Alma sentiu grande alegria quando soube que eles haviam se fortalecido na fé e desenvolvido grande força espiritual. Eles adquiriram essa força porque “haviam-se devotado a muita oração e jejum; por isso tinham o espírito de profecia e o espírito de revelação” (Alma 17:3).
A consagração nos leva além da obrigação; nos move do limite da obrigação para a espontaneidade; nos tira do lugar da obediência para um lugar de sacrifício, oferecendo a Deus algo que nos custa. Saímos do conforto, do mediano, do comum para uma “anormalidade” espiritual.
O jejum espiritual deve ser feito voluntariamente, sob a orientação de Deus, e só tem efeito se unido à oração, ao arrependimento e a uma autorreflexão. É fundamental ter um bom motivo para jejuar, porque, do contrário, dificilmente haverá resultado na vida espiritual.
Na Bíblia, consagração significa dedicar algo ou alguém a Deus. Quando uma pessoa ou alguma coisa é consagrada, fica dedicado para o louvor e o trabalho de Deus. Todo crente deve consagrar sua vida a Deus. A consagração é um ato importante, que marca uma mudança na vida de uma pessoa ou no uso de qualquer coisa.
A “consagração” na Missa refere-se ao momento central em que o pão e o vinho, pelas palavras de Cristo proferidas pelo sacerdote e pela invocação do Espírito Santo, tornam-se Corpo e Sangue de Cristo.
Qual a diferença entre jejum e consagração? O jejum é a abstinência do alimento; a consagração é quando a experiência do jejum vai além de simplesmente deixar de comer!
Jejum intermitente. Com diferentes objetivos, o jejum intermitente é considerado mais um estilo de vida, já que muitas pessoas o adotam permanentemente. ...
O jejum que me agrada é que vocês repartam a sua comida com os famintos, que recebam em casa os pobres que estão desabrigados, que deem roupas aos que não têm e que nunca deixem de socorrer os seus parentes. “Então a luz da minha salvação brilhará como o sol, e logo vocês todos ficarão curados.
A consagração é encontrada quando dedicamos tempo todos os dias para estudar a Bíblia e orar. Além disso, é fundamental falar de Deus para outras pessoas. Se dedicarmos um tempo a cada dia para esse processo, estaremos no caminho certo.
Jesus mostrou que uma vida consagrada é uma vida de serviço. Horas antes do início da agonia de Sua Expiação, o Senhor humildemente lavou os pés de Seus discípulos, dizendo-lhes: “Ora, se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns aos outros.
No momento da Consagração de cada espécie, inclinar a cabeça e pronunciar silenciosamente “Meu Senhor e meu Deus”, reconhecendo a presença de Cristo no altar.
Embora não exista um padrão único de jejum na Igreja, exceto a duração de 24 horas e a abstinência de duas refeições, consideramos uma vantagem espiritual participar da reunião de jejum e testemunho perto do final do jejum.
O jejum que agrada a Deus é o que quebra as amarras da alma que alimentam o orgulho e a soberba, e não aquele que deixa a pessoa um dia sem comer e com a “cara amarrada, fechada, amarga e azeda” para os outros, pois esse não agrada a Deus; porém, o jejum que O agrada é aquele que nos faz mais fraternos, irmãos, amigos ...
Neste versículo Allah menciona as principais coisas que invalidam o jejum que são comer, beber e manter relações sexuais. As outras coisas que quebram o jejum foram mencionadas pelo Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) em sua Sunnah.
O que acontece no mundo espiritual durante o jejum?
Quando jejuamos, passamos a vigiar mais os nossos pensamentos, sentimentos, palavras, atitudes e reações. Ou seja, temos que vigiar cem por cento o nosso espírito. e fazendo isso estamos fortalecendo o nosso espírito. Quando nosso espírito está forte, passamos a ter autoridade no mundo espiritual.
É um ato de entrega total de si mesmo(a) a Maria, como meio para se consagrar a Jesus Cristo. Entregar-se inteiramente à Maria e, por Ela, a Jesus, e em procurar fazer todas as ações com Maria, em Maria, por Maria e, para Maria.
O jejum pode inclusive ajudar a melhorar a qualidade do envelhecimento, algo que ainda está sendo estudado. Mas também parece gerar uma maior sensação de fome. Em relação ao controle do peso, a prática pode efetivamente ajudar a emagrecer e, mais importante, a reduzir a massa gorda.
O jejum religioso tem sempre em vista o louvor a Deus. É uma “mortificação da carne” como ato de culto; uma renúncia em busca de uma aproximação de Deus; um gesto de sacrifício e controlo dos desejos a fim de alcançar um crescimento espiritual. Em todas as religiões há a prática do jejum.
“Consagração” é o ato de dedicar algo a um “propósito sagrado”. “Mariano” refere-se a Maria, a Santíssima Virgem e Mãe de Deus. Quando juntamos os dois termos, compreendemos que a Consagração a Nossa Senhora é o ato de confiar as nossas almas a Maria.
Consagrar-se ao Senhor significa tomar uma decisão 𝗰𝗼𝗻𝘀𝗰𝗶𝗲𝗻𝘁𝗲 𝗲 𝗱𝗶𝘀𝗽𝗼𝘀𝘁𝗮 de dedicar sua alma, mente, coração à Deus. 💭 Na passagem bíblica de hoje, somos instruídos a consagrar 𝘁𝘂𝗱𝗼 𝗼 𝗾𝘂𝗲 𝗳𝗮𝘇𝗲𝗺𝗼𝘀 ao Senhor para termos sucesso em nossos planos.