As letras 'm' e 'n' são consoantes quando aparecerem antes de uma vogal e no início da palavra. Quando as letras 'm' e 'n' vêm depois de uma vogal e estiverem no meio de uma palavra, e não tem outra vogal depois delas, elas não soam! Nesse caso, estamos falando de dígrafos vocálicos.
De acordo com as regrinhas da língua portuguesa, antes de “P” ou “B” devemos usar a letra “M”. Em outras palavras, com outras consoantes, usamos a letra “N”. Ou seja, é uma regra bem fácil […]
Pra MEN (plural), você só finaliza com N, então fica “mén”. Pra MAN (singular), você vai colocar um schwa bemmm curto logo depois do É, então fica “mééé- uhn”.
O uso da consoante M é obrigatório antes das consoantes P e B, sendo essa uma regra da língua portuguesa. Percebemos que, ao produzir o som das letras M/P/B, nossos lábios se juntam, por isso elas são chamadas de consoantes bilabiais.
Quando Usar M ou N? Aprenda a Empregar M ou N de Verdade!
Qual a regra do men?
Aqui usamos a letra "A" seguida de "M", pois na próxima sílaba temos a letra "P". Temos, então, essa regra: a letra "M" finaliza uma sílaba quando a letra da sílaba a seguir for "P" ou "B". Já em "tangerina", "laranja" e "morango", vamos usar a letra "N" para escrever esta sonoridade nasal.
Em inglês, men é o plural de man, que traduzimos como homem. Essa transformação de uma letra muda o significado e abre um leque de possibilidades na comunicação. Confira alguns exemplos: “The men are working hard.” (Os homens estão trabalhando duro.)
Man. Significa simplesmente "homem", mas é bastante usada para se referir a algum amigo ou mesmo a alguém que você não conheça. É usada basicamente entre todas as idades, exceto crianças.
As letras 'm' e 'n' também podem aparecer nas palavras como ditongos. A letra 'm' aparecerá como ditongo quando estiver no final de uma palavra. Já a letra 'n' aparecerá como ditongo quando estiver no interior de uma palavra.
Em substantivos terminados em vogal + y, acrescenta-se -s: A monkey (um macaco) – the monkeys (os macacos) A boy (um garoto) – three boys (três garotos)
A vogal com o “til” se junta a outras letras nos seguintes casos: ã – ãs – ãe – ães - ão – ãos – ões – õe– õem. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) O uso do “til” faz com que, ao lermos as palavras com esse sinal, elas tenham o som nasal, que sai pelo nariz e pela boca.
A razão é fonética: m, p e b são consoantes bilabiais, quanto ao ponto ou zona de articulação. Quando se pronuncia a primeira sílaba da palavra embora, por exemplo, a consoante m nasala o e e prolonga-se até à articulação do b, havendo como que um instante de fusão entre as duas.
Olha só: M vem sempre antes das letras B e P. Então nas sílabas em que o som nasal vier antes de B ou de P, a nasalização vai ser marcada pela letra M: samba, campeões, temperatura, chumbo.