A designação de número descreve quantos dados podem ser transmitidos pelo cabo: o cat 5 chega a velocidades de 10/100 Mbps a uma largura de banda de até 100 MHz. o cat 5e a velocidades de 1000 Mbps e o cat 6 a 10 gigabits por até 250 MHz. O cabo tem pontas RJ45 em ambas as extremidades.
Se você quer uma opção mais barata e não planeja ter velocidades muito altas, então use o Cat5e. Se você estiver disposto a investir mais dinheiro, o Cat6 será uma escolha melhor porque oferece o melhor desempenho. O cabo Cat6 é a melhor escolha para o PoE porque ele pode lidar com mais energia em distâncias maiores.
O CAT6 é o cabo padronizado com par retorcido para Ethernet, considerado o cabo mais duro e menos flexível. As transmissões pelo CAT6 atingem velocidades de até 10Gbps em até 100 metros. Este cabo é indicado para empresas que dependem de grandes velocidades de transmissão e do mínimo de interferência.
O cabo de rede CAT5e leva esse nome por ser uma versão “Enhanced” (melhorada) do CAT5. Ele é um cabo mais adequado para quem tem conexões acima de 100 Mbps em casa. Isso porque ele consegue atingir 1000 Mbps em transferências, arredondado para a chamada rede Gigabit.
Cat6a. A categoria 6a ou ampliada (augmented) suporta frequências de até 500 MHz e possui uma modulação de sinal para evitar perdas e interferências durante a transmissão de dados.
Residências e pequenos escritórios: o Cat5e ou Cat6 geralmente são suficientes; Aplicações de alta performance: considere o Cat6a ou Cat7; Ambientes corporativos e data centers: o Cat7 ou Cat8 pode ser a melhor escolha.
Já de acordo com as diretrizes RoHS, o Cabo de Rede UTP 4 Pares Cat5e Speedlan 100% Cobre conta com Bitola de 24 AWG oferecendo qualidade na transmissão dos dados.
O CAT6 é considerado a melhor opção entre os cabos mais utilizados atualmente, sendo usado por diversas companhias de alta tecnologia, devido ao seu alcance de 10 Gbps.
A designação de número descreve quantos dados podem ser transmitidos pelo cabo: o cat 5 chega a velocidades de 10/100 Mbps a uma largura de banda de até 100 MHz. o cat 5e a velocidades de 1000 Mbps e o cat 6 a 10 gigabits por até 250 MHz.
O Cabo Cat6A é fabricado com tolerâncias mais rigorosas e uma torção dos pares maior. Enquanto o Cat6 trabalha em frequências de até 250MHz o Cat6A suporta frequência de até 500Mhz. Frequências maiores significa que a informação é transmitida com mais robustez ao longo do cabo de rede.
Vamos começar citando que não existe uma regra que proíbe você de usar um cabo com uma distância muito extensa. Mas sim, existe um limite máximo de 100 metros, este é o limite máximo que possui certificação, para distâncias maiores eu te recomendo fazer a utilização de repetidores, hubs, switches ou roteadores.
Posso usar o cabo Cat6 na rede Cat5? Naturalmente, o cabo Cat6 pode funcionar na rede Cat5. É retrocompatível com as especificações anteriores, o que significa que pode ser efetivamente usado com a rede Cat5. A partir da introdução acima, os principais componentes entre o cabo Cat6 e o cabo Cat5 são semelhantes.
Para descobrir a categoria de um cabo de rede, a princípio, basta conferir a informação decalcada na sua parte externa. Neste post, explicamos, de forma geral, algumas das classificações mais usadas nos projetos: Cat5, Cat5e e Cat6. Confira, a seguir.
Específico para os seus projetos de rede, o Conector RJ45 CAT6 Blindado é indicado para montagem de cabos de rede de 8 vias ou para outros aparelhos que a entrada seja RJ 45. Produto de primeira linha precisa de alicate próprio para montagem.
Nota-se que, o cabo Cat6, apesar de comumente ser vendido com bitola de 23 AWG, também pode ser fornecido com versão de 24 AWG, logo certifique-se de adquirir um conector Cat6 que tenha a mesma bitola do cabo escolhido.
A bitola de 2,5 mm² é a escolha mais comum em instalações elétricas residenciais. Um circuito feito com esse cabo a uma tensão de 110 V pode conduzir em média 1200 a 1500 Watts. Considerando isso, podemos ligar 10 tomadas de 100 Watts em um fio de 2,5 mm² de forma eficiente e segura.
Embora o CAT5e seja capaz de fornecer uma largura de banda de até 1 Gb/s e seja amplamente utilizado, o CAT6 se destaca como uma escolha superior em termos de desempenho geral, largura de banda, frequência e capacidade de lidar com futuras demandas tecnológicas.
Cat5e. O Cat5e é o mais usado atualmente em vez do modelo anterior. Apesar de muito semelhantes, essa versão é composta por trançamentos mais justos dos quatro pares. Sendo assim, o número de torções por polegada é maior, o que proporciona um cabo um pouco menos suscetível a interferências.
Saiba as principais vantagens de cada uma. Se respondeu wi-fi saiba que internet a cabo é mais segura e rápida, sim! E, é claro, que as conexões sem fio melhoraram nos últimos tempos, mas ainda não se comparam ao bom e velho cabo ethernet.
Quanto maior o cabo de rede, menor a velocidade? Não necessariamente. O comprimento do cabo de rede pode afetar a velocidade, mas o tipo de cabo e a qualidade da instalação são fatores mais significativos.