Os camponeses viviam nos feudos e trabalhavam a terra em troca de proteção e segurança. Já os burgos eram núcleos urbanos que surgiram ao redor de castelos ou fortificações dos senhores feudais, geralmente localizados em regiões estratégicas.
O burgo era um modelo de pequena cidade, cidadela, que começou a aparecer na Europa na transição da Idade Média para a Idade Moderna, isto é, entre os séculos XIV e XV.
Os burgos (cidades com muros) se desenvolveram economicamente e ampliaram de tamanho. Dos burgos surgiram os burgueses (a nova classe social, chamada burguesia), importantes comerciantes que foram fundamentais para o desenvolvimento da mentalidade capitalista.
Dessa forma, aqueles que moravam nessas localidades eram conhecidos como burgueses e, ao longo dos séculos, essa denominação passou a denominar os comerciantes e os homens ricos. Com o aumento demográfico na Europa, a população dos burgos foi crescendo também.
Porque as cidades medievais eram chamadas de burgos?
A palavra vem do latim burgus, que significa "pequena fortaleza povoada" que, pelo germânico burgs, ficou cidadela fortificada. Em alemão a palavra Burg é associada a construções mais antigas e fortificadas, e a palavra Schloss é associada aos palácios e castelos construídos na Europa no final da Idade Média.
Os nobres eram membros da família real ou tinham adquirido títulos através da compra. Essa categoria representava 2% da população. Burguesia – Conhecida como Terceiro Estado. A burguesia, da qual faziam parte os comerciantes, trabalhadores do campo e profissionais liberais, representava todo o restante da população.
A partir de fins do século XVIII o conceito de burguesia foi redefinido por sociólogos, economistas e historiadores, referindo-se a uma classe detentora de uma cultura particular, meios econômicos baseados em capitais e uma visão materialista do mundo.
Classe social que controla os meios de produção e lucra com o trabalho do proletariado. A burguesia é a classe social que detém e controla os meios de produção. Ela domina o proletariado e tudo ligado à política e a economia de uma sociedade. Sua formação está associada ao surgimento do capitalismo.
A ascensão da burguesia, a expansão do comércio, o aparecimento da mão-de-obra assalariada, aliados ao fortalecimento do poder real - e a consequente formação dos Estados nacionais -, foram fatores que abalaram de vez a estrutura feudal da Europa e provocaram o fim desse sistema no continente.
O senhor feudal era o dono dos feudos, ou seja, das terras que eram cedidas aos servos como transação comercial. A sua principal obrigação para com esse grupo era proteger os seus servos, especialmente em casos de guerras ou invasões.
Os feudos eram grandes propriedades de terra onde se baseavam as relações sociais e econômicas durante a Idade Média. O feudalismo foi a forma de organização social e econômica instituída na Europa Ocidental entre os séculos V a XV, durante a Idade Média.
O termo “burguesinha” vem de uma classe social, a burguesia, que surgiu no final da Idade Média. Atualmente, a palavra “burguês” pode ser utilizada de modo depreciativo, para caracterizar um indivíduo apegado a valores materiais e hábitos convencionais.
Burgos foram um modelo de cidade pequena que surgiu na Europa na transição para a Idade Moderna, existindo fora da estrutura feudal. Estas cidades eram algo entre um espaço urbano e um rural. Havia muita movimentação, produção de bens e recursos — os quais eram a base para manutenção de vários vilarejos próximos.
E, no lado oposto à burguesia, encontra-se o proletariado, representando a classe dominada, os operários que trabalham e produzem para o lucro dos patrões burgueses.
É muito difícil definir com precisão qual foi o primeiro país a aparecer no mundo. Japão e China sempre surgem em pesquisas relacionadas ao tema por causa de sua vasta história ao longo do tempo, mas muitos estudiosos apontam a República de San Marino, na Europa, como a nação mais antiga.
Alta burguesia: composta pelos grandes mercadores que já existiam e eram ricos e poderosos por terem se envolvido na aristocracia. Muitos deles começaram a abrir os primeiros bancos. Média burguesia: composta pelos profissionais liberais (como foram chamados mais tarde), como, por exemplo, os médicos.
A Sociedade do Antigo Regime, fortemente estratificada, organizava-se por Ordens ou Estados: Clero, Nobreza e 3.º Estado (Povo). Cada categoria social era definida pelo nascimento, funções e estatuto jurídico. O Clero e a Nobreza eram grupos privilegiados, isentos do pagamento de impostos.
Qual era a relação existente entre os burgos e os burgueses?
A burguesia teve seu início na Baixa Idade Média, quando os servos saíram das terras de seus senhores e passaram a viver em pequenas cidades, chamadas de “burgos”. Os burgueses viviam na base do comércio.
Por que os burgos começaram a crescer e se expandir no fim da Idade Média?
Com o aumento demográfico na Europa, a população dos burgos foi crescendo também. Isso se dava porque muitos servos acabavam por fugir dos feudos para escapar das imposições da relação servil.
O renascimento comercial e urbano, a abertura de novas rotas comerciais entre Ocidente e Oriente, e o crescimento do comércio nas cidades europeias promoveram a ascensão da burguesia, que se tornaria um ator político importante na sociedade europeia durante a Modernidade.