Enquanto a jacutinga possui a barbela (pele da região do pescoço) nas cores azul e vermelha, a barbela do jacu é somente vermelha. 2. A diferença mais notável é a presença de topete branco na jacutinga, uma característica ausente no jacu.
🔵O macho possui a íris dos olhos vermelhas enquanto o olhar das fêmeas é caracterizado pela cor preta. 🔵O significado do seu nome Jacu, que vem do tupi é “o que se alimenta de grãos”.
Penelope é um gênero de aves da família Cracidae da ordem dos Galliformes. Mais conhecidos por jacu, no Brasil este gênero abriga sete espécies diferentes. Os jacus são aves de grande porte, que podem atingir 85 cm de comprimento. A cauda é longa e arredondada, bem como as asas.
"Jacutinga" se origina da junção dos termos tupis ya'ku (jacu) e tinga (branco), significando, portanto, "jacu branco", numa referência às penas brancas no topo da sua cabeça e nas suas asas.
A jacutinga é uma ave da ordem dos Galliformes da família Cracidae. É monotípica e frequentemente incluída no gênero Pipile. No passado, já foi considerada conspecífica com a jacutinga-de-garganta-azul (Aburria cumanensis).
É uma ave corpulenta e de coloração negra. Possui o alto da cabeça e a ponta das asas com manchas brancas, garganta vermelha e bico azul esbranquiçado.
Reprodução: É monógamo (indivíduo só tem um único parceiro durante toda a vida). O casal constrói o ninho pequeno nos cipós, ou no alto das árvores, ou em troncos caídos; algumas vezes aproveita ninhos abandonados de outras aves. Os ovos são brancos, lisos e grandes. A incubação dura aproximadamente 28 dias.
A jacutinga se alimenta dos frutos da palmeira-juçara e, quando voa, leva no seu sistema digestivo muitas sementes, que acabam se espalhando por aí. Já a juçara, oferece alimento para muitas espécies de animais e é essencial para a fauna da Mata Atlântica.
O nome foi assim designado pelas muitas jacutingas que habitavam a região. Passados 36 anos, o vilarejo tornou-se "Santo Antônio de Jacutinga", já apresentando desenho e ares de cidade.
Cracidae é uma família da ordem galliforme que inclui as aves conhecidas popularmente no Brasil como mutum (gêneros Crax e Pauxi), jacu (gênero Penelope), jacutinga (gênero Aburria) e aracuã (gênero Ortalis).
É predominantemente frugívoro, e nisto altamente especializado, embora alimente-se também de folhas, brotos, grãos e insetos. Dentre as frutas de árvores nativas, essa espécie de ave é muito atraída por frutos de araçá.
Quando assustada a ave emite um forte grito de alarme seguido de um forte ruflar das asas. Geralmente o jacu canta no período da manhã e final da tarde.
Além de grãos, essa ave também se alimenta de insetos e frutos encontrados na copa das árvores ou no solo. Por isso, passa boa parte do tempo no chão e é conhecida pelo seu canto alto e penetrante.
O Santuário Ecológico desempenha um papel importante para o refúgio desses e de outros animais também. Como toda e qualquer espécie, o Jacu tem sua função no ecossistema local como um ótimo engenheiro na distribuição das espécies vegetais nas matas.
Essa é a jacutinga (Aburria jacutinga), uma ave nativa da Mata Atlântica. Assim como outras dezenas de aves nativas, ela se alimenta do fruto da juçara.
Essa é a jacutinga (Aburria jacutinga), uma ave nativa da Mata Atlântica. Assim como outras dezenas de aves nativas, ela se alimenta do fruto da juçara.
A Jacutinga (Aburria jacutinga), também chamada jacuapeti, jacupará e peru-do-mato, é uma ave que habita as florestas da Mata Atlântica, como as do PEI. A espécie está em via de extinção devido ao desmatamento e a caça predatória.
Quais são as principais características e curiosidades sobre a Jacutinga?
Ela é um animal incrível, que pode ser observada no Parque Nacional do Iguaçu. Você sabia que se quiser avistar uma Jacutinga é mais provável que a encontre em galhos de Palmeira Juçara? Elas adoram o fruto dessa árvore e de outras nativas, espalhando suas sementes.
Põe três ovos grandes, uniformemente brancos. O período de incubação é de 28 dias, geralmente entre os meses de outubro a março. As ninhadas são de dois a três filhotes.
Habita o interior da floresta e ocupa o estrato alto da mata. Produz som instrumental com as asas, muito conhecido pelos caçadores. Costuma pousar sempre nos mesmos locais para dormir.