Afinal, qual é a diferença entre o frango e a galinha? A resposta está nas linhagens distintas dos dois animais. “Os frangos são aves específicas para o corte, enquanto as galinhas são poedeiras, ou seja, usadas com a finalidade de produzir ovos”, explica doutor Valdecy, médico veterinário da Tijuca Alimentos.
O frango é o galo jovem, portanto a franga é a galinha jovem. Só que, na hora de comprar, vira tudo frango mesmo. Na fase adulta, a galinha ganha popularidade nos pratos. Se ela foi criada em granja, tem a carne macia, clara e sabor mais discreto.
Frango: Carne clara, geralmente branca, devido à rápida maturação e menor atividade muscular. Galinha: Carne mais escura, variando de tons de rosa a amarelo, devido ao maior tempo de exercício e desenvolvimento muscular.
No contexto culinário, o termo frango remete a qualquer prato preparado com a carne de aves como as galinhas. No entanto, o que se chama genericamente de frango pode ainda mais três classificações distintas além do frango em si: o galeto, o frango caipira e o frango capão.
Frangoé o nome que se dá a um galo jovem. Franga, portanto, é a galinha na mesma fase. Na fase adulta, o frango vira um galo. A ave não costuma ser consumida em larga escala nessa época, porque a carne já é mais firme.
Quanto tempo a galinha demora sem botar ovo/Como saber se a galinha está perto de botar ?
Porque chamamos galinha de frango?
Frangos são criados em granja para produzir carne enquanto as galinhas têm a função de botar ovos. Alguns chamam de frango, outros de galinha, e existem até dúvidas e discussões se são o mesmo tipo de ave ou não.
São aves da família dos fasianídeos e da ordem dos galiformes. Quando nascem, são chamados de "pintinhos" (sem distinção de sexo), na fase juvenil são chamados de "frangos" ou "frangas".
Até agora, a origem do frango domesticado permaneceu em debate, embora muitos no campo tenham suspeitado que começou em algum lugar na China (por volta de 7500 aC) e envolveu uma ou mais subespécies de pássaros vermelhos da floresta.
Frango de leite ou galeto - carne macia, com pouca gordura; Frango comum - carne mais apetitosa, com cartilagem fixa; Frango caipira - carne mais rija e firme; Frango capão - carne com maior camada de gordura, ideal para assados.
Logo, o macho vai apresentar a crista mais desenvolvida que a fêmea. Já a fêmea possuirá melhor definição no empenamento. No empenamento lento [machos], as penas primárias são do mesmo comprimento ou menor que as da cobertura. No empenamento rápido [fêmeas], as penas primárias são maiores que as da cobertura.
A diferença é basicamente a época que os animais foram abatidos. O frango, é uma galinha ou um galo quando ainda jovens, ou seja, quando estão na “adolescência”. A galinha é a franga adulta, e o galo é o frango adulto. Por serem adultos, suas carnes tendem a ser mais duras.
Por que o galo cacareja? O galo segue o instinto animal e mostra que é a autoridade do galinheiro. Canta para que outros galos ou animais saibam quem está no comando.
Segundo alguns cientistas, o ovo veio primeiro — eles teriam surgido há cerca de 340 milhões de anos, enquanto as galinhas apareceram há 50 milhões de anos.
A galinha produz o ovo independente da presença do galo. A presença do macho é indispensável quando se quer aumentar o número de aves. Você sabia que as galinhas poedeiras, também chamadas de galinhas de postura, são aquelas destinadas exclusivamente à produção de ovos?
Frango: apresenta uma carne mais clara, geralmente branca, devido à rápida maturação e menor quantidade de atividade muscular. Galinha: a carne é tipicamente mais escura, podendo variar de tons de rosa a amarelo, devido ao maior tempo de exercício e desenvolvimento muscular. Frango: possui carne mais macia e suculenta.
Um outro termo que é um pesadelo para o goleiro é o “frango”, que é quando o atleta falha na hora de evitar o gol. Quando isso ocorre, o goleiro ganha o apelido de “frangueiro”.
Seguindo a lógica da evolução, a primeira galinha moderna teria surgido a partir da mutação genética (ou várias mutações) ocorrida no zigoto produzido pelo acasalamento de duas “quase galinhas”, digamos assim. O DNA combinado das "protogalinhas" deu início às primeiras células em direção a uma galinha moderna.
Redação (07/11/06) – De acordo com José Carlos Machado, gerente do restaurante São Judas Tadeu, em São Bernardo do Campo (SP), que serve o prato desde 1949, “o frango é chamado assim porque é cortado em pedaços menores, 22 para ser mais exato.
Leitor descobriu que, em Latim, a forma FRANGO é do verbo frangere, que significa “romper, quebrar, fazer em pedaços”. Quer me convencer que o nosso FRANGO (= o filho da galinha já crescido, porém antes de ser galo) deve ter recebido este nome porque os romanos devoravam os “quase galos” em pedaços.
O Chester®, na verdade, é uma marca registrada (por isso esse "R" ao lado do nome). Trata-se de um frango maior que o convencional. É diferente do peru, que também é uma ave, mas de outra espécie. A ave foi lançada oficialmente no mercado brasileiro em 1982.
“Mesmo que possa incomodar, isso acontece durante a noite e as galinhas não possuem capacidade visual no escuro, então é muito difícil elas conseguirem se deslocar”. De acordo com o biólogo Bruno Lourenço, autor do registro em vídeo, o morcego sempre atacava as galinhas no mesmo horário, entre 20h e 21h.