Qual a diferença entre o conceito de marca e o de logomarca?
Conclusão. A diferenciação entre marca e logotipo é essencial para a construção de uma identidade visual completa e bem-sucedida. Enquanto o logotipo é apenas um elemento gráfico que representa a marca, a marca engloba uma série de elementos, como valores, personalidade e posicionamento no mercado.
Logomarca é o desenho, o símbolo ou o ícone que representa a marca graficamente. Isso não significa, porém, que uma marca seja obrigada a ter ambos na composição da sua identidade visual.
A logomarca, por sua vez, é um termo incorreto e redundante. Mesmo que seja muito comum falar logomarca ao se referir a uma marca, esta palavra não faz sentido. Para isso é preciso entender a etimologia da palavra, veja o significado a seguir: O termo é formado pela união de “logo” e “marca”.
Logotipo: É a imagem que representa a empresa, produto, negócio,vai em todos os seus materiais gráficos. Submarca: É uma versão reduzida e circular do logotipo principal. Marca d'água de brinde*: É o seu logotipo principal sem o fundo para serem aplicadas sobre suas fotos, ou seja, é em png sem fundo.
Como vimos, a identidade de marca é composta por elementos internos e externos, que contemplam os aspectos visuais de um negócio (nome, logotipo, cores, etc.), e também aspectos conceituais, que definem a razão de ser da empresa e das soluções que ela oferece (quem são e aonde querem chegar).
Conclusão. A diferenciação entre marca e logotipo é essencial para a construção de uma identidade visual completa e bem-sucedida. Enquanto o logotipo é apenas um elemento gráfico que representa a marca, a marca engloba uma série de elementos, como valores, personalidade e posicionamento no mercado.
O símbolo de marca registrada, ou ®, representa uma forma de proteção da própria marca; já o símbolo de copyright, representa a proteção por direitos autorais. Além desses dois símbolos, também é comum (mas não tanto) a utilização do ™ e do ℠. O símbolo ™ costuma ser utilizado por marcas não registradas.
Logomarca é um ícone, desenho ou símbolo que representa uma marca como, por exemplo, a maçã mordida da Apple. Já o logotipo é a marca escrita de forma estilizada, como Coca-Cola.
A logomarca é a identidade visual de uma empresa que contribui para a visibilidade e credibilidade de uma marca, dois fatores que poderão ajudar em seu crescimento. O logotipo é a assinatura de uma empresa, é ele quem vai traduzir visualmente a personalidade da sua marca e gerar identificação com o seu público.
Logotipo é uma representação gráfica de uma marca ou empresa. Ele é constituído por um ícone, feito em design gráfico, e por tipografia (texto). Dentro dos conceitos de comunicação e identidade visual de uma empresa, o logotipo é considerado uma das peças de maior importância.
Não existe uma regra definitiva, mas geralmente o logotipo é composto por tipografia, cor, imagem (símbolo, ícone ou forma gráfica) e tagline – aquele texto adicional que tem a função de representar a alma do negócio, seja traduzindo o seu propósito ou então de maneira descritiva, deixando clara sua área de atuação ( ...
Geralmente, ele possui elementos como imagens, textos, cores e formas que transmitem a identidade e os valores da empresa. Na prática, um logo pode ser representado por um texto junto de uma imagem, apenas um texto ou somente a imagem.
Qual a diferença de identidade visual para logomarca?
Resumindo. Logo ou Logotipo: Símbolo gráfico que representa uma empresa, produto ou pessoa. Identidade Visual: Conjunto de formas gráficas que ajudam a caracterizar a personalidade, associação e memorização de uma empresa. Branding: O DNA da empresa.
Os tipos de logotipos. Existem sete tipos diferentes de logotipos, que podem ser categorizados por: emblemas, representações pictóricas, logotipo de letras, monogramas, letras individuais (letterforms), abstratos, mascotes e logotipos combinados.
“Marca é todo sinal distintivo, visualmente perceptível, que identifica e distingue produtos e serviços, bem como certifica a conformidade dos mesmos com determinadas normas ou especificações técnicas”. Em outras palavras, podemos dizer que uma marca é representação figurada de um produto ou serviço.