Qual a diferença entre esposa e concubina na Bíblia?
As concubinas citadas na Bíblia retratam mulheres que tinham uma posição inferior ao de uma esposa. Ou seja, elas viviam com um homem, mas não tinham status de esposa.
Na Bíblia, uma concubina era uma mulher adquirida por um homem como esposa secundária. Seu objetivo era fornecer um herdeiro masculino no caso de uma esposa estéril, fornecer mais filhos em geral para aumentar a força de trabalho e a riqueza da família e satisfazer os desejos sexuais do homem.
Referia-se a qualquer relação sexual extraconjugal, na maioria das vezes aquela entre um homem rico ou politicamente poderoso e uma mulher de baixa origem social mantida para serviços sexuais. O estado civil do homem era irrelevante e os filhos da concubina não recebiam herança.
─ Só pelo pecado mortal ficamos excluídos do reino de Deus. Ora, os fornicários são excluídos dele, como diz o Apóstolo. Logo, a fornicação simples é pecado mortal.
A poligamia era uma norma social aceita, especialmente entre a realeza e a elite. Reis e nobres frequentemente tinham grandes haréns, que eram um símbolo de riqueza, poder e status. Quanto mais esposas e concubinas um rei tinha, mais seu poder e influência eram percebidos.
Qual é a diferença bíblica entre esposa e concubina? - Pr. Marcos Granconato
Qual era a diferença entre concubina e esposa?
As concubinas citadas na Bíblia retratam mulheres que tinham uma posição inferior ao de uma esposa. Ou seja, elas viviam com um homem, mas não tinham status de esposa.
De acordo com os principais estudos bíblicos, não há indícios suficientes sobre Abisague ter gerado filhos para Salomão. Ela, historicamente, é apontada muitas vezes como apenas uma serva --e não necessariamente uma concubina do filho de Davi. O livro de Crônicas ignora a descendência dela.
Davi teve sete mulheres e dez concubinas. Teve muitos filhos (1Crônicas 3:1 a 9). Um dos filhos, Amnon, forçou a própria irmã Tamar a praticar incesto com ele (2 Samuel 13:12).
O casamento é uma aliança para a vida toda entre um homem e uma mulher. O relacionamento sexual fora do casamento é considerado pecado, segundo a visão cristã.
No Alcorão, o rei envia uma carta a essa soberana, não para subjugar o seu reino mas para a convidar à conversão, ao que ela responde enviando-lhe emissários e ricos presentes que este, por sua vez, rejeita.
Bom, mesmo ambos querendo, os casados não podiam se divorciar, então começavam a ter relacionamentos extraconjugais, ou seja, de forma ilegal, e esses relacionamentos fora do casamento eram chamados de “concubinato”. O Concubino (a) nada mais é do que o termo técnico usado por muitos como “Amante”.
Porque Salomão tinha 700 esposas e 300 concubinas versículo?
Quantas mulheres teve Salomão? De acordo com o 11º capítulo do livro de Reis, Salomão teve 700 mulheres e mais de 300 concubinas. O próprio Deus aparece duas vezes para o filho de Davi (Petrônio Gontijo) a fim de avisá-lo sobre os riscos de prestar culto a outros deuses.
Assim, pode-se concluir que toda Concubina é amante, mas nem toda amante é Concubina”. A lei define com clareza o que é Concubinato e o que é União Estável. A expressão" concubinato "serve para designar as" relações não eventuais entre o homem e a mulher impedidos de casar ".
Em certas sociedades, concubinas eram as mais belas e educadas escravas, que cantavam e dançavam para o sultão. Em geral, tinham direito a só uma noite de amor com ele. Mas, se engravidassem, viravam amantes regulares, sob a justificativa de serem supostamente mais férteis para gerar herdeiros.
O casamento eterno precisa ser realizado por alguém que possua o poder para selar. O Senhor prometeu: “Se um homem se casar com uma mulher (…) pelo novo e eterno convênio (…) por aquele que foi ungido (…) e se guardarem [o convênio do Senhor] estará em pleno vigor quando estiverem fora do mundo” (D&C 132:19).
Como se chama o casal que mora junto e não é casado?
A união estável é uma forma de família espelhada no casamento, mas que não obedece a nenhuma formalidade. Para acontecer, devem preencher os requisitos do artigo 1.723 do Código Civil, que fala que tem de ter uma convivência pública, contínua e duradoura e estabelecida com o objetivo de constituição de família.
Você é solteiro? Então não procure esposa. Porém, se você casar, não estará cometendo pecado. E, se uma moça solteira casar, também não estará cometendo pecado.
O rei Davi cometeu adultério com uma mulher chamada Bate-Seba, que consequentemente ficou grávida. Ao saber da situação de Bate-Seba, Davi tentou acobertar seu pecado e, por fim, tomou providências para que o marido de Bate-Seba, Urias, fosse morto em batalha.
Abisague é uma jovem sunamita mencionada na Bíblia. De grande beleza, foi companheira do rei Davi na sua velhice. Quando o rei já não se aquecia, por mais que se o cobrisse, devido ao adiantado de sua idade, seus servos mandaram buscar em todo Israel uma jovem virgem para servi-lo e aquecê-lo, deitando-se em seu peito.
A trajetória de Abisague em Reis chegou ao fim na décima temporada da série, A Decadência. A israelita morreu após sofrer com fortes dores durante o parto de seu terceiro filho com Salomão (Guilherme Dellorto). O bebê, que estava em uma posição que dificultou o nascimento, também faleceu.
O rei já estava em idade avançada quando procurou uma virgem no reino para servi-lo. Ele não "a conheceu" segundo as escrituras, ou seja, não manteve relações com ela. Reis, porém, já tomou algumas liberdades poéticas para ajudar a contar a história do Reino de Israel.
Salomão parte com a comitiva de israel para o Egito para selar o acordo político com o Faraó. Nut e Rezom colocam o plano de acabar com Abisague. A moça é sedada pela princesa e sequestrada pelo vilão. Deanne (Allana Lopes) pede ajuda para Agur para resolver um problema, mas é desprezada pelo marido de Evelyn.