Para entender melhor, pode-se conceituar a alegria como uma emoção básica do ser humano, da mesma forma que a raiva e a tristeza. Enquanto que a felicidade é um sentimento subjetivo e individual, ou seja, para cada pessoa, a felicidade se apresenta de uma maneira.
Qual a diferença entre alegria e felicidade na Bíblia?
Na Bíblia, a alegria é mencionada em várias passagens, como em Salmos 28:7, onde o autor expressa sua alegria no Senhor e na sua salvação; Felicidade: A felicidade, por outro lado, é geralmente associada a um estado de bem-estar emocional, mental e espiritual.
O que é que a Bíblia diz sobre felicidade e alegria?
17 O Senhor teu Deus, o poderoso, está no meio de ti, ele salvará; ele se deleitará em ti com alegria; calar-se-á por seu amor, regozijar-se-á em ti com júbilo. 17 Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo.
Diante das diversas situações pelas quais passamos no cotidiano, nossos sentimentos oscilam, de acordo com a nossa “reação” ao que acontece. Mas é possível, sim, sentir-se feliz “por nada”.
Segundo o dicionário, felicidade é o estado de quem é feliz, um sentimento de bem-estar e contentamento. Os filósofos associam a felicidade com o prazer, com os sentimentos e emoções. Segundo Aristóteles, a felicidade seria o equilíbrio e harmonia, e a prática do bem.
A condição também pode estar relacionada a outros problemas psiquiátricos e neurológicos, como transtorno de ansiedade, esquizofrenia, hipotireoidismo, dependência química, Parkinson, estresse pós-traumático, distúrbios alimentares e demência, entre outros.
Jesus ensina Seus discípulos a guardar os mandamentos porque Ele sabe que, ao seguirmos Seu exemplo, começaremos a sentir alegria e, ao seguirmos Seus caminhos, chegaremos à plenitude da alegria. Ele explicou: “Tenho-vos dito essas coisas, para que a minha alegria permaneça em vós, e a vossa alegria seja completa”.
Deus deseja nossa felicidade e nos mostra o caminho para alcançá-la. Enquanto o mundo nos ensina que a felicidade é encontrada “dentro de nós”, Jesus nos diz claramente que a felicidade é encontrada em servir os outros.
A alegria que encontramos em Deus é a alegria que nunca acaba. Só Ele é a fonte inesgotável de felicidade e é dessa fonte que devemos sempre beber. Se em tudo o que fizermos tiver uma gota dessa fonte, com certeza em tudo seremos felizes. A felicidade que encontramos em Deus não passa e não decepciona.
A atividade física e o exercício regular estão no topo da lista para alcançar felicidade. Estudos mostram consistentemente uma relação entre ser fisicamente ativo e aumentar o bem-estar subjetivo, também conhecido como felicidade. Pesquisas sugerem que caminhar 30 minutos por dia pode melhorar sua saúde.
A alegria é um elemento permanente, de excelsa grandeza do mundo eterno de Deus. Através dela, Ele irradia e dispensa força àqueles que o buscam, “...a alegria do Senhor é a vossa força” (Neemias 8.10).
Qual a diferença entre prazer, felicidade e alegria?
Felicidade e alegria profundas e duradouras são o resultado natural de operar a partir dos valores espirituais de cuidado, compaixão, bondade e integridade. Já o prazer é um sentimento momentâneo que vem de algo externo – uma boa refeição, nosso estoque subindo, fazendo amor e assim por diante.
A felicidade é o fruto da nossa obediência e coragem para fazer sempre a vontade de Deus, mesmo nas circunstâncias mais difíceis. Quando o profeta Leí admoestou os habitantes de Jerusalém, eles zombaram dele e, como aconteceu com outros profetas antigos, ele foi ameaçado de morte.
Salmo 54. "Salva-me, ó Deus, pelo teu nome, e fazes-me justiça pelo teu poder. Ó Deus, ouve a minha oração, inclina os teus ouvidos às palavras da minha boca. Porque os estranhos se levantam contra mim, e tiranos procuram a minha vida; não têm posto Deus perante os seus olhos (Selá).
A verdadeira alegria não é um simples estado de espírito passageiro, nem algo que se alcança com os próprios esforços, mas é um dom, nasce do encontro com a Pessoa viva de Jesus, do fazer-lhe espaço em nós, do acolher o Espírito Santo que guia a nossa vida.
A alegria não é só uma opção da vida, é uma ordem de Deus para o seu povo. O mandamento da alegria está espalhado em toda a Escritura. Nós podemos dividir a Bíblia em cinco partes: a Lei, os Salmos, os Profetas, os Evangelhos e as Epístolas, mas vemos que o mandamento da alegria está espalhado em toda ela.
PROVÉRBIOS 17:22 “A alegria faz bem à saúde, estar sempre triste é morrer aos poucos”. Que a alegria do Senhor seja renovada sobre você neste dia como um remédio eficiente, o Espírito Santo enxugue suas lágrimas e você receba ânimo novo para viver os planos e as promessas Dele pra você e sua casa!
Essa alteração costuma ser comum em pessoas com depressão ou outras doenças psiquiátricas como transtorno de ansiedade, esquizofrenia, hipotireoidismo, dependência química ou demência. Além da perda significativa de sentir prazer em atividades das quais gostava, a pessoa se sente emocionalmente “vazia”.
Procure um Psicólogo, um neurologista ou um psiquiatra. Qualquer um destes profissionais fará uma avaliação do seu caso e indicará o melhor tratamento. Dependendo do caso poderá ser necessário um acompanhamento psicológico com ou sem acompanhamento medicamentoso. Não deixe de procurar ajuda!
Sintomas que devem ser observados como alerta para depressão: Humor deprimido, irritabilidade, ansiedade e angústia. Desânimo ou cansaço elevado. Perda do prazer em atividades agradáveis.