Ao contrário da aguarrás, o thinner não serve para diluir tintas e esmaltes, mas sim para removê-los. Ele também é recomendado para diluição na hora da limpeza, não da aplicação, pois pode adiantar a secagem dos produtos, enrugar e tirar o brilho da tinta.
Você deve estar se perguntando quando utilizar cada uma delas. É o seguinte, o thinner é ideal para remover tintas no geral, especialmente superfícies de metal. Já para a diluição da tinta, priorize sempre a aguarrás, a qual não irá alterar o resultado.
Ao contrário do thinner, a aguarrás é ideal para diluir tintas, sem causar danos nas características de cada tinta, apenas a tornando mais fluida e de fácil aplicação; Lavagem a seco nas lavanderias; Aplicação em madeiras.
Assim como o thinner, a aguarrás é um tipo de solvente amplamente utilizado na pintura porque facilita a diluição, a formulação e a fabricação de tintas, solventes, vernizes e esmaltes.
Saiba Qual a Diferença do Thinner para o Aguaraz Solvente - Para que serve e como diluir os produtos
Para que serve água raz?
A aguarrás é um solvente que foi desenvolvido para diluir tinta e esmalte. Além disso, pode tirar manchas de piche de tecido, fazer a limpeza de ferramentas, acessórios cromados, telas de janelas e até mesmo inox. Vale lembrar que a aguarrás não remove esmaltes e tintas, apenas funciona para diluí-las.
Outra utilidade da aguarrás é tirar manchas de piche em tecidos, sabia? É ótima pra limpar acessórios cromados, telas de janelas, materiais em inox, entre outros metais.
O thinner geralmente resseca a tinta por ser mais forte , thinner é um material mais forte pois é muito usado para limpeza de tintas e tem grande poder de obstrução. Querosene possui um alto poder calorífero o que gera uma melhor iluminação dos ambientes.
O thinner de limpeza é um produto químico composto por uma mistura de hidrocarbonetos, álcoois e cetonas. Ele é utilizado para a limpeza de superfícies, ferramentas e equipamentos de pintura, como pincéis, rolos, pistolas de pintura e bancadas.
Esfregue o produto diretamente em cima da mancha e lave com água e sabão. Realize o teste em um pedaço do tecido para verificar se a cor não será danificada. 5 – Acessórios de banheiro: Um pano com aguarrás é uma ótima opção para a realização de limpeza de acessórios cromados de banheiro.
Para tintas à base de água, como látex ou acrílica, a água é o solvente ideal. Já para tintas à base de óleo, como esmalte sintético, é recomendado o uso de aguarrás ou terebintina.
4. Não tente retirar o óleo com o uso de solventes (aguarrás, thinner, óleo diesel, querosene ou gasolina). O contato com esses produtos aumenta o processo irritativo, piorando a dermatite de contato.
▪️Já o Thinner, ao contrário da aguarrás, não serve para diluir tintas e esmaltes, mas sim para removê-los. Usar o thinner na diluição da tinta pode adiantar a secagem, enrugar e tirar o brilho Agora que você sabe a diferença, não erre mais na hora de comprar complementos para sua tinta🧡 tintas.
É um dos solventes mais usados na fabricação de tinta a óleo, esmalte sintético e vernizes para madeira. Também é usada na fabricação de thinners, para diluição e limpeza de respingos e de acessórios de pintura, como pincéis, bandejas e rolos.
Diferente do thinner, a aguarrás possui a finalidade de ser um solvente para diluir tinta e esmalte, sem deixar que a mesma perca a qualidade ou brilho. Além disso, a aguarrás também pode ser utilizado no momento da limpeza, especialmente na limpeza de maquinários, ferramentas e motores.
O tiner é um solvente muito forte e pode estragar a pintura se você não tiver experiência. É preciso que um profissional faça o serviço de remoção. Importante: o solvente não pode ser utilizado nos carros que já passaram por pinturas, porque existe o risco dela ser danificada ou retirada.
Para evitar reações alérgicas, use luvas em PVC, Nitrílica ou similar, e também aventais e botas. Se acontecer do thinner ou solvente ter contato direto com a pele e cabelo, lave em seguida com água e sabão em abundância. Além da sua proteção individual, verifique sempre o que está por perto.
Outro erro grave é usar produtos abrasivos na higienização do inox, que podem causar danos irreversíveis na superfície — como manchas, opacidade e riscos. Então trate de passar longe de aguarrás, saponáceos, tíner, soda, ácidos e querosene!
Com um thinner multiuso para a limpeza em geral ou escolhendo um thinner de acordo com os resíduos do tipo de tinta que você utilizou, a remoção da sujeira será muito mais rápida. Para isso, basta aplicar o produto em cima do local que deseja limpar, esfregar com um pano macio e enxaguar abundantemente com água.