Os árabes são descendentes de Ismael, também filho de Abraão. Sendo Ismael filho de uma mulher escrava e Isaque o filho prometido que herdaria as promessas feitas a Abraão, obviamente haveria alguma animosidade entre os dois filhos.
11 Disse-lhe também o anjo do Senhor: Eis que concebeste, e darás à luz um filho, e chamarás o seu nome Ismael, porquanto o Senhor ouviu a tua aflição. 12 E ele será homem feroz, e a sua mão será contra todos, e a mão de todos contra ele; e habitará diante da face de todos os seus irmãos.
Porém Deus havia falado com Abraão que seria Isaque e não Ismael que seria o filho da promessa, isso fica claro em Gênesis 17:19: "E Deus lhe respondeu: Sara, tua mulher, te parirá um filho, que tu chamarás Isaac, e eu confirmarei minha aliança com ele, e com sua descendência depois dele, para que esta aliança seja ...
A mulher de Abraão, Sara, era estéril. Assim, ele teve um filho com sua escrava Hagar, denominado Ismael _considerado por muitos o antepassado dos árabes. Abraão circuncidou a si e a Ismael. Por isso, homens judeus e muçulmanos até hoje se circuncidam.
A tradição muçulmana diz que os patriarcas Abraão e Ismael construíram o santuário sobre os primeiros alicerces postos por Adão. Todos os muçulmanos do mundo rezam nesta direção e, todos os que não tiverem um sério impedimento, deverão peregrinar à Meca, pelo menos uma vez na vida.
[ISMAEL X ISAQUE] ENTENDA a HISTÓRIA POR TRÁS DA GUERRA entre ISRAEL e PALESTINA
Quem é o pai dos muçulmanos?
Maomé ou Muhammad? O líder religioso acabou ficando conhecido, em português, como Maomé. Para muçulmanos e estudiosos do islã, contudo, a transliteração não é bem-vinda — pode soar até como ofensiva. Não há um consenso, contudo.
(além de idosa, estéril) teriam um filho levou os patriarcas a... descendência, que não será contada, por numerosa que será. seguirá os ritos pagãos de Ismael (Anselmo Vasconcelos) em Gênesis.
Era filho de Abraão e da sua escrava Agar, uma egípcia. Agar e Ismael foram expulsos da tribo por Sara mas salvos por Jeová. Segundo a tradição islâmica, Ismael é o antepassado dos Árabes e encontra-se sepultado no santuário de Meca. Cidade da Arábia Saudita.
Rejeitado na infância por não ter herdado nada de Abraão (Zécarlos Machado), Ismael (Anselmo Vasconcellos) vai querer se vingar de Isaque (Henri Pagnoncelli) em Gênesis.
A respeito do Alcorão, Ibn Kathir também defende que o filho mencionado nas escrituras era, de fato, Ismael: “Além disso, o Livro de Deus é uma testemunha e aponta para o fato de que é Ismael, porque a boa nova dizia que o filho era paciente e que ele seria sacrificado.
Após ter gerado seu próprio filho, ela passou a não suportar mais as zombarias de Ismael contra Isaque e disse ao seu marido, agora chamado Abraão, que mandasse Agar e Ismael irem embora. Ela declarou que Ismael não receberia parte da herança de Isaque.
Deus envia seu anjo para salvar Agar e seu filho Ismael: “Disse-lhe também o anjo do Senhor: Eis que concebeste, e darás à luz um filho, e chamarás o seu nome Ismael; porquanto o Senhor ouviu a tua aflição” (Gn. 16:11).
O Ismaelismo nesta definição mais limitada sustenta que Ismael era tanto uma importante figura religiosa e homônimo ancestral por alguns dos árabes da Arábia ocidental.
Ismael, portanto, não deve ser menosprezado ou rejeitado, pois Deus deu a ele e a seus descendentes grandiosas bênçãos e as promessas que acabamos de citar. Entretanto, os descendentes de Ismael tornaram-se inimigos ferrenhos de Israel, descendentes de Isaque (veja Salmo 83).
Ismael, o filho de Abraão com egípcia gar, deu origem a doze tribos que viveram como. nômades ou semi nômades, percorrendo uma extensa área desértica, especialmente na região da Península Arábica. Essas tribos. também se misturaram. com outros povos descendentes de Abraão, como os midianitas e o Zé domitas.
Quem é o povo palestino na Bíblia? Embora a Bíblia não apresente uma definição clara do povo palestino, pode-se inferir que são os descendentes dos antigos habitantes da região, incluindo os hebreus, filisteus e outros povos semitas que viveram na Palestina ao longo dos séculos.
A civilização islamica teve a sua origem na península arábica (situada entre a Ásia e a África). Habitada por diferentes povos semitas (árabes, hebreus, assírios, fenícios e armaicos), organizados em tribos, a Arábia não tinha unidade política, estando dividida em clãs familiares.
Sabe-se que os muçulmanos consideram Jesus como um profeta que foi morto, mas para eles é inadmissível que aquele profeta possa identificar-se com Deus. De outra parte, todas as religiões, exceto o cristianismo, também consideram escandalosa tal equiparação.
O penúltimo profeta foi Issa (Jesus), que os muçulmanos acreditam ter profetizado a vinda de Maomé. Os muçulmanos aceitam o nascimento de Issa a partir de uma virgem, mas não acreditam que ele tenha morrido na cruz; em vez disso Issa ascendeu ao céu.
- Deus é chamado de Alá que significa “Aquele que é Deus”. O Corão é considerado a palavra de Deus e contém os fundamentos da fé islâmica. De acordo com a tradição, o Corão foi ditado a Maomé pelo arcanjo Gabriel.