Se a CPTM atende também a Região Metropolitana, o Metrô possui plano de expansão para o ABC, Taboão da Serra e Guarulhos; se os trens do Metrô circulam no subterrâneo, a CPTM também possui trechos subterrâneos na Linha 11-Coral, e ambas possuem trens andando em superfície.
Na capital paulista, os trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) são movidos a energia elétrica, assim como os do metrô. Mas oferecem serviços bem diferentes. Os trens da CPTM são maiores que os do metrô. Transportam mais passageiros ao mesmo tempo, mas têm um tempo de espera também maior.
No Brasil, os trens podem chegar a 90 km/h, enquanto os metrôs a 80 km/h. Em relação à taxa de aceleração ocorre o inverso. Afinal, os trens do metrô têm taxas de aceleração e frenagem mais eficientes, pois todos os seus carros são motorizados, o que permite maior controle e segurança.
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre (Trensurb) dividem a primeira posição, com trens que alcançam os 90 km/h; 2. O Metrô de São Paulo aparece em seguida, com velocidade de 87 km/h; 3.
Atualmente, está presente em 18 municípios e opera cinco linhas (7, 10, 11, 12 e 13). A CPTM tem 57 estações operacionais, das quais 53 estão na Região Metropolitana. A Companhia transporta por dia cerca de 1,9 milhão de passageiros.
METRÔ O metrô é um sistema de trens, que circulam quase exclusivamente por via subterrânea, utilizado para transportar grandes quantidades de passageiros nas áreas urbanas e suburbanas e é sem dúvida o mais eficiente meio de transporte urbano do mundo moderno.
A CPTM tem hoje 196 Km de linhas e 57 estações operacionais, atende 18 municípios e se apresenta como elo fundamental do ecossistema da mobilidade dentro da Região Metropolitana de São Paulo, promovendo constantemente obras de melhoria e modernização do sistema ferroviário por ela administrado.
A linha 7-Rubi da CPTM, que tem a estação Luz como ponto de chegada e partida, é a mais longa de toda a rede metroferroviária paulista, com quase 61 quilômetros de extensão.
A Linha 11-Coral, a mais movimentada da CPTM, registrou 87,12% de satisfação, superior aos 80,96% de 2022. Já a Linha 7-Rubi obteve 86,25%, contra os 80,28% do ano passado.
São Paulo, 2 de maio de 2023 – De acordo com a pesquisa 'O Melhor de São Paulo', divulgada no último dia 30, o Metrô de São Paulo foi eleito o Melhor Serviço Público da cidade. A companhia garantiu o topo entre os mais bem colocados na apuração que elegeu os melhores da capital em diversos temas.
No século XVIII, as pessoas escreviam 'trem' ou 'trein', em português, pois as duas palavras vêm do francês antigo 'train' e este de 'traïner' (puxar, trazer, arrastar). 'Traïner' veio do verbo latino 'trahere', que também significa puxar, trazer. É de 'traïner' que, em inglês, surgiu 'to train' (treinar).
Os vagões são veículos ferroviários sem motor, normalmente puxados por locomotivas. Existem muitos tipos diferentes, especializados para movimentar diversos tipos de carga.
Em média, nas linhas de trem, os vagões viajam por mais de dois quilômetros para chegarem à próxima estação. No metrô, a distância entre as estações é maior do que 500 metros e não ultrapassa 1,5 km.
A Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô foi constituída no dia 24 de abril de 1968. É controlada pelo Governo do Estado de São Paulo sob gestão da Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos (STM).
A estação de metrô mais movimentada de São Paulo é a Sé, com uma média de 368 mil embarques diários em 2024. O total de embarques foi obtido somando a média de 169 mil usuários da Linha 1-Azul e 199 mil da Linha 3-Vermelha. Em seguida, aparece a estação Luz. O local conta com uma média de 266 mil embarques diários.
Entre esses projetos, o Terminal de Ônibus de Vila Mariana se destaca. A Estação Sé foi inaugurada em 1978 e fornece a ligação entre as linhas 1–Azul e 3–Vermelha do Metrô. Esta é a maior estação de toda a rede, sendo capaz de servir cem mil passageiros por hora.
É atualmente responsável pela operação e manutenção de cinco das sete linhas (Linhas 7, 10, 11, 12 e 13) do Trem Metropolitano de São Paulo, que totalizam 57 estações ativas e 196 km de malha ferroviária, além do Expresso Turístico.
Inaugurado em 16 de fevereiro de 1867, o Complexo da Estação Ferroviária de Jundiaí foi construído para ser o terminal da antiga São Paulo Railway, posteriormente denominada Estrada de Ferro Santos-Jundiaí. Foi a primeira linha ferroviária em território paulista que conectou o planalto ao litoral.
As linhas melhores avaliadas são a Linha 8-Diamante, que no ano passado ainda era operada pela estatal, além da 13-Jade, sendo ambas com 87,8%. A pior avaliada é a Linha 12-Safira, com apenas 65,6%.
O Trem Intercidades – Eixo Norte (TIC), que irá ligar São Paulo a Campinas, com parada em Jundiaí, será o mais rápido do Brasil. A velocidade média alcançará 95 km/h e o trem percorrerá um trajeto de 101 quilômetros. Os veículos que vão operar a nova linha podem alcançar a velocidade máxima de 140 km/h.
Qual é o salário de um maquinista de trem da CPTM?
Salários de Maquinista da empresa Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) A faixa salarial anual estimada do cargo de Maquinista na empresa Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) é de R$ 43 mil a R$ 62 mil. Ela inclui o salário base e a remuneração variável.
[6] Os funcionários da CPTM não são nem servidores públicos de fato – estatutários e contratados diretamente pelo Estado – mas sim trabalhadores CLTistas dessas empresas públicas.