Os saduceus eram formados pela alta classe sacerdotal de Jerusalém, com muito mais influência política que os fariseus. Eram profundamente ligados à tradição das escrituras e rejeitavam a tradição oral, adotada largamente pelos fariseus. Fechados e conservadores, rejeitavam novas leituras teológicas acerca do judaísmo.
Dois dos grupos são: Os tzadokim (saduceus), clamando ser os legítimos descendentes de Tzadoque e portanto os legítimos detentores do sumo-sacerdócio e da liderança religiosa em Israel; e os perushim (fariseus), oriundos dos hassidim que, geralmente, desiludidos com a política, voltaram-se para a vida religiosa e ...
Os saduceus eram o partido religioso, econômico e político dominantes na época de Jesus. A ele pertenciam a maioria dos sacerdotes. Favoráveis à presença romana, eram materialistas e não acreditavam na ressurreição, nem nos anjos.
Os fariseus foram uma seita judaica que emergiu em 150 a.C. e promoveu a ideia de pureza sacerdotal para todos os judeus, a crença na providência ou destino, e o conceito da ressureição dos mortos. Ainda, ensinavam que, além dos mandamentos, a Lei Oral também havia sido transmitida por Moisés.
A Bíblia afirma que eles não criam na ressurreição, tendo até tentado enlaçar Jesus com uma pergunta ardilosa sobre esse conceito. A Bíblia também afirma em Atos 23:8, que os saduceus se opunham aos fariseus não só pela ressurreição dos mortos, mas também não criam em anjos, e em espíritos.
Diferenças entre Fariseus e os Saduceus da Bíblia (Estudo Bíblico) | # 36
Porque os saduceus não acreditavam na ressurreição?
Os saduceus intencionalmente aplicaram errado um costume do Velho Testamento que havia sido criado para auxiliar as viúvas (ver Deuteronômio 25:5–6). Eles tentaram exagerar esse costume para desacreditar a doutrina da Ressurreição.
Jesus respondeu aos saduceus: “Nesta vida, os homens e as mulheres casam-se, mas os que forem julgados dignos da ressurreição dos mortos e de participar da vida futura, nem eles se casam nem elas se dão em casamento; e já não poderão morrer, pois serão iguais aos anjos, serão filhos de Deus, porque ressuscitaram.
Os fariseus do século XXI. Se, como ensina Jesus, os fariseus são aqueles que abandonaram “o mandamento de Deus para seguir a tradição dos homens”, nossa época está cheia deles. E nem é preciso procurar muito.
Definição. Os saduceus eram parte da alta classe de aristocratas e cuidavam de grande parte do sacerdócio, categorizado pela linhagem de casas sacerdotais. Serviam no Sinédrio, conselho da cidade que organizava tribunais e regulações, que era estabelecido em todo o Israel.
Os Saduceus e Essênios não existem mais. Contudo, isso não quer dizer que pedaços dos seus dogmas não tenham sido anexados à outras religiões cristãs e, acredito que seja bem provável tal possibilidade.
A religião judaica não reconhece Jesus Cristo como o Messias. Os judeus ainda esperam, e isso faz parte de toda a doutrina, o Messias que virá, segundo as profecias. Nós, cristãos, vemos Jesus como esse Messias. O cristão de hoje só defende Israel porque acredita que os judeus gostam de Jesus.
Os fariseus tinham inveja de Jesus, porque Ele podia fazer muitas coisas que eles não podiam e, portanto, era muito popular com o povo mais do que eles eram. Até mesmo Pilatos (que sabia muito pouco sobre Jesus) pôde ver que os fariseus queriam crucificar Jesus apenas porque estavam com inveja Dele (Mateus 27:18).
O termo fariseus designava aqueles que se separavam. Sendo assim, suas práticas os diferenciavam do restante dos judeus, fazendo-os alcançar um elevado status na sociedade. Além disso, regiam escolas de interpretações da lei mosaica que norteavam sua atuação no cotidiano.
Durante a vida de Jesus, a Palestina foi governada, principalmente, pela Dinastia Herodiana. Devido a sua posição geográfica estratégica, a Palestina era região de passagem. Por ela circulavam soldados, comerciantes, mensageiros, diplomatas, (FERREIRA; CELESTE, 2006).
Os saduceus, por sua vez, eram pessoas da alta sociedade, membros de famílias sacerdotais, cultos, ricos e aristocratas. Dentre eles haviam saído desde o início da ocupação romana os sumos sacerdotes que, nesse momento, eram os representantes judeus diante do poder imperial.
Qual é a diferença entre os fariseus e os saduceus?
Os saduceus eram formados pela alta classe sacerdotal de Jerusalém, com muito mais influência política que os fariseus. Eram profundamente ligados à tradição das escrituras e rejeitavam a tradição oral, adotada largamente pelos fariseus. Fechados e conservadores, rejeitavam novas leituras teológicas acerca do judaísmo.
Os saduceus eram membros de famílias sacerdotais, ricos, cultos, aristocratas, muito influentes religiosa e politicamente na Palestina entre o segundo século A.E.C. e primeiro século I E.C.
Mais algumas provas de que Jesus era um Rabi Fariseu: Ele era frequentador das sinagogas e ensinava e pregava aos sábados; em Lc 4.16-31 está registrado que Ele fez uma leitura da Lei em público. Só um fariseu poderia fazer isto. Se Ele não fosse jamais permitiriam seu ingresso ao local para ler o trecho do profeta.
E quanto aos saduceus? A palavra saduceu provém do hebraico zadoque, que significa os justos. Transcrita para o grego, sadouk, deu origem ao nome que conhecemos. Os membros dessa seita eram os principais opositores dos fariseus.
Qual sinal Jesus disse que daria aos fariseus e saduceus?
Mateus 16:1-20 Bíblia Sagrada, Nova Versão Transformadora (NVT) Os fariseus e saduceus vieram pôr Jesus à prova, exigindo que lhes mostrasse um sinal do céu. Ele respondeu: “Vocês conhecem o ditado: 'Céu vermelho ao entardecer, bom tempo amanhã; céu vermelho e sombrio logo cedo, mau tempo o dia todo'.
A idéia dos fariseus era colocar uma cerca em volta da lei de Deus. Desde que a lei de Deus proibia o trabalho no sábado, por exemplo, eles proibiam as mulheres de olharem num espelho no sábado.