Qual a diferença entre o piso vinílico e o piso laminado?
Enquanto o piso laminado permite imperfeições de até 3 milímetros, o piso vinílico pede um contrapiso totalmente nivelado para uma instalação de sucesso. Para regularizar e nivelar pisos residenciais e comerciais em áreas internas e externas, com tráfego leve, você pode usar o contrapiso pronto quartzolit.
A escolha entre piso vinílico e laminado vai depender de alguns fatores-chave: Ambiente: se você precisa de um piso para áreas úmidas, como cozinha ou banheiro, o vinílico é a melhor opção pela resistência à umidade. Já para salas e quartos, o laminado pode proporcionar uma estética mais natural e acolhedora.
Entre os pontos negativos desse revestimento está a impossibilidade de ser utilizado em todo o imóvel. Como não é indicado para espaços com umidade, pode ficar mofado se instalado em áreas úmidas. Além disso, o piso vinílico acaba marcando facilmente, sobretudo com o uso de salto.
Uma das desvantagens do piso laminado é que sua resistência à água é pouca. Sendo assim, para fazer a manutenção desse tipo de piso, use um pano úmido e, em seguida, um pano seco, para evitar que a água se acumule no piso. Outro ponto negativo é que ele não pode ficar em contato direto com o Sol.
O piso vinílico dura em média 15 anos. Mas, para determinar a durabilidade existem alguns fatores que devem ser considerados. Por exemplo, se a movimentação for intensa no ambiente, mais do que o recomendado, é possível que as peças estraguem antes desse período.
Considerando que o preço do metro quadrado do piso vinílico é em média R$ 33,00, você pode colocar na conta mais uns R$ 35,00 por hora de trabalho do profissional que fará o serviço. Custo apenas do material. Custo da mão de obra.
Ambientes com muita umidade, como banheiros, não são locais recomendados para a instalação de piso vinílico. Este revestimento não possui grande durabilidade ao estar em contato frequente com a água ou se o ambiente ficar úmido por bastante tempo. Se isso acontecer, tem a possibilidade do piso descolar.
Qual a vida útil do piso laminado? A durabilidade do piso pode variar significativamente, dependendo da qualidade do material e das condições de uso, mas, em média, espera-se que dure entre 15 e 25 anos.
Revestimentos de cerâmica ou porcelanato são frios e muitas vezes desconfortáveis. O piso vinílico é considerado atérmico, ou seja, ele não sofre a influência dos dias quentes ou frios, por isso, promove maior conforto térmico aos ambientes.
O laminado não pode ficar em contato com a água, pois seu extrato é produzido com fibras de madeira que incham quando molhadas. Já o vinílico, por ser produzido em PVC, é resistente a água. Em áreas molhadas tem que utilizar adesivo resistente a água.
Não é à toa que esse tipo de revestimento é o queridinho dos arquitetos e designers de interiores. Lembrando, não utilize produtos de limpeza além do detergente neutro e esqueça palhas de aço, escovas, saponáceos e solventes, pois além de riscar o piso, podem desbotar a superfície do revestimento.
O vinílico não deve ser instalado em áreas externas
Independente do formato (régua ou placa), método de aplicação (colado ou clicado), ou capa de uso (confere a resistência), o revestimento vinílico foi desenvolvido exclusivamente para ambientes internos, portanto, não é recomendada sua aplicação em áreas externas.
Isso ocorre porque os pisos vinílicos geralmente são feitos de plástico, que é derivado de fontes não renováveis. Além disso, a produção de pisos vinílicos pode liberar poluentes e gases de efeito estufa.
O piso vinílico é um dos melhores pisos para apartamento, pois ele é fácil de ser aplicado. Esse modelo tem aplicação bem rápida, garante conforto acústico aos ambientes e tem diferentes propostas, como pisos que imitam madeira.
Se você quer reformar a sua cozinha e tem medo da obra ser muito demorada, então o vinílico é a escolha certa. Diferente de outros tipos de piso, a instalação do piso de vinil é rápida, simples e limpa. Além disso, é possível fazer a sua aplicação em cima de outros revestimentos, como a cerâmica ou porcelanato.
Em termos de preço, o revestimento piso vinílico clicado é superior, mas, o que não significa descarta-lo, pois basta ponderar a interessante relação custo x benefício. Como não há nenhum outro gasto com argamassa, colas, grandes procedimentos para limpeza pós obra, e acima e tudo pouquíssimas chances de perdas.
Normalmente o piso começará a acumular impurezas e bactérias, além de manchas que já não saem durante a limpeza comum; O piso parece estar sempre com aspecto opaco e encardido; A superfície também pode apresentar danos mais profundos em sua estrutura como, por exemplo, arranhões, descolamentos e, até mesmo, buracos.
O piso laminado pode ser combinado com vários estilos decorativos e é amplamente utilizado em ambientes internos e externos cobertos. Por outro lado, o vinílico tem uma resistência acústica melhor, sendo mais indicado para quem tem pets ou crianças, principalmente, por ser um produto hipoalergênico.
O que sai mais barato, piso vinílico ou porcelanato?
O piso vinílico costuma ser mais acessível do que o porcelanato. Além de ser mais barato, sua instalação é menos custosa e o tempo de obra é significativamente reduzido.
Isto é, se molhou, o melhor é secar o quanto antes. Isso acontece porque o líquido pode infiltrar pelo piso e causar o seu descolamento ou até mesmo estragar o revestimento. Hoje em dia, já se encontra algumas opções de laminado à resistente a água, como os modelos Quick Step.
até à água. Graças a camada de proteção Hydroseal, os pisos laminados mais recentes da Quick-Step são os primeiros pisos laminados, do mundo, verdadeiramente resistentes à água. De hoje em diante, o design e a durabilidade do seu piso andarão de mãos dadas.
Abrasivos: escovas e vassouras de cerdas duras, esponjas e lãs de aço, além de outros objetos abrasivos não devem ser usados de forma nenhuma, pois riscam e danificam o piso laminado.
Ao longo do tempo, se for molhado constantemente, ele poderá sofrer danos e até mofar embaixo. Por isso, o recomendado é usar um pano úmido e secar em seguida. Além disso, devem ser evitados usar escovas e vassouras que podem riscar o piso. Com esses cuidados você irá preservar o seu piso vinílico por muito mais tempo.
Quanto tempo depois de colocar o piso vinílico pode pisar?
A partir de 6 horas você já pode pisar e caminhar sobre o piso vinílico. Já o tempo para colocar móveis e mudar mobílias pesadas de lugar é de 24 a 48 horas.
Antes de colocar o piso vinílico, é importante verificar se a superfície está nivelada e livre de umidade. Caso contrário, é necessário fazer o nivelamento do contrapiso e/ou aplicar uma manta impermeabilizante.