Qual a diferença entre MTBF e MTTF?
Escritos, os dois acrônimos são lidos da seguinte forma: Tempo médio até a falha (MTTF), ou seja, o componente / instrumento será substituído, após uma falha. Tempo médio entre falhas (MTBF), tempo médio entre (duas) falhas, ou seja, o componente / instrumento será reparado, após uma falha.Para que serve o MTBF?
MTBF é uma sigla que vem do inglês e significa “mean time between failures”. Em bom português, isso significa “tempo médio entre falhas”. A função desse indicador, dessa métrica, é indicar o tempo médio entre as falhas de um equipamento, máquina ou operação, medindo sua confiabilidade.O que é MTBF MTTF e MTTR?
O que é MTBF e MTTR? MTBF significa Mean Time Between Failures, ou tempo médio entre as falhas. Já MTTR é a sigla para Mean Time To Repair, que pode ser traduzido como tempo médio de reparo. De maneira simplificada, é o tempo entre a falha e o momento em que o sistema volta a operar após a manutenção.O que é o MTTR?
MTTR (mean time to repare) é a sigla em inglês para tempo médio para reparo de um equipamento, máquina ou sistema. Este indicador considera o tempo de detecção do problema, chamada, retorno e tempo real de reparo. Ou seja, todo o intervalo de tempo para que o ativo volte a operar como o esperado.MTBF e MTTR: como analisar esses indicadores de manutenção?
Qual o MTBF ideal?
O recomendado é calcular 70% do tempo médio de falhas para realizar essa inspeção. Ou seja, se o motor elétrico apresenta um MTBF de 181,6 horas, a cada 127,1 horas (181,6 x 0,7) deve-se realizar a inspeção no equipamento.Quanto maior for o MTBF e menor for o MTTR melhor será o desempenho do equipamento?
Logo, pode-se afirmar que o ideal é que o MTBF seja o maior possível, enquanto o MTTR seja o menor. Assim, quanto maior o tempo entre uma falha e outra melhor será a produtividade da sua empresa. Bem como, quanto menor for o tempo de reparo, mais rápido a máquina voltará a operar.Como se calcula o MTTR?
O MTTR pode ser calculado considerando o tempo total gasto em reparos durante um período determinado e, em seguida, dividindo esse tempo pelo número de reparos.Como definir a meta de MTBF?
Como definir uma meta para MTBF? Para definir uma meta para MTBF, é preciso levar em conta que um dos seus maiores benefícios é antecipar a chance de um equipamento falhar em um determinado período de tempo.Como definir uma meta para MTBF?
Para calcular o índice MTBF, utiliza se a fórmula padrão: MTBF= tempo total do bom funcionamento em um período, subtraindo o tempo total de manutenção, dividido pelo número de falhas. Esse índice revela que a cada 2 horas deverá haver uma falha na máquina, deixando a indisponível e gerando prejuízos na produção.Como calcular o Mttf?
O MTTF é calculado como o total de horas de operação, dividido pelo número total de itens rastreados.O que é backlog na manutenção?
Backlog é um indicador de tempo. Consiste na soma de todas as tarefas pendentes de manutenção em determinado período de tempo, ou seja, em que quantidade de dias o seu efetivo de manutenção teria de trabalhar, para concluir todas as atividades de manutenção necessárias.O que é a manutenção preditiva?
A manutenção preditiva possui o objetivo principal de antecipar e encontrar a raiz de problemas em máquinas e equipamentos. Ou seja, mesmo antes de se tornarem problemas potenciais, agindo quando ainda somente se encontram sintomas. Isso é possível graças ao seu modo de aplicação, por meio de monitoramento constante.O que é OEE na manutenção?
O OEE na manutenção é usado para medir a eficiência global dos equipamentos. A sigla é proveniente do termo Overall Equipment Effectiveness (OEE), que pode ser traduzido de forma livre como ”eficácia geral dos equipamentos”.Qual MTTR ideal?
Como já frisamos acima, o ideal é um MTTR de valor baixo. Reduzi-lo denota mais eficiência na operação e melhores resultados para a sua empresa. Porém, para isso, é preciso tentar reduzir ambos os fatores: tanto o tempo total de duração da manutenção, quanto o número de reparos.O que podemos fazer para reduzir o MTTR?
Como reduzir a manutenção corretivaA redução do MTTR envolve três fatores principais – acelerar a elaboração de relatórios, centralizar e organizar a informação e investir na manutenção do equipamento. Mais uma vez, o segredo pode estar dentro da sua equipe.
Como calcular a Taxa de falha?
A unidade para a taxa de falha é o chamado FIT (Failure In Time) – é indicado o número de falhas por 109 horas. Exemplo: Se um sistema permanecer intacto com uma taxa de falha média constante de 100 horas, a taxa de falha calculada é: λ = 1 / 100h = 1*10-2 h.O que é o indicador de disponibilidade?
A disponibilidade é um indicador que pode ser usado para avaliar o tempo que um ativo pode ser usado, a exemplo de uma máquina industrial. A métrica serve para mostrar a probabilidade de o equipamento não ficar parado por conta de atividades de manutenção preventiva, considerando um determinado período de tempo.Quais os 5 principais indicadores de manutenção?
Quais são os principais indicadores de manutenção?
- MTBF – Mean Time Between Failures. ...
- MTTR – Mean Time to Repair. ...
- Taxa de falhas. ...
- Disponibilidade inerente. ...
- Confiabilidade. ...
- CMF – Custo de Manutenção sobre Faturamento. ...
- CPMV – Custo de Manutenção sobre Valor de Reposição. ...
- CMUP – Custo de Manutenção sobre Unidade Produzida.
Como calcular MTBF no Excel?
A maneira mais simples de usar o Excel para calcular e visualizar o MTBF é usar tabelas já pré-configuradas, como a que disponibilizamos depois de você usar a calculadora. É só clicar no hiperlink "Visualize a produtividade em % e gráfico" depois de calcular.O que é MDT na manutenção?
Tempo de indisponibilidade médio (MDT)É o tempo médio que um equipamento fica inoperante devido a falhas ou manutenção. MDT = (Tempo total de indisponibilidade) / (Número de reparos realizados).