de outra coisa, use “embaixo” junto!
Os termos “sob” e “sobre” são antônimos, já que possuem significados opostos: “embaixo” e “em cima”. “Sob” é sinônimo de “abaixo de”, “protegido por”, “submetido a” e “por efeito de”. “Sobre” é sinônimo de “por cima de”, “acerca de”, “ao longo de” e “em direção a”.
O a indicará sempre tempo futuro: Daqui a pouco, começaremos a prova. Ou distância: O carro ficou a menos de três metros do precipício. Já o há, forma do verbo haver, indica tempo passado: Ele foi embora há alguns dias. Se essa dificuldade povoava nossa cabeça, agora não mais.