Qual a diferença entre o sal do Himalaia e o sal marinho?
Sal do Himalaia Trata-se de uma variação do tipo marinho, porém é retirado de áreas rochosas próximas da cordilheira do Himalaia, entre o Nepal, o Paquistão e a Índia. Costuma ter coloração rosada devido à composição repleta de minerais, como magnésio, potássio e cálcio.
Sobre qual dos tipos de sal escolher, a especialista diz que o rosa do himalaia e o marinho são os melhores, pois preservam os minerais como ferro, magnésio, potássio e cálcio. “O sal rosa do himalaia tem em média 230 mg de sódio e do sal marinho 420 mg”, destaca.
Considerado o mais saudável entre os sais, o sal marinho integral não refinado, não sofre adição de nenhuma substância química, apresentando um sabor menos salgado que o refinado e mostrando um maior valor nutricional. Além disso, ajuda a manter o metabolismo e o equilíbrio do sistema imunológico.
Eles têm menor quantidade de cloreto de sódio em sua composição. De modo geral, 50% de cloreto de sódio e 50% de cloreto de potássio. Assim, se a pessoa ingerir a mesma quantidade de sal do que refinado comum, ela estará ingerindo menos sódio e mais potássio.
Os principais benefícios do consumo moderado do sal marinho para a saúde são regular a pressão arterial e facilitar a absorção de nutrientes. Isso porque esse sal é rico em sódio, um mineral que regula a quantidade e a distribuição da água no corpo, além de permitir a entrada de nutrientes para as células.
SAL ROSA E SAL MARINHO "Vai chocar muita gente" Dr. Lair Ribeiro
Como saber se o sal marinho e verdadeiro?
Para saber se você não foi enganado, observe o formato dos cristais, a umidade e a cor (que deve ser clara e não avermelhada). Para ter certeza, pegue um punhado do sal e coloque em um copo com água e mexa. Se a cor sair na água, o sal não é verdadeiro.
Stress, Eczema, Psoríase, Dor muscular, celulite, acne e pele seca, Eles são apenas uma pequena quantidade de que pode acalmar com as propriedades curativas do sal do mar.
Além disso, a nutricionista alerta, “este é um sal que não contém iodo, então é arriscado para a saúde, porque o sal iodado serve justamente para combater o bócio (aumento do volume da glândula tireóide).
Quem tem pressão alta pode usar o sal do Himalaia?
A maioria dos médicos recomendam a seus pacientes o consumo do sal do Himalaia a seus pacientes que sofrem de hipertensão arterial, desde que a quantia consumida seja moderada.
O sal do Himalaia é o mais saudável e mais puro sal do mundo. Desde os tempos antigos, é um dos alimentos mais valiosos na dieta humana. Ao contrário de sal refinado, é rapidamente metabolizado e não aumenta a concentração de sódio e potássio no sangue e, por isso, não eleva a pressão arterial.
Sal comum (de cozinha): para pessoas saudáveis, sem problemas de saúde que impliquem cuidados, o sal comum pode ser usado sem preconceitos. Sal light: tem um sabor mais suave que o de cozinha.
Como saber se o sal do Himalaia é verdadeiro ou falso?
Observe a cor: "O verdadeiro sal do Himalaia é mais clarinho do que o falsificado." Faça o teste: "Coloque um punhado do sal em um copo com água e mexa bem com uma colher. Se for falso, ele vai deixar o copo de água na cor rosada para alaranjada.
O sal marinho, como o próprio nome sugere, é o tipo de sal que resulta da evaporação da água do mar. Ele não passa pelo processo de refinamento, o que o torna mais puro. Também, costuma apresentar um sabor menos salgado que o sal refinado.
O sal marinho é mais saudável por duas razões: não passa por refinamento e contém menos sódio. O sal refinado passa por um longo processo químico de aquecimento e refinamento, que faz com que ele perca quase todo o seu valor nutricional e tenha que receber uma série de aditivos, como o iodo.
-Ajuda a fortalecer a saúde do sistema digestivo, prevenindo gases e prisão de ventre. -Anti-histamínico natural que melhora o humor e regula a pressão arterial. O sal pode ser encontrado refinado ou em cristais e pode ser utilizado na culinária, substituindo o sal tradicional e em um banho de sal.
Os defensores afirmam que o sal rosa tem mais minerais do que o tradicional, mas é improvável que você obtenha benefícios extras de saúde ao comê-lo. Segundo o especialista, o sal rosa do Himalaia é nutricionalmente muito parecido com o sal marinho. A diferença é que ele é mais bonito e mais caro.
Através do seu site e das redes sociais, Trucom alerta que o sal rosa do Himalaia seria rico em contaminantes abrasivos, que poderiam atacar negativamente o intestino de crianças e idosos ou pessoas com sensibilidade no trato digestivo.
A diferença fundamental é que o sal de cozinha passa por um processo de purificação para retirar suas impurezas (minerais) através de algumas substâncias químicas que acabam retirando também parte dos seus nutrientes. Enquanto isso, o sal rosa, considerado integral, não passa pelo mesmo processo.
Sal marinho: por não passar pelo processo químico do sal comum, o marinho tem uma quantidade menor de aditivos químicos como conservantes e corantes — associados ao desenvolvimento de câncer. Ele mantém maior quantidade de minerais como cálcio, potássio, ferro, zinco e iodo.
Durante participação no É de Casa, a especialista em alimentação recomenda, de primeira, o sal rosa do Himalaia, pelos seguintes motivos: "É um sal integral e mantém os nutrientes. Além de sódio, tem potássio, magnésio e um número grande de minerais."
Sabemos que é preciso diminuir o sal para prevenir e tratar a hipertensão. Por isso indico usar o sal marinho de preferência e colocar ervas ou colocar especiarias 🌿, assim o sal fica mais nutritivo e menos concentrado. 👍 ☝️Para quem já tem uma pressão alta instalada a muitos anos, é indicado usar o sal light!
O sal marinho celta é um tipo de sal colhido em áreas costeiras próximas ao Mar Celta, na França. É menos processado do que o sal de mesa, permitindo que mantenha seus minerais naturais. O sal marinho celta contém pequenas quantidades de minerais como magnésio, cálcio e potássio.