A malha fria, também conhecida como malha PV (poliviscose), recebe esse nome por ser mais confortável e fria, mesmo em dias e ambientes mais gelados. Trata-se de um tipo de malha obtida por meio da mistura de dois tecidos: 67% de poliéster e 33% de viscose, aproximadamente.
O que é malha PV – poliéster + viscose? Geralmente composta por poliéster e por viscose, a malha PV também é conhecida como “malha fria”, característica das fibras de viscose, com toque refrescante e leve. O Poliéster caracteriza a durabilidade e a resistência, fortalecendo os atributos desse tipo de malha.
Ao contrário de tecidos naturais, como algodão, que tendem a absorver a umidade e o calor, a malha fria é altamente respirável e de secagem rápida. Isso significa que ela ajuda a afastar o suor da pele e permite que o ar circule livremente, mantendo você fresco e seco o dia todo.
A resistências do fios que compõem a malha fria é bastante alta, isso por serem fios criados especificamente para isso, fios criados de forma sintética e com finalidade direcionada a malhas e tecidos de roupa, portanto são mais resistentes que o fio natural de algodão.
Em eventos, a malha mais comum é a PV. Tem a vantagem de ser mais em conta do que a Piquet PA. A PV também tem como característica ser prática, não é necessário passar dependendo da forma que for lavada. No entanto, possui a desvantagem de esquentar por possuir poliéster na composição.
Malha PV - para que serve e quais as suas vantagens
Qual a malha mais confortável?
As malhas de viscose possuem ótimo caimento e são de extremo conforto. Elas são super versáteis e podem ser utilizadas para confecção de camisetas. A poliamida é muito utilizada para confecção de camisetas esportivas, por ser leve e confortável, além de facilitar a transpiração e auxiliar na movimentação do atleta.
As malhas de algodão podem ser encontradas tanto em uma versão cardada quanto penteada. A primeira é mais áspera e consequentemente mais barata. Já uma malha de algodão que passa pelo processo em que são “penteadas” são extremamente macias.
A única forma de não haver encolhimento em roupas, é optar por peças de composição sintética, como o poliéster ou o nylon, porém estas peças não proporcionam o mesmo conforto e maciez que a fibra natural.
"Os melhores tecidos são seda, linho, algodão, viscose e tencel", explica Stephanie. Entre os tecidos bons para o calor, um que está muito na moda é o cetim de seda, especialmente para saias. Outra tendência do momento é o algodão, que vem aparecendo bastante nas passarelas.
Quais são as características da camiseta malha PV? A espessura do fio da malha PV, geralmente, é de 30.1, composta por 65% poliéster e 35% viscose, que garante a maciez ao toque e também rapidez na secagem, sendo um tecido que promove praticidade para as peças no dia a dia, sem precisar passar, esperar secar, etc.
Malha PV. A malha PV, também conhecida como malha fria, contém viscose e poliéster em sua composição. Ela é muito utilizada na produção de uniformes escolares e camisetas, porque possui toque leve e não amassa muito.
A malha fria, também conhecida como Malha PV (viscose e poliéster), é um tecido que se destaca por aproveitar as melhores características resultantes da mistura desses dois materiais. Apesar de a composição dessa malha ser diferente entre os fabricantes, é geralmente composta por 35% de viscose e 65% de poliéster.
– Evite secadoras de roupa, opte pelo varal; – Não utilize alvejantes com cloro em suas composições; – Ao passar a peça, utilize uma temperatura de até 110°C; – Não misture roupas coloridas ao lavar a malha PV.
Porém, de maneira geral, a Malha PV é ideal para confeccionar peças com grande frequência de lavagem e uso, como uniformes escolares, profissionais, camisetas promocionais e pijamas.
E roupas sintéticas criam o ambiente perfeito para as bactérias fedorentas do suor. Se você faz exercício físico, suas roupas vão ficar suadas e fedidas.
Feita com 100% de fibras naturais, a malha de algodão é macia e proporciona a melhor sensação térmica, sendo um tecido que não esquenta e ideal para a confecção de uniformes profissionais, escolares ou promocionais para o verão.
Ao contrário do algodão, tecidos provenientes do nylon, como o poliéster, não absorvem grande quantidade de suor, ou seja, criam umidade em locais como as axilas, ambiente ideal para o surgimento de bactérias.
O que é Malha PV? Diferentemente das malhas de algodão, a de PV não possui diversos tipos de fabricação, o que a diferencia é a sua composição. Por ser uma combinação de poliéster e viscose (2/3 e 1/3, respectivamente), componentes sintéticos, a poliviscose é inteiramente artificial.
Lã Vicuña. Vamos começar pelo mais caro e raro tecido dessa lista. Esse tipo especial de lã é conhecido como a “fibra de deus”. Ela vem das ovelhas vicuñas, na região central dos Andes no Peru e só pode ser extraída uma vez a cada três anos.
Alguns tecidos, como jeans e moletom, por exemplo, podem encolher na primeira lavagem e depois, com o uso, “lacear” e voltar ao normal. No entanto, isso não vale para todos os tipos de roupa.
A malha fria, também conhecida como malha PV (poliviscose), recebe esse nome por ser mais confortável e fria, mesmo em dias e ambientes mais gelados. Trata-se de um tipo de malha obtida por meio da mistura de dois tecidos: 67% de poliéster e 33% de viscose, aproximadamente.
Malha PP ou Poli Fiado: Malha feita em 100% poliéster, possui um valor baixo, é mais utilizado para estampa por sublimação, que exige um material sintético, ele tem um toque muito parecido com o PV, porém por não ter a viscose se torna uma camiseta mais quente de usar.