Vale destacar que um recurso semelhante já existia no Bluetooth 5, o Dual Audio. No entanto, somente a versão 5.2 permite a utilização do LE, permitindo que diversos dispositivos possam ser conectados simultaneamente, e não somente dois.
O que mudou do Bluetooth 5.0 para o 5.3? A principal diferença é a maior eficiência energética, menor interferência e melhor estabilidade em conexões multidispositivo no Bluetooth 5.3.
Em 2016, os estudos a fim de otimizar o recurso criaram a versão 5.0. Com ela, a comunicação passou a suportar uma distância de mais de 40 metros, ou seja, a classe 1 dos aparelhos — até então limitada a 10 metros. A velocidade também foi um diferencial, crescendo para 50 Mb/s.
Ele suporta até 7 dispositivos Bluetooth de uma só vez com uma poderosa conexão sem fio. Você pode transferir arquivos, músicas e vídeos entre seus dispositivos Bluetooth e o PC com velocidades de transmissão 2x mais rápidas.
O alcance da ligação Bluetooth é de, aproximadamente, 10 metros (30 pés). No entanto, o alcance de comunicação máximo varia consoante os obstáculos (pessoa, metal, parede, etc.) ou ambiente eletromagnético. NOTA: Nem todos os dispositivos áudio da Sony são fornecidos com capacidade Bluetooth.
Bluetooth 5.2 e BLE, o que mudou dos anos 2000 para cá no universo Bluetooth?
Qual a diferença entre os tipos de Bluetooth?
O Bluetooth clássico é uma tecnologia para comunicação entre dispositivos dos mais diversos portes e finalidades de uso, como celulares, caixas de som e headsets. Já o Bluetooth Low Energy (BLE), também chamado de Bluetooth Smart, surgiu com o lançamento do Bluetooth 4.0.
Os dois tipos de fone usam a tecnologia bluetooth. A grande diferença é que o modelo TWS é completamente sem fios e o fone de ouvido bluetooth tem um cabo que une o lado direito e esquerdo. Ambos são práticos e confortáveis.
O nome “Bluetooth” é uma homenagem ao rei da Dinamarca e Noruega, Harald Blåtand, que na língua inglesa é chamado de Harold Bluetooth. O nome do rei foi escolhido pelo fato dele ter unificado as tribos de seu país, semelhantemente ao que a tecnologia pretende fazer: unificar tecnologias diferentes.
A tecnologia de rádio sem fio de curto alcance Bluetooth® opera na banda de frequência de 2,4 GHz. A tecnologia Bluetooth permite que PCs e dispositivos móveis sejam sincronizados com periféricos, como fones de ouvido sem fio, teclados ou mouses sem a necessidade de cabos ou infraestrutura de rede de suporte.
Quando comparado ao WiFi, o Bluetooth tem uma taxa de transferência muito mais lenta, opera em um alcance mais curto e requer muito menos energia. Isso significa que as baterias Bluetooth duram mais e não são tão grandes. Os dispositivos Bluetooth são pequenos e funcionam até mesmo na área industrial.
A especificação Bluetooth permite uma taxa de transferência de dado de 1Mbps. Na prática, essa taxa é menor. Como exemplo, em uma transmissão full duplex atinge-se normalmente uma taxa de 432 Kbps, para transmissões half duplex os valores sobem para 721 Kbps. Já nas transmissões de voz, a taxa é de 64 Kbps.
O Bluetooth é gerenciado pelo Bluetooth Special Interest Group (SIG), que tem mais de 35 000 empresas associadas nas áreas de telecomunicações, computação, redes e produtos eletrônicos de consumo. O IEEE padronizou o Bluetooth como IEEE 802.15.1, mas não mantém mais o padrão.
Fones de ouvido TWS: tudo que você precisa saber sobre esses fones. TWS é a sigla de True Wireless Stereo, termo que significa o verdadeiro som estéreo sem fio em português. Os fones de ouvido TWS, portanto, são aqueles aparelhos totalmente sem fio.
A tecnologia TWS, de True Wireless Stereo, permite reproduzir som estéreo em fones True Wireless, aqueles que não possuem fios e se conectam via Bluetooth com fontes de áudio, como os fones da Samsung, Xiaomi e outros, que concorrem com os Apple AirPods.
Bluetooth permite transferir dados entre dispositivos sem acessar a Internet, mas muitos dispositivos requerem uma conexão Wi-Fi para funcionar corretamente, então nem todos os dispositivos Bluetooth podem funcionar sem WiFi. Por exemplo, você precisa enviar arquivos do seu computador para sua impressora usando WiFi.
A especificação Message Access Profile (MAP) permite a troca de mensagens entre dispositivos. Usado principalmente para uso de viva-voz automotivo. O perfil MAP também pode ser utilizado para outros usos que exijam a troca de mensagens entre dois dispositivos.
Há ainda a Classe 4, que é destinada a dispositivos que consomem muito pouca energia: sua potência é de 0,5 mW; o alcance é de meio metro, aproximadamente. Esse índice sugere que um aparelho com Bluetooth classe 3 somente conseguirá se comunicar com outro se a distância entre ambos for inferior a 1 metro, por exemplo.
A distância máxima de alcance das conexões Bluetooth depende da classe de rádio instalada no dispositivo: Classe 1: é a classe com maior alcance. Aparelhos com esta tecnologia podem se conectar com outros que estejam até 100 metros de distância.
A máxima distância percorrida por um sinal de Bluetooth é de 100 metros na classe 1, de 10 metros na classe 2 (que equipa a maior parte dos smartphones) e de 1 metro na classe 3, o suficiente para o uso em fones de ouvidos conectados ao celular.